Ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão

Desde 2014 que ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do antigo ditador do Uzbequistão. Gulnara Karimova está desaparecida e nem os filhos sabem onde a mãe está.

Gulnara Karimova, a filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão, Islam Karimov, está desaparecida e ninguém sabe do seu paradeiro. A celebridade não aparece publicamente há quatro anos, tendo faltado, inclusivamente, ao funeral do pai em 2016.

O filho, Islam Karimov Junior, que vive exilado no Reino Unido, afirma que a mãe foi presa em casa pelos serviços secretos do país e que as notícias sobre a sua morte são completamente falsas. A verdade é que até as contas nas redes sociais da socialite foram desativadas, avança o Diário de Notícias.

Aliás, o seu último tweet foi publicado em novembro de 2013 e está escrito em alfabeto cirílico. “A vida é um bumerangue. Mais cedo ou mais tarde, tudo voltará.”

Googoosha, nome pelo qual era conhecida como cantora pop, chegou a ser a pessoa mais famosa do Uzbequistão, sendo considerada a sucessora do seu pai, nota o New York Times.

No entanto, dois anos antes de o chefe de Estado morrer, aquela que era considerada a mulher de negócios cruel, diplomata, designer de moda, mãe, socialite e uma “ladra” de empresas (segundo a WikiLeaks, que a chamava de “ladra de empresas” por nunca ter sofrido consequências dos seus atos devido à proteção do pai), simplesmente desapareceu.

“Era uma mulher que não se cansava de receber atenção e estava em toda parte, e agora não há uma palavra dela desde 2014”, disse Steve Swerdlow, investigador da Human Rights Watch para a Ásia Central, que revelou ter sido abordado por membros da família de Karimova que não sabem do seu paradeiro.

Tendo em conta que o desaparecimento já dura há algum tempo, há rumores de que Gulnara Karimova está morta ou detida. Contudo, nunca foram apresentadas provas de nenhuma das duas teorias.

Em julho, fonte do Governo do país quebrou o silêncio e revelou que esta tinha sido condenada por evasão de impostos, extorsão e roubo de propriedade do Estado, tendo sido sentenciada a cinco anos de “liberdade restrita”. No entanto, os pedidos de informação sobre o seu caso não têm recebido respostas por parte do Ministério público.

Em 2013, surgiram rumores de que o pai de Googoosha lhe teria batido durante uma discussão e, na mesma altura, a primogénita do antigo ditador acusou a mãe e a irmã mais nova de praticarem bruxaria – no mesmo ano em que a sua conta de Twitter foi encerrada e a sua linha de moda impedida de participar em desfiles em Nova Iorque.

Numa entrevista à BBC em 2016, o filho Islam Karimov Junior disse que a mãe é mantida em cativeiro, incomunicável e se representação legal. “Não entendo como é que no século XXI não podem responder a uma pergunta simples: onde está Gulnara?

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …