Paris baniu a construção de edifícios com mais de 12 andares. Porquê?

1

A capital francesa vai impedir a construção de prédios com mais de 37 metros para manter a harmonia da paisagem e para reduzir as emissões de carbono da cidade.

Paris é o lar de um dos monumentos altos mais famosos do mundo, mas para além da Torre Eiffel, a capital francesa não está interessada em ter mais edifícios altos.

O novo plano urbanístico na autarquia aprovado este mês vai proibir a construção de prédios com mais de 37 metros, o que equivale a 12 andares.

Há já vários anos que as construtoras têm tentado transformar a paisagem parisiense e torna-la mais parecida com a de Londres, que tem mais arranha-céus e prédios altos. No entanto, estes esforços têm sido muito contestados pelos residentes e o poder político decidiu pôr fim a estas tentativas.

Algumas partes da cidade já impuseram um limite de 37 metros a novos edifícios em 1977, depois da construção da polémica torre Montparnasse, que tem 209 metros, em 1973, escreve a Euronews.

Esta enorme torre tem sido polémica praticamente desde a sua construção, com os parisienses a considerarem que não se enquadra com o resto da famosa paisagem romântica da cidade.

A proibição ficou em vigor até 2010, quando foi revogada pelo ex-Presidente da Câmara Bertrand Delanoë, que a trocou por um limite muito mais relaxado: os edifícios de escritórios podiam ter até 180 metros e os prédios para a habitação podiam ter até 50 metros de altura.

Paris voltou agora às regras de 1977, com a atual autarca Anne Hidalgo a defender que esta proibição vai ajudar a reduzir as emissões de carbono da cidade.

Outra razão por trás da decisão é a polémica construção da torre Tour Triangle. A torre em forma de pirâmide começou a ser construída em 2021 e deve ser concluída em 2026. O projeto foi sempre acompanhado por reações negativas e atrasou-se durante 12 anos devido a várias batalhas legais e de planeamento urbanístico, sendo que a nova proibição impossibilitará projetos polémicos semelhantes.

O edifício tem forma trapezoidal, o que significa que se assemelhará a uma torre fina do centro de Paris, mas do leste e oeste da cidade, a sua largura total será visível. Será o terceiro maior edifício da capital francesa.

A proibição segue uma tendência global crescente de restrições sobre a altura dos edifícios. Na China, por exemplo, o governo recentemente limitou a altura dos arranha-céus a 500 metros, com edifícios acima de 250 metros “estritamente restritos”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.