/

Ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão

Desde 2014 que ninguém sabe do paradeiro da filha mais velha do antigo ditador do Uzbequistão. Gulnara Karimova está desaparecida e nem os filhos sabem onde a mãe está.

Gulnara Karimova, a filha mais velha do ex-ditador do Uzbequistão, Islam Karimov, está desaparecida e ninguém sabe do seu paradeiro. A celebridade não aparece publicamente há quatro anos, tendo faltado, inclusivamente, ao funeral do pai em 2016.

O filho, Islam Karimov Junior, que vive exilado no Reino Unido, afirma que a mãe foi presa em casa pelos serviços secretos do país e que as notícias sobre a sua morte são completamente falsas. A verdade é que até as contas nas redes sociais da socialite foram desativadas, avança o Diário de Notícias.

Aliás, o seu último tweet foi publicado em novembro de 2013 e está escrito em alfabeto cirílico. “A vida é um bumerangue. Mais cedo ou mais tarde, tudo voltará.”

Googoosha, nome pelo qual era conhecida como cantora pop, chegou a ser a pessoa mais famosa do Uzbequistão, sendo considerada a sucessora do seu pai, nota o New York Times.

No entanto, dois anos antes de o chefe de Estado morrer, aquela que era considerada a mulher de negócios cruel, diplomata, designer de moda, mãe, socialite e uma “ladra” de empresas (segundo a WikiLeaks, que a chamava de “ladra de empresas” por nunca ter sofrido consequências dos seus atos devido à proteção do pai), simplesmente desapareceu.

“Era uma mulher que não se cansava de receber atenção e estava em toda parte, e agora não há uma palavra dela desde 2014”, disse Steve Swerdlow, investigador da Human Rights Watch para a Ásia Central, que revelou ter sido abordado por membros da família de Karimova que não sabem do seu paradeiro.

Tendo em conta que o desaparecimento já dura há algum tempo, há rumores de que Gulnara Karimova está morta ou detida. Contudo, nunca foram apresentadas provas de nenhuma das duas teorias.

Em julho, fonte do Governo do país quebrou o silêncio e revelou que esta tinha sido condenada por evasão de impostos, extorsão e roubo de propriedade do Estado, tendo sido sentenciada a cinco anos de “liberdade restrita”. No entanto, os pedidos de informação sobre o seu caso não têm recebido respostas por parte do Ministério público.

Em 2013, surgiram rumores de que o pai de Googoosha lhe teria batido durante uma discussão e, na mesma altura, a primogénita do antigo ditador acusou a mãe e a irmã mais nova de praticarem bruxaria – no mesmo ano em que a sua conta de Twitter foi encerrada e a sua linha de moda impedida de participar em desfiles em Nova Iorque.

Numa entrevista à BBC em 2016, o filho Islam Karimov Junior disse que a mãe é mantida em cativeiro, incomunicável e se representação legal. “Não entendo como é que no século XXI não podem responder a uma pergunta simples: onde está Gulnara?

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.