Ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão

Desde 2014 que ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do antigo ditador do Uzbequistão. Gulnara Karimova está desaparecida e nem os filhos sabem onde a mãe está.

Gulnara Karimova, a filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão, Islam Karimov, está desaparecida e ninguém sabe do seu paradeiro. A celebridade não aparece publicamente há quatro anos, tendo faltado, inclusivamente, ao funeral do pai em 2016.

O filho, Islam Karimov Junior, que vive exilado no Reino Unido, afirma que a mãe foi presa em casa pelos serviços secretos do país e que as notícias sobre a sua morte são completamente falsas. A verdade é que até as contas nas redes sociais da socialite foram desativadas, avança o Diário de Notícias.

Aliás, o seu último tweet foi publicado em novembro de 2013 e está escrito em alfabeto cirílico. “A vida é um bumerangue. Mais cedo ou mais tarde, tudo voltará.”

Googoosha, nome pelo qual era conhecida como cantora pop, chegou a ser a pessoa mais famosa do Uzbequistão, sendo considerada a sucessora do seu pai, nota o New York Times.

No entanto, dois anos antes de o chefe de Estado morrer, aquela que era considerada a mulher de negócios cruel, diplomata, designer de moda, mãe, socialite e uma “ladra” de empresas (segundo a WikiLeaks, que a chamava de “ladra de empresas” por nunca ter sofrido consequências dos seus atos devido à proteção do pai), simplesmente desapareceu.

“Era uma mulher que não se cansava de receber atenção e estava em toda parte, e agora não há uma palavra dela desde 2014”, disse Steve Swerdlow, investigador da Human Rights Watch para a Ásia Central, que revelou ter sido abordado por membros da família de Karimova que não sabem do seu paradeiro.

Tendo em conta que o desaparecimento já dura há algum tempo, há rumores de que Gulnara Karimova está morta ou detida. Contudo, nunca foram apresentadas provas de nenhuma das duas teorias.

Em julho, fonte do Governo do país quebrou o silêncio e revelou que esta tinha sido condenada por evasão de impostos, extorsão e roubo de propriedade do Estado, tendo sido sentenciada a cinco anos de “liberdade restrita”. No entanto, os pedidos de informação sobre o seu caso não têm recebido respostas por parte do Ministério público.

Em 2013, surgiram rumores de que o pai de Googoosha lhe teria batido durante uma discussão e, na mesma altura, a primogénita do antigo ditador acusou a mãe e a irmã mais nova de praticarem bruxaria – no mesmo ano em que a sua conta de Twitter foi encerrada e a sua linha de moda impedida de participar em desfiles em Nova Iorque.

Numa entrevista à BBC em 2016, o filho Islam Karimov Junior disse que a mãe é mantida em cativeiro, incomunicável e se representação legal. “Não entendo como é que no século XXI não podem responder a uma pergunta simples: onde está Gulnara?

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …