Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris.

Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a ser atacados por uma praga de percevejos e, por isso, o Governo viu-se obrigado a tomar medidas.

De acordo com o Ministério da Habitação, depois de terem desaparecido do país nos anos 50, estes insetos voltaram a aparecer, sobretudo por causa da sua resistência aos inseticidas e devido ao aumento de turistas estrangeiros.

O Executivo lançou uma página na Internet dedicada a este problema, com conselhos de como prevenir e tratar uma infestação, assim como um número de telefone de emergência.

A agência escreve que as populações de percevejos começaram a decrescer depois da II Guerra Mundial devido à utilização de pesticidas como o DDT. No entanto, a proibição destes produtos permitiu a sua ressurgência.

Nos anos 90, os primeiros sinais verificaram-se em Nova Iorque e, em 2010, a praga era tão significativa que estes insetos foram encontrados em apartamentos localizados em arranha-céus, hotéis e até em lojas de roupa como a Victoria’s Secret.

Os percevejos, cujo nome científico é Cimex lectularius, custam milhares de milhões de dólares anualmente aos bolsos de residentes e proprietários de negócios devido às desinfestações.

Em 2016, um estudo científico descobriu que estes insetos, que normalmente se escondem nas camas e mordem durante o sono, ficaram resistentes aos pesticidas.

Em Paris, especialistas de exterminação dizem que foram chamados a cerca de 400 mil moradas em 2018, incluindo hotéis, apartamentos e casas, o que representou mais de um terço dos casos do ano anterior.

O problema é tão significativo que até já foi referido na campanha à Câmara Municipal de Paris, com o candidato Benjamin Griveaux — que entretanto desistiu da corrida devido a um escândalo sexual — a prometer limpar a cidade em 100 dias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …