Papa “perdeu a paciência” com fiel que lhe apertou a mão (e já pediu desculpa)

O Papa Francisco pediu hoje desculpas, antes da tradicional oração do Angelus, por ter “perdido a paciência” na noite anterior contra uma fiel asiática que lhe apertou a mão com muita força durante um percurso junto a uma multidão.

“Muitas vezes perdemos a paciência. Isso acontece comigo também. Peço desculpas pelo mau exemplo dado esta terça-feira“, disse o chefe da Igreja Católica, da janela do Palácio Apostólico na Praça de São Pedro, na cidade do Vaticano.

O pedido de desculpas ocorre depois das imagens do incidente terem sido partilhadas na Internet e visualizadas por centenas de milhares de vezes nas redes sociais, nas quais se vê o Papa a reagir, na noite de terça-feira, com irritação a um aperto de mão excessivamente enérgico de uma fiel, depois das vésperas do último dia do ano de 2019 na Praça de São Pedro.

Depois de beijar crianças reunidas em frente ao presépio de Natal na Praça de São Pedro, e enquanto estava prestes a partir em outra direção, a mão do pontífice foi agarrada por uma mulher asiática que, querendo atraí-lo na sua direção, quase o deitou ao chão.

Enquanto a mulher gritava palavras quase inaudíveis, o líder da Igreja Católica, irritado e com um rosto dolorido e corado, conseguiu sair deste aperto de mão apertado com duas palmadas no braço da mulher.

O Papa, de 83 anos, continuou sua visita à creche, mantendo um pouco mais a distância entre os fiéis entusiásticos e o seu rosto relaxou em contacto com crianças pequenas.

Já esta quarta-feira, na sua primeira missa de 2020, Francisco disse que a defesa da paz e a construção de um mundo melhor exigem o respeito pela dignidade das mulheres, afirmando que a violência que lhes é infligida é “profanação de Deus“.

“Toda a violência infligida às mulheres é profanação de Deus, nascido de uma mulher. A salvação chegou à humanidade, a partir do corpo de uma mulher: pelo modo como tratamos o corpo da mulher, vê-se o nosso nível de humanidade”, afirmou o chefe da Igreja católica na homilia, que teve lugar na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O papa abordou ainda casos de exploração em que “muitas vezes os corpos das mulheres são sacrificados no altar profano da propaganda, do lucro, da pornografia“, e  lamentou que enquanto as mulheres são “as fontes da vida”, sejam continuamente ofendidas, espancadas, violadas, forçadas à prostituição” ou forçadas a fazer abortos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito, o papa é uma pessoa idosa, com limitações de mobilidade, além de continuar a ter uma vida estressante. Faltou à mulher fiel a capacidade de considerar isto e de manter uma postura mais respeitosa com o santo padre.

    • A mulher sentiu-se excluida naquele momento de extase pois assisitia à eminencia do papa a cumprimentar. Foi mais uma descarga de adrenalina ao sentir o papa a afastar-se. A reação do papa foi de surpresa ao puxão.

      • Eu já tive muita descarga de adrenalina na minha vida. Mas nunca, em hipótese alguma, puxaria com força um idoso de 83 anos de idade. A saúde deste idoso é muito mais importante que a minha preocupação em me sentir “excluído”. Nada justifica o ato desta mulher.

  2. A actitude do papa,revela bem o que está lá bem dentro de si. A fera disfarçada de panda. Actitude completamente inadmissível. É do melhor da igreja católica.

  3. Fanáticos, Histéricos, ou simplesmente Doentes Mentais. Este tipo de eventos atrai este tipo de pessoas . O facto do Pontífice, ter afastado a mão firme e insistente desta pessoa, não é de reprovar. Ser puxado desta forma pode, ser por bem ou por mal…..uma faca uma arma ???? !

RESPONDER

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …