Paris “fecha” este sábado para protestos dos “Coletes Amarelos”

Etienne Laurent / EPA

Monumentos, lojas e restaurantes fechados; jogos adiados e mais de 8000 polícias nas ruas: Paris vai “fechar” para um sábado de confrontos.

Alguns dos monumentos e museus mais famosos de Paris, como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, vão estar fechados este sábado. A capital francesa prepara-se desta forma para um sábado violento de confrontos, sendo que uma das medidas decretadas passa pelo encerramento preventivo dos espaços culturais e turísticos mais famosos da cidade.

Esta medida surge depois de o Arco do Triunfo ter sido danificado nos protestos dos “Coletes Amarelos” do último fim de semana. O encerramento foib anunciado por Franck Riester, ministro da Cultura francês, às rádio RTL. “Conhecemos a ameaça, não podemos correr o risco.”

No entanto, esta é apenas uma das medidas. A polícia francesa pediu também a restaurantes e lojas, nos Campos Elísios e noutras artérias comerciais da cidade, que permaneçam fechadas e que retirem da rua tudo o que possa correr o risco de ser arremessado.

Além disso, destaca o Diário de Notícias, seis jogos de futebol, inicialmente previstos para este sábado, foram adiados. Foi o caso dos encontros entre o PSG e o Montpellier, entre o Mónaco e o Nice e o Toulouse-Lyon.

Edouard Philippe, primeiro-ministro francês, adiantou ainda que vão estar 89 mil polícias de serviço este sábado. Só na capital francesa, 8000 polícias vão estar atentos aos protestos, apoiados por uma dúzia de veículos blindados.

“Estamos a enfrentar pessoas que não estão aqui para protestar, mas para destruir, e queremos ter os meios para não lhes dar rédea livre“, apelou o líder do Executivo.

Este é o quarto sábado consecutivo dos protestos dos “Coletes Amarelos”. No último sábado, ocorreram graves confrontos na capital francesa.

Na origem destas manifestações está o imposto sobre os combustíveis, medida que foi suspensa na última terça-feira. No entanto, esta suspensão não surtiu grande efeito, com os organizadores a prometerem um renovado entusiasmo para as manifestações deste fim de semana.

No último sábado, várias ruas parisienses foram transformadas em autênticos campos de batalha campal, com as forças policiais a serem obrigadas a usar gás lacrimogéneo, granadas de atordoamento e canhões de água para dispersar os manifestantes.

No início da próxima semana, o Presidente francês vai falar aos franceses sobre os “Coletes Amarelos”, até porque o silêncio de Emmanuel Macron tem sido bastante criticado nas redes sociais.

Além disso, outro tema que mobiliza os internautas é a mobilização policial que estará à espera do protesto, com muitos a acusarem as autoridades de quererem intimidar os manifestantes.

Gás lacrimogéneo e mais de 500 detidos

Pouco depois das 09h00 locais (08h00 em Lisboa) registaram-se, segundo o Sapo24, situações de tensão entre os manifestantes e a polícia francesa, que impediu os “Coletes Amarelos” de atravessar a avenida nas proximidades do Palácio do Eliseu. Cerca de uma hora depois, a polícia lançou gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.

O El País avança que já foram detidos para interrogatório 548 pessoas por  “participação em grupo com o objetivo de preparar atos de violência contra pessoas ou destruição”. Estes números são já mais altos do que nos sábados anteriores, embora ainda não haja registo de incidentes graves.

Nas ruas, ouve-se os manifestantes a cantar A Marselhesa, hino francês, e gritar “Macron, renuncia”.

Antes até do início da manifestação, as autoridades francesas tinham já detido para interrogatório centenas de pessoas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.