“Parece fácil” para Neemias Queta. Brilhou na pré-época e resta saber: Maine ou Boston?

Na “tinta”, fez estragos; fora dela, foi letal no bloqueio. Português brilhou na pré-temporada e quer “abafar” a competição, um por um. Contrato atual não promete nada, mas tudo pode estar prestes a mudar.

A próxima estação dos Boston Celtics é a temporada regular e ainda não se sabe se Neemias Queta, o único português presente na melhor liga de basquetebol do mundo, vai apanhar o comboio com a equipa.

A verdade é que o poste surpreendeu toda a gente na pré-temporada ao lado das estrelas titulares destes Celtics favoritos a vencer o cobiçado Larry O’Brien deste ano.

Líder da pré-temporada em percentagem de lançamentos (86,7%) e percentagem de ressaltos-ofensivos (30,69%), foi “perfeito” em campo frente aos Charlotte Hornets: não falhou um único lançamento (6-6) e foi o melhor marcador a saltar do banco pelos Celtics (a par de Lamar Stevens).

Na “tinta”, fez estragos; fora dela, foi letal no bloqueio. A noite acabou com 12 pontos e sete ressaltos (cinco deles ofensivos) em 13 minutos suados de Neemias, que conseguiu ainda um roubo de bola.

“O jogo parece fácil para ele”, confessou o veterano Al Horford, competição direta de Queta na quinta posição.

“Ele tem uma boa aptidão para finalizar, para os ressaltos e sabe estar no sítio certo e à hora certa. Para mim, isso tem sido o mais impressionante. É um rapaz grande e finaliza muito bem”, disse Horford.

“Consigo finalizar lá em cima entre os melhores”, Queta confessou na flash interview no final do jogo.

A “abafar” a competição, um por um

Neemias juntou-se aos Celtics com muito poucas esperanças de alcançar tempo de jogo. A competição na posição de big man era feroz, com Boston a ver um veterano experiente em Al Horford; um gigante de 2,16m em Luke Kornet — que superou as expectativas como reserva na temporada passada — e uma ótima novidade noutro gigante, Kristaps Porzingis (2,21m), versátil lançador e quarta escolha no draft de 2015 que já há muito nos deu provas da sua qualidade.

O poste Wenyen Gabriel, que assinou com os Celtics no início do mês, também estaria à frente de Neemias na lista, mas não convenceu o treinador Joe Mazzulla e já foi empurrado para fora do plantel — um ponto para Queta.

O plano? Dar minutos a Kornet como poste de apoio — se Neemias Queta deixar.

O português de 24 anos mostrou o que vale contra os 76ers: atingiu os dois dígitos (10 pontos) em apenas 7:46 minutos de jogo — mais uma vez, taxa de 100 por cento de sucesso em lançamentos (4-4), com três ressaltos e duas assistências, num jogo em que Luke Kornet não convenceu, olhando para os números: em 12 minutos, dois pontos e quatro ressaltos.

“Ele mereceu minutos. Mereceu oportunidade“, disse o treinador após um treino: “fez tudo o que lhe pedimos para fazer, apareceu todos os dias e trabalhou. E gosto muito como tem ficado cada vez melhor em campo.”

Queta ficou de fora no segundo embate com os New York Knicks por opção, para dar lugar a Kornet, que voltou a mostrar-se aquém das expectativas de um poste de apoio.

“Estamos entusiasmados por ter uma oportunidade de o desenvolver: será que vai continuar a melhorar? Será que vai continuar a executar nas duas pontas do campo?”, questionou-se Mazzulla.

Agora, com vista o início da temporada frente aos Knicks, no dia 26, resta saber: quem é que vai ter minutos de jogo na equipa com mais campeonatos (17, a par dos Los Angeles Lakers) na maior liga de basquetebol do mundo? Queta ou Kornet?

Contrato atual não promete nada (mas tudo pode estar prestes a mudar)

Neemias está numa situação delicada em que o seu contrato atual não promete nada: o contrato é “two-way”, o que significa que permite que o jogador divida o seu tempo entre a equipa principal e os Maine Celtics, da G-League, a liga de desenvolvimento da NBA. Os Celtics detêm os direitos do jogador e podem chamá-lo à ribalta quando quiserem.

No entanto, a libertação de Gabriel abre uma vaga no elenco dos Celtics e Neemias pode aproveitá-la.

Por outro lado, a pré-temporada do português foi muito superior à de Luke Kornet, mas isso não significa necessariamente que Neemias conquiste o seu lugar. O técnico de Boston sabe o que esperar do norte-americano, que já chegou às finais em 2022 e às finais de conferência este ano com os Celtics.

De Neemias — cujos bons desempenhos na G-League lhe valeram o segundo lugar na votação de Jogador Mais Valioso (MVP) da fase regular da prova na temporada passada, atrás do base Carlik Jones — espera-se um forte arranque pelos Maine Celtics esta temporada, sempre a espreitar por um lugar na equipa principal.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.