Paramédico a jato. Fato permite que equipas de resgate cheguem ao topo de montanhas em 90 segundos

Os paramédicos na remota e acidentada região do Lake District, em Inglaterra, têm testado um fato a jato que os leva a pessoas em perigo numa fração do tempo que demoraria para viajar de carro ou a pé.

O piloto de testes e inventor dos fatos a jato Richard Browning paira e move-se alguns metros acima do terreno acidentado com a ajuda de pequenos jatos montados nos seus braços e costas.

Desenvolvida pela Gravity Industries com sede no Reino Unido, a tecnologia reduz drasticamente os tempos de resposta em terrenos acidentados, o que pode potencialmente salvar muitas mais vidas.

Numa simulação de teste, uma menina de 10 anos caiu de um penhasco e sofreu uma lesão grave na perna. Depois de receber as coordenadas da vítima, Browning, vestido como um paramédico, partiu por colinas rochosas e paisagens pitorescas para alcançar a menina em apenas 90 segundos.

“Quem sabe o que o futuro reserva, mas este é um começo do qual estamos muito orgulhosos”, disse Browning.

“O potencial é enorme”, disse Andy Mawson, paramédico de helicóptero do Great North Air Ambulance Service (GNAAS), em declarações à agência Reuters. “O primeiro voo em Cumbria de um fato a jato que vai salvar vidas e aliviar o sofrimento – um momento incrível. É absolutamente surpreendente a rapidez com que estaremos ao lado de alguém que precisa de nós.”

Segundo Mawson, as aeronaves continuarão a ser “uma parte vital da resposta de emergência”, bem como as equipas de resgate de montanha. Porém, os fatos a jato virão complementar esses recursos com algo completamente novo.

“A maior vantagem é a velocidade”, continuou. “Se a ideia descolar, o paramédico voador estará armado com um kit médico, com forte sanalgésicos para os caminhantes que podem ter sofrido fraturas e um desfibrilador para quem tiver sofrido um ataque cardíaco. Numa mochila a jato, o que poderia levar até uma hora para chegar ao paciente pode demorar apenas alguns minutos – e isso pode significar a diferença entre a vida e a morte.”

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A vitória em Barcelona deve ajudar...a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …

Vulcão, La Palma

Mais lava em movimento. Vulcão de La Palma abre nova boca eruptiva

Um novo desabamento do cone do vulcão de La Palma (Canárias) está a fazer com que uma grande quantidade de lava se desloque, principalmente em direção ao oeste, sobre o fluxo primário de lava. Durante as …

Espanha propõe "solução revolucionária" para baixar preço da luz (e pode beneficiar Portugal)

"Tempos excepcionais exigem medidas excepcionais". É desta forma que Espanha vai propor à Comissão Europeia, na reunião extraordinária desta terça-feira, uma "solução revolucionária" para acabar com a escalada de preços na energia. E os portugueses …

Só há um país a cumprir as metas do Acordo de Paris

A poucos dias da cimeira do clima de Glasgow, onde é esperado que os países anunciem cortes nas emissões de gases com efeito de estufa, apenas um, a Gâmbia, cumpre o acordo de Paris sobre …