/

Foi encontrado o “par de esquis mais bem preservado da pré-história”

Espen Finstad / Secrets Of The Ice

O esqui recentemente encontrado na Noruega

O esqui recentemente encontrado na Noruega

Dois esquis da Idade do Ferro puderam finalmente “reencontrar-se”, depois de 1300 anos separados, após a descoberta do segundo par numa montanha na Noruega.

Tudo começou em 2014, quando o grupo de arqueologia glaciar Secrets of the Ice descobriu um solitário esqui no Parque Nacional Reinheimen, na Noruega. Apesar da sua idade, o gelo fez com que se mantivesse em excelentes condições.

Esperançosa de encontrar o outro par, a equipa estudou aquela zona nos anos seguintes e agora, em setembro de 2021, conta o site Live Science, foi finalmente bem-sucedida. O segundo esqui estava a apenas cinco metros do local onde o primeiro fora encontrado.

“O novo esqui está ainda melhor preservado do que o primeiro! É uma descoberta inacreditável”, escreveu Lars Pilø, um dos arqueólogos responsáveis e editor do site oficial deste grupo.

Os dois esquis são anteriores à Era Viking (793 a 1066 d.C.) e quase do mesmo tamanho. O recém-descoberto tem 1,87 metros de comprimento e 17 centímetros de largura, sendo um pouco mais longo e mais largo do que o primeiro.

No entanto, este esqui estava enterrado cerca de cinco metros mais abaixo do que o outro, por isso terá sido mais bem preservado graças ao gelo, o que pode explicar estas diferenças de tamanho, explicam os investigadores.

Além do tamanho, existem algumas diferenças subtis na forma como foram feitos, algo que não surpreende esta equipa, pois “foram feitos à mão” e não eram “produzidos em massa”.

“Têm uma longa e individual história de utilização e reparação, antes de um esquiador da Idade do Ferro os ter usado juntos, acabando depois no gelo há 1300 anos”, relembrou ainda Pilø.

Certo é que a Secrets of the Ice está muito entusiasmada com a descoberta. Afinal, trata-se do “par de esquis pré-históricos mais bem preservado do mundo“, escreveu ainda.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.