Para salvar empregos no Vaticano, Papa Francisco corta salários dos cardeais

O Papa Francisco ordenou que os cardeais recebam um corte de 10% na sua remuneração e reduziu os salários da maioria dos outros clérigos que trabalham no Vaticano para salvar os empregos dos funcionários.

A pandemia de covid-19 atingiu a receita do Vaticano. Assim, esta quarta-feira, o Papa Francisco emitiu um decreto a introduzir cortes proporcionais a partir de 1 de abril. Segundo um porta-voz, citado pela agência Reuters, a maioria dos funcionários leigos não será afetada pelos cortes.

O papa de 84 anos, que vem de uma família da classe operária, sempre insistiu não querer despedir pessoas em tempos económicos difíceis, mesmo quando o Vaticano continua a apresentar défices.

Acredita-se que os cardeais que trabalham no Vaticano e que vivem lá ou em Roma recebem salários de cerca de 4.000 a 5.000 euros por mês – e muitos moram em apartamentos grandes com alugueres bem abaixo do valor de mercado.

A maioria dos padres e freiras que trabalham nos departamentos do Vaticano vivem em comunidades religiosas em Roma, como seminários, conventos, paróquias, universidades e escolas, dando-lhes maior proteção contra crises económicas.

Estes religiosos têm despesas de subsistência muito mais baixas do que funcionários leigos – como polícias, porteiros, bombeiros, funcionários de limpeza, restauradores de arte e pessoal de manutenção – que vivem em Roma e muitos dos quais têm família.

É a estes funcionários que o Papa parece querer proteger, uma vez a maioria destas funções não foram listados no decreto papal.

Assim, além dos cardeais, outros clérigos terão os salários reduzidos entre 3% e 8%. Os aumentos salariais previstos para todos, exceto os três níveis salariais mais baixos, serão suspensos até março de 2023. 

Num prefácio de sete pontos no decreto, onde se explica por que esta ação é necessária, o Papa Francisco disse que a pandemia “afetou negativamente todas as fontes de rendimento da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”. Embora ambos tenham atualmente “capitalização adequada”, o chefe da Igreja Católica sente o dever de garantir “sustentabilidade e equilíbrio entre receitas e despesas” no atual clima económico.

Um importante prelado do Vaticano disse que se acredita que esta é a primeira vez que um Papa toma tal atitude.

A principal autoridade económica do Vaticano disse, no início deste mês, que a Santa Sé, o órgão administrativo central da Igreja Católica em todo o mundo, pode ter que usar 40 milhões de euros em reservas pelo segundo ano consecutivo. Espera-se um défice de cerca de 50 milhões de euros este ano. As receitas são esperadas em cerca de 213 milhões de euros em 2021, uma queda de 30% em relação a 2020.

A Cidade do Vaticano, incluindo os Museus do Vaticano e o Banco do Vaticano, tem um orçamento separado, embora as receitas de ambos sejam frequentemente transferidas para a Santa Sé para ajudar a compensar os défices. A receita da Santa Sé provém de doações, gestão imobiliária e investimentos.

  Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Técnicos insistem que INEM transporta muitos doentes não urgentes para urgências hospitalares

Os técnicos de emergência pré-hospitalar insistiram na necessidade de rever os fluxos de triagem dos doentes transportados pelo INEM para as urgências dos hospitais e reconhecem maior dificuldade na passagem do doente devido à elevada …

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …