Paris fecha definitivamente rua principal para carros (e trânsito na cidade diminui)

Hostelworld.com

Torre Eiffel, Paris (França)

Todos os anos, durante o verão, a cidade de Paris encerra uma das suas principais avenidas, perto do rio Sena, para ser transformada numa praia. No entanto, a administração pública decidiu não reabrir a rua, criando uma alternativa para peões e ciclistas.

Este ano, a capital francesa iniciou, em julho, o seu programa de verão “Praia de Paris”, que cria uma praia artificial na margem direita do Sena e no reservatório de Villette.

Cerca de 3.500 toneladas de areia, 50 palmeiras, 900 espreguiçadeiras e 450 guarda-sóis foram usados para a agradável ocasião.

Após o encerramento da rua principal, a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, revelou que estava pronta para um aumento absurdo do número de carros nas outras ruas e uma diferença significativa no trânsito – mas não foi o que aconteceu.

O tráfego manteve o seu ritmo tranquilo, mesmo na hora de ponta, e apenas as ruas mais próximas sentiram o reflexo da nova medida.

Em setembro, passavam cerca de 2.600 veículos por hora na rua principal. Com o encerramento da avenida, houve um aumento de 1.301 carros nas ruas secundárias.

Isto quer dizer que metade dos carros ficaram em casa e os cidadãos estão a utilizar transportes alternativos para chegar ao trabalho.

A autarquia de Paris já está a investir na mobilidade urbana, e pretende realizar elaborar medidas necessárias para melhorar o transporte alternativo.

A cidade francesa baniu todos os carros produzidos antes de 1997 das ruas centrais para diminuir os índices de poluição e, até 2020, pretende ter uma ciclovia que atravesse a cidade inteira.

ZAP / The Greenest Post

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …