Paramédico a jato. Fato permite que equipas de resgate cheguem ao topo de montanhas em 90 segundos

Os paramédicos na remota e acidentada região do Lake District, em Inglaterra, têm testado um fato a jato que os leva a pessoas em perigo numa fração do tempo que demoraria para viajar de carro ou a pé.

O piloto de testes e inventor dos fatos a jato Richard Browning paira e move-se alguns metros acima do terreno acidentado com a ajuda de pequenos jatos montados nos seus braços e costas.

Desenvolvida pela Gravity Industries com sede no Reino Unido, a tecnologia reduz drasticamente os tempos de resposta em terrenos acidentados, o que pode potencialmente salvar muitas mais vidas.

Numa simulação de teste, uma menina de 10 anos caiu de um penhasco e sofreu uma lesão grave na perna. Depois de receber as coordenadas da vítima, Browning, vestido como um paramédico, partiu por colinas rochosas e paisagens pitorescas para alcançar a menina em apenas 90 segundos.

“Quem sabe o que o futuro reserva, mas este é um começo do qual estamos muito orgulhosos”, disse Browning.

“O potencial é enorme”, disse Andy Mawson, paramédico de helicóptero do Great North Air Ambulance Service (GNAAS), em declarações à agência Reuters. “O primeiro voo em Cumbria de um fato a jato que vai salvar vidas e aliviar o sofrimento – um momento incrível. É absolutamente surpreendente a rapidez com que estaremos ao lado de alguém que precisa de nós.”

Segundo Mawson, as aeronaves continuarão a ser “uma parte vital da resposta de emergência”, bem como as equipas de resgate de montanha. Porém, os fatos a jato virão complementar esses recursos com algo completamente novo.

“A maior vantagem é a velocidade”, continuou. “Se a ideia descolar, o paramédico voador estará armado com um kit médico, com forte sanalgésicos para os caminhantes que podem ter sofrido fraturas e um desfibrilador para quem tiver sofrido um ataque cardíaco. Numa mochila a jato, o que poderia levar até uma hora para chegar ao paciente pode demorar apenas alguns minutos – e isso pode significar a diferença entre a vida e a morte.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …