Ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão

Desde 2014 que ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do antigo ditador do Uzbequistão. Gulnara Karimova está desaparecida e nem os filhos sabem onde a mãe está.

Gulnara Karimova, a filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão, Islam Karimov, está desaparecida e ninguém sabe do seu paradeiro. A celebridade não aparece publicamente há quatro anos, tendo faltado, inclusivamente, ao funeral do pai em 2016.

O filho, Islam Karimov Junior, que vive exilado no Reino Unido, afirma que a mãe foi presa em casa pelos serviços secretos do país e que as notícias sobre a sua morte são completamente falsas. A verdade é que até as contas nas redes sociais da socialite foram desativadas, avança o Diário de Notícias.

Aliás, o seu último tweet foi publicado em novembro de 2013 e está escrito em alfabeto cirílico. “A vida é um bumerangue. Mais cedo ou mais tarde, tudo voltará.”

Googoosha, nome pelo qual era conhecida como cantora pop, chegou a ser a pessoa mais famosa do Uzbequistão, sendo considerada a sucessora do seu pai, nota o New York Times.

No entanto, dois anos antes de o chefe de Estado morrer, aquela que era considerada a mulher de negócios cruel, diplomata, designer de moda, mãe, socialite e uma “ladra” de empresas (segundo a WikiLeaks, que a chamava de “ladra de empresas” por nunca ter sofrido consequências dos seus atos devido à proteção do pai), simplesmente desapareceu.

“Era uma mulher que não se cansava de receber atenção e estava em toda parte, e agora não há uma palavra dela desde 2014”, disse Steve Swerdlow, investigador da Human Rights Watch para a Ásia Central, que revelou ter sido abordado por membros da família de Karimova que não sabem do seu paradeiro.

Tendo em conta que o desaparecimento já dura há algum tempo, há rumores de que Gulnara Karimova está morta ou detida. Contudo, nunca foram apresentadas provas de nenhuma das duas teorias.

Em julho, fonte do Governo do país quebrou o silêncio e revelou que esta tinha sido condenada por evasão de impostos, extorsão e roubo de propriedade do Estado, tendo sido sentenciada a cinco anos de “liberdade restrita”. No entanto, os pedidos de informação sobre o seu caso não têm recebido respostas por parte do Ministério público.

Em 2013, surgiram rumores de que o pai de Googoosha lhe teria batido durante uma discussão e, na mesma altura, a primogénita do antigo ditador acusou a mãe e a irmã mais nova de praticarem bruxaria – no mesmo ano em que a sua conta de Twitter foi encerrada e a sua linha de moda impedida de participar em desfiles em Nova Iorque.

Numa entrevista à BBC em 2016, o filho Islam Karimov Junior disse que a mãe é mantida em cativeiro, incomunicável e se representação legal. “Não entendo como é que no século XXI não podem responder a uma pergunta simples: onde está Gulnara?

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nuno Freitas é o novo presidente da CP

O Governo nomeou Nuno Freitas como novo presidente da CP – Comboios de Portugal, num Conselho de Administração alargado a cinco elementos, sucedendo a Carlos Nogueira, cujo mandado terminava no final deste ano. De acordo com …

Erros na prescrição obrigam a novas medidas de segurança para medicamentos para cancro e doenças inflamatórias

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomenda novas medidas de segurança para evitar erros na prescrição e administração de medicamentos com metotrexato. Devido a erros de prescrição, a Agência Europeia do Medicamento recomenda novas medidas de …

Cartel de construtoras dos estádios do Mundial do Brasil investigado

Foi aberto um processo administrativo para investigar um cartel mantido por empresas de engenharia que atuou nas obras dos estádios usados no Mundial de futebol do Brasil, em 2014. O Governo brasileiro informou esta quarta-feira que …

Novos modelos de carros elétricos vão triplicar. Produção em Portugal "será praticamente inexistente"

O número de modelos de veículos elétricos irá triplicar no mercado europeu até 2021, mas a produção destes veículos em Portugal será praticamente inexistente até 2025, indica um estudo da Federação Europeia dos Transportes e …

Bruxelas investiga Amazon por alegado uso de dados pessoais de vendedores

A Comissão Europeia abriu, esta quarta-feira, uma investigação à Amazon para determinar se a empresa usou informações pessoais “confidenciais” de vendedores independentes, quebrando as regras comunitárias na área da concorrência. A Comissão Europeia abriu uma investigação …

Parlamento não sabe o que fazer ao Acordo Ortográfico

Depois de dois anos de meio, foram ouvidas 16 entidades, recebidos 20 contributos escritos, houve uma petição, um projeto de resolução chumbado e uma iniciativa legislativa de cidadãos. Mas a Assembleia da República continua sem …

Ministério da Educação quer reduzir peso excessivo das mochilas dos alunos

O Ministério da Educação lançou esta quinta-feira uma campanha para sensibilizar pais, alunos, professores e diretores escolares a adotar medidas que reduzam o peso excessivo das mochilas dos alunos. A campanha de sensibilização lançada esta quinta-feira …

Morreu o eurodeputado do PS André Bradford. Estava em coma induzido

O eurodeputado do PS André Bradford, que estava em coma induzido desde dia 8 deste mês, faleceu nesta quinta-feira no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, revelou à agência Lusa fonte do PS/Açores. Bradford, …

Crise dos opióides nos EUA: 76 mil milhões de comprimidos e 70 mil overdoses

Entre 2006 e 2012 foram distribuídos setenta e seis mil milhões de comprimidos de duas substâncias opióides, a oxicodona e a di-hidrocodeína. As mais de 70 mil registadas em 2017 representam um aumento para o …

Erosão da costa portuguesa é grave (e vai piorar)

As zonas da costa com ocupação humana são as mais atingidas pelos efeitos da erosão costeira em Portugal, uma situação que vai agudizar-se, apesar das medidas que têm sido tomadas e que custam anualmente milhões …