Tomar paracetamol durante a gravidez pode afetar comportamento da criança nos primeiros anos

A ingestão de paracetamol durante a gravidez pode afetar o comportamento, atenção e temperamento das crianças nos primeiros anos de vida. O efeito tende a desvanecer-se com o passar dos anos.

No início dos anos 60, milhares de bebés nasceram com membros malformados, como resultado da mãe tomar talidomida — um medicamento usado para atenuar os enjoos matinais. A tragédia fez os médicos perguntarem-se que outros medicamentos poderiam ter efeitos prejudiciais ao feto.

Vários estudos foram feitos para tentar identificar outros medicamentos prejudiciais ao feto (teratogénicos). No entanto, esses estudos foram feitos com base no pressuposto de que qualquer dano seria óbvio no nascimento ou pouco tempo depois. Portanto, efeitos subtis, ou aqueles em que não seria óbvio até a criança ser mais velha (um adolescente ou até um adulto), dificilmente seriam detetados.

Mais recentemente, cientistas começaram a questionar-se se o paracetamol poderia ter um efeito teratogénico. Esta é uma questão importante, pois pelo menos metade de todas as mulheres grávidas na Europa e nos EUA tomam o medicamento durante a gravidez — mesmo que ocasionalmente.

Existem vários estudos, a partir dos anos 90, projetados para monitorizar as mães durante a gravidez e depois acompanhar os filhos. Os mais notáveis ocorreram na Noruega e na Dinamarca. Os investigadores observaram quais medicamentos foram tomados durante a gravidez, prescritos ou comprados sem receita, e acompanharam as crianças.

Ambos os estudos encontraram associações entre mães que tomavam paracetamol na gravidez e problemas comportamentais posteriores, como o Síndrome de Défice de Atenção e Hiperatividade na criança.

O mais recente estudo, publicado este domingo na revista Pediatric and Perinatal Epidemiology, também analisou os potenciais efeitos do uso de paracetamol durante a gravidez. Embora o tamanho da amostra seja menor do que os estudos escandinavos mencionados anteriormente (quase 14.000 crianças, em vez de 60.000 ou mais), há mais dados sobre as crianças e foram recolhidos com mais frequência.

Foi considerada a ingestão materna de paracetamol durante um período definido — de 18 a 32 semanas de gravidez, pelo qual foram conseguidas melhores informações sobre os motivos pelos quais a medicação foi tomada. O objetivo era saber se as crianças cujas mães tomaram paracetamol durante esses três meses de gravidez apresentavam um temperamento, comportamento ou QI diferentes em comparação com as crianças cujas mães não tomaram paracetamol durante esse período.

Para a cognição, os cientistas usaram testes criados por psicólogos. E para temperamento e comportamento, consideraram escalas em questionários que as mães completavam anualmente sobre os filhos durante os primeiros dez anos das suas vidas. Em particular, foi tida em conta a hiperatividade e atenção das crianças, agressividade, problemas emocionais, sociabilidade e comportamento negativo.

Paralelamente, e alheios às respostas dadas pelas mães, os professores das crianças preencheram escalas de um questionário semelhantes sobre o comportamento das crianças.

Dos 135 resultados investigados, os cientistas encontraram apenas um associado à cognição. Mas 12 resultados foram associados a diferenças de comportamento e temperamento. Essas associações não podem ser explicadas por coisas como dores de cabeça, rendimentos ou estilo de vida, porque esses fatores foram tidos em consideração na análise.

Estes resultados estão principalmente relacionados com o mau comportamento e hiperatividade, bem como com falta de atenção. Os cientistas descobriram que, à medida que a criança crescia, as associações enfraqueciam. Eram mais fortes entre os três e os quatro anos de idade, mas desapareceram aos oito.

Os investigadores sugerem então que as mulheres grávidas reduzam a ingestão de medicamentos, incluindo medicamentos sem receita, sempre que possível, uma vez que nenhum fármaco pode ser totalmente seguro para o feto.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …

Duas vendedoras num mercado japonês

Da noite para o dia, Japão tornou-se uma história "covidiana" de sucesso

Em meados de agosto, o Japão atingiu o pico de 6.000 casos diários de covid-19. Quase do dia para a noite, o país asiático observou, espantosa e inesperadamente, uma queda acentuada no número de infeções. …