Ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão

Desde 2014 que ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do antigo ditador do Uzbequistão. Gulnara Karimova está desaparecida e nem os filhos sabem onde a mãe está.

Gulnara Karimova, a filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão, Islam Karimov, está desaparecida e ninguém sabe do seu paradeiro. A celebridade não aparece publicamente há quatro anos, tendo faltado, inclusivamente, ao funeral do pai em 2016.

O filho, Islam Karimov Junior, que vive exilado no Reino Unido, afirma que a mãe foi presa em casa pelos serviços secretos do país e que as notícias sobre a sua morte são completamente falsas. A verdade é que até as contas nas redes sociais da socialite foram desativadas, avança o Diário de Notícias.

Aliás, o seu último tweet foi publicado em novembro de 2013 e está escrito em alfabeto cirílico. “A vida é um bumerangue. Mais cedo ou mais tarde, tudo voltará.”

Googoosha, nome pelo qual era conhecida como cantora pop, chegou a ser a pessoa mais famosa do Uzbequistão, sendo considerada a sucessora do seu pai, nota o New York Times.

No entanto, dois anos antes de o chefe de Estado morrer, aquela que era considerada a mulher de negócios cruel, diplomata, designer de moda, mãe, socialite e uma “ladra” de empresas (segundo a WikiLeaks, que a chamava de “ladra de empresas” por nunca ter sofrido consequências dos seus atos devido à proteção do pai), simplesmente desapareceu.

“Era uma mulher que não se cansava de receber atenção e estava em toda parte, e agora não há uma palavra dela desde 2014”, disse Steve Swerdlow, investigador da Human Rights Watch para a Ásia Central, que revelou ter sido abordado por membros da família de Karimova que não sabem do seu paradeiro.

Tendo em conta que o desaparecimento já dura há algum tempo, há rumores de que Gulnara Karimova está morta ou detida. Contudo, nunca foram apresentadas provas de nenhuma das duas teorias.

Em julho, fonte do Governo do país quebrou o silêncio e revelou que esta tinha sido condenada por evasão de impostos, extorsão e roubo de propriedade do Estado, tendo sido sentenciada a cinco anos de “liberdade restrita”. No entanto, os pedidos de informação sobre o seu caso não têm recebido respostas por parte do Ministério público.

Em 2013, surgiram rumores de que o pai de Googoosha lhe teria batido durante uma discussão e, na mesma altura, a primogénita do antigo ditador acusou a mãe e a irmã mais nova de praticarem bruxaria – no mesmo ano em que a sua conta de Twitter foi encerrada e a sua linha de moda impedida de participar em desfiles em Nova Iorque.

Numa entrevista à BBC em 2016, o filho Islam Karimov Junior disse que a mãe é mantida em cativeiro, incomunicável e se representação legal. “Não entendo como é que no século XXI não podem responder a uma pergunta simples: onde está Gulnara?

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …