Mazur / Catholic Church England and Wales

Papa Francisco
Depois de algumas horas de suspense, o Vaticano revelou que o Papa Francisco morreu devido a um acidente vascular cerebral (AVC), que conduziu a um coma e a uma insuficiência cardíaca irreversível.
O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira, devido a um AVC. O anúncio foi feito pelo Vaticano ao início da noite.
O Corriere della Sera já tinha adiantado que o Papa se tinha sentido mal por volta das 7h, tendo morrido meia hora depois, devido a um “derrame”.
O mesmo jornal escreveu que o Sumo Pontífice da Igreja Católica até tinha acordado bem humorado por volta das 6h da manhã.
Na véspera, Francisco também tinha aparecido na celebração habitual da manhã do domingo de Páscoa, no Vaticano. Não esteve na missa, mas apareceu no início para deixar uma curta mensagem e desejar a todos boa Páscoa.
Vaticano confirma AVC
Segundo a certidão de óbito publicada pela Santa Sé, o AVC, ou derrame cerebral, conduziu a um coma e a uma insuficiência cardíaca irreversível.
“A morte foi confirmada por registo electrocardio-terapêutico”, indica o documento, assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, professor Andrea Arcangeli.
O Papa Francisco, 88 anos, morreu hoje às 07h35 locais (06h35 em Lisboa) na residência na Casa Santa Marta, na Cidade do Vaticano.
ZAP // Lusa