Papa Francisco recebeu transexual espanhol em audiência particular

Mazur/catholicnews.org.uk / Flickr

-

Um homem transexual espanhol que nasceu mulher, conhecido como “filha do Diabo”, foi recebido pelo Papa Francisco, numa audiência particular no Vaticano. Um encontro que aconteceu depois de várias cartas em que se queixava de que lhe chamavam “a filha do Diabo”.

Esta abertura do Vaticano a um transexual está a ter ecos por todo o mundo, sendo mais uma evidência da abordagem nova que o Papa Francisco está a impor na Igreja Católica.

O transexual espanhol, Diego Neria Lejarranga, terá sido recebido pelo sumo pontífice, no passado sábado, juntamente com a sua namorada, depois de lhe ter enviado uma carta em Dezembro passado.

Nessa missiva dirigida ao Papa Francisco, o transexual queixar-se-ia da forma como será tratado na paróquia onde vive, em Plasencia, no Oeste de Espanha. Ele terá escrito que um padre chegou a chamar-lhe “a filha do Diabo“.

Tocado pelas palavras do transexual, que mudou de sexo já depois dos 40 anos, o Papa Francisco ter-lhe-á telefonado por duas vezes, antes do encontro, uma das quais na noite de Natal.

O Vaticano não revelou quaisquer detalhes sobre este encontro, até porque, oficialmente, a Igreja Católica não reconhece as mudanças de sexo.

O Papa Francisco tem assumido um discurso de abertura relativamente a transexuais e homossexuais. “Se uma pessoa é homossexual e procura Deus, quem sou eu para julgá-la?”, disse o Papa Francisco, em 2013, numa declaração que muito surpreendeu o mundo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …

O barulho dos oceanos está a dificultar a comunicação entre baleias-anãs

A comunicação de longa distância entre baleias-anãs está a ser gravemente afetada devido ao barulho de fundo dos oceanos — causado principalmente por humanos. O som emitido pelas baleias-anãs é muito característico e apenas muito recentemente …

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …