Paraquedistas americanos na Ucrânia enfurecem Rússia

4

Os EUA enviaram 300 paraquedistas para a Ucrânia, com a missão de treinar soldados ucranianos para combater os rebeldes pró-russos, o que causou a cólera do Kremlin, que alude a uma “desestabilização”.

Um porta-voz do exército norte-americano, Donald Wrenn, revelou à agência noticiosa AFP que “os soldados da 173.ª Brigada Aerotransportada chegaram à Ucrânia esta semana”.

Cerca de 300 soldados, por norma estacionados em Itália, vão ficar instalados no perímetro militar de Iavoriv, na região de Lviv, perto da fronteira com a Polónia, onde vão ficar seis meses.

Já houve instrutores norte-americanos em manobras conjuntas com militares ucranianos, mas os paraquedistas da 173.ª Aerotransportada vão treinar pela primeira vez 900 soldados da Guarda Nacional ucraniana, subordinada ao Ministério do Interior.

Esta unidade integra designadamente voluntários das milícias de autodefesa do Maidan, o movimento de contestação pró-europeu no centro de Kiev, reprimido violentamente em fevereiro de 2014.

Moscovo já exprimiu a sua “viva preocupação” com a presença militar norte-americana nesta antiga república soviética, que está envolvida num conflito armado com separatistas pró-russos, que já causou mais de seis mil mortos em um ano.

/Lusa

4 Comments

  1. Em resumo, “guarda nacional” igual a “sector-direita”(“Pravie Sektor”), os gajos dos símbolos s&s e dos desfiles com tochas…portanto, nem sequer vão “treinar” elementos do Exército regular mas, sim, milícias nazzzisss….Está “bem” Obomba! Prémio Nobel da sacanagem e da ronha!
    Agora com o Acordo com o Irão, em vias de facto, vamos ver qual a “desculpa” do Barraca para o “escudo anti-míssil”, anti-Irão, na porta da frente da Rússia…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.