Paraquedistas americanos na Ucrânia enfurecem Rússia

Os EUA enviaram 300 paraquedistas para a Ucrânia, com a missão de treinar soldados ucranianos para combater os rebeldes pró-russos, o que causou a cólera do Kremlin, que alude a uma “desestabilização”.

Um porta-voz do exército norte-americano, Donald Wrenn, revelou à agência noticiosa AFP que “os soldados da 173.ª Brigada Aerotransportada chegaram à Ucrânia esta semana”.

Cerca de 300 soldados, por norma estacionados em Itália, vão ficar instalados no perímetro militar de Iavoriv, na região de Lviv, perto da fronteira com a Polónia, onde vão ficar seis meses.

Já houve instrutores norte-americanos em manobras conjuntas com militares ucranianos, mas os paraquedistas da 173.ª Aerotransportada vão treinar pela primeira vez 900 soldados da Guarda Nacional ucraniana, subordinada ao Ministério do Interior.

Esta unidade integra designadamente voluntários das milícias de autodefesa do Maidan, o movimento de contestação pró-europeu no centro de Kiev, reprimido violentamente em fevereiro de 2014.

Moscovo já exprimiu a sua “viva preocupação” com a presença militar norte-americana nesta antiga república soviética, que está envolvida num conflito armado com separatistas pró-russos, que já causou mais de seis mil mortos em um ano.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Em resumo, “guarda nacional” igual a “sector-direita”(“Pravie Sektor”), os gajos dos símbolos s&s e dos desfiles com tochas…portanto, nem sequer vão “treinar” elementos do Exército regular mas, sim, milícias nazzzisss….Está “bem” Obomba! Prémio Nobel da sacanagem e da ronha!
    Agora com o Acordo com o Irão, em vias de facto, vamos ver qual a “desculpa” do Barraca para o “escudo anti-míssil”, anti-Irão, na porta da frente da Rússia…..

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …