Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris.

Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a ser atacados por uma praga de percevejos e, por isso, o Governo viu-se obrigado a tomar medidas.

De acordo com o Ministério da Habitação, depois de terem desaparecido do país nos anos 50, estes insetos voltaram a aparecer, sobretudo por causa da sua resistência aos inseticidas e devido ao aumento de turistas estrangeiros.

O Executivo lançou uma página na Internet dedicada a este problema, com conselhos de como prevenir e tratar uma infestação, assim como um número de telefone de emergência.

A agência escreve que as populações de percevejos começaram a decrescer depois da II Guerra Mundial devido à utilização de pesticidas como o DDT. No entanto, a proibição destes produtos permitiu a sua ressurgência.

Nos anos 90, os primeiros sinais verificaram-se em Nova Iorque e, em 2010, a praga era tão significativa que estes insetos foram encontrados em apartamentos localizados em arranha-céus, hotéis e até em lojas de roupa como a Victoria’s Secret.

Os percevejos, cujo nome científico é Cimex lectularius, custam milhares de milhões de dólares anualmente aos bolsos de residentes e proprietários de negócios devido às desinfestações.

Em 2016, um estudo científico descobriu que estes insetos, que normalmente se escondem nas camas e mordem durante o sono, ficaram resistentes aos pesticidas.

Em Paris, especialistas de exterminação dizem que foram chamados a cerca de 400 mil moradas em 2018, incluindo hotéis, apartamentos e casas, o que representou mais de um terço dos casos do ano anterior.

O problema é tão significativo que até já foi referido na campanha à Câmara Municipal de Paris, com o candidato Benjamin Griveaux — que entretanto desistiu da corrida devido a um escândalo sexual — a prometer limpar a cidade em 100 dias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …

“Ajudar o presidente a encontrar mulheres”. Deputada do PSD vai enviar lista de candidatas disponíveis para as autárquicas

No sábado, o líder do PSD Rui Rio afirmou que o partido tinha dificuldade em encontrar candidatas mulheres para as eleições autárquicas. Em resposta, Lina Lopes, coordenadora das Mulheres Social-Democratas, diz que não faltam mulheres …

Chega vai questionar Governo sobre "despesas supérfluas" da presidência da UE

O deputado único do Chega anunciou, no domingo, que vai questionar esta segunda-feira o gabinete do primeiro-ministro acerca das "despesas supérfluas" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Em comunicado, André Ventura, que foi reeleito …