/

Paredes que “sangram”. Há uma explicação não-demoníaca para o fenómeno

@lexyrayeDude …… wtf … my wall is bleeding …..♬ Beat Automotivo Tan Tan Tan Viral – WZ Beat

Um vídeo de paredes que “sangram” tornou-se viral no TikTok. Há uma explicação para o fenómeno e não tem nada a ver com espíritos.

Se alguma vez já encontrou gotas acastanhadas a escorrer pela parede da sua casa de banho, nada tema. Felizmente, não é obra de nenhum espírito aprisionado na sua casa, mas sim um fenómeno facilmente explicável pela ciência.

Em causa está a lixiviação do surfatante, que ocorre quando uma superfície recém-pintada fica húmida e os componentes solúveis da tinta — desde surfatantes a espessantes — saem da tinta na forma de um líquido acastanhado e pegajoso.

Isto pode acontecer, por exemplo, devido à chuva ou orvalho em superfícies externas, ou condensação de vapor de água nas superfícies internas.

Fora de casa, as marcas normalmente desaparecem ao fim de várias semanas, e removê-las antes desse tempo pode danificar a pintura antes que esteja completamente seca. O fenómeno também pode ser observado em alguns selantes de silicone.

“Os surfatantes são moléculas semelhantes a sabão adicionadas à tinta para ajudar a garantir uma boa incorporação de pigmentos coloridos e cores uniformes na parede acabada”, explica Karen Rechenberg, gerente técnica de tintas látex da PPG Architectural Coatings, em declarações à Hunker. “Depois de a tinta ser aplicada, os surfatantes migram naturalmente para a superfície da tinta”.

O efeito de lixiviação deve ser tido em consideração pelos fabricantes. Uma abordagem comum é substituir ingredientes solúveis em água por compostos orgânicos voláteis, que não são ambientalmente seguros.

Há duas condições que podem causar a lixiviação do sufactante. A primeira é quando a tinta é aplicada a uma temperatura mais fria do que a recomendada. Isto leva a que o tempo de secagem seja maior e que, assim, os surfatantes tenham tempo de chegar à superfície da tinta antes de ela secar totalmente.

A segunda situação tem a ver com o tipo de tinta utilizada e o ambiente em que é utilizada.

“Se a tinta não for feita para ambientes de alta humidade, os surfatantes podem lixiviar completamente”, salienta Rechenberg.

O fenómeno tornou-se ‘viral’ nas redes sociais, depois de uma utilizadora ter partilhado um vídeo de paredes a “sangrar” no TikTok.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.