Papa Francisco nomeia 8 cardeais e 7 leigos para Conselho para a Economia

Mazur/catholicnews.org.uk / Flickr

-

O Papa Francisco nomeou oito cardeais e sete leigos para o Conselho de Economia que vai assessorar a nova secretaria (ministério) da Economia do Vaticano, no âmbito da reforma da Cúria, anunciou hoje o Vaticano.

“As relações entre o Conselho e a Secretaria de Economia serão definidas pelos estatutos, mas o Conselho é um organismo que terá a sua própria autoridade e não será apenas um simples órgão consultivo para a Secretaria”, afirmou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

Os oito cardeais que serão membros do Conselho para a Economia por cinco anos são o alemão Reinhard Marx, que será o coordenador, o norte-americano Daniel DiNardo, o sul-africano Wilfrid Napier, o francês Jean-Pierre Ricard (arcebispo de Bordéus), o mexicano Norberto Rivera Carrera, o peruano Juan Luis Cipriani Thorne, o bispo de Hong Kong John Tong Hon, e o vigário geral de Roma desde 2008 o arcebispo Agostino Vallini.

Os sete leigos são Joseph FX Zahra, ex-diretor do Banco Central de Malta, o francês Jean-Baptiste Franssu, líder da empresa de consultoria Incipit, John F. Kyle, um canadiano-norte-americano ex-dirigente e reformado da empresa Imperial Petróleo, Enrique Cueto Llano, economista espanhol na Universidade de Madrid e especialista em auditoria, Jochen Messemer, ex-sócio da empresa de auditoria McKinsey, Francesco Vermiglio, professor de gestão de empresas na Universidade de Messina (Sicília) e George Yeo, ex-ministro das Finanças de Singapura.

“A origem geográfica dos membros do Conselho reflete a universalidade da Igreja. A criação deste Conselho é um passo fundamental para o fortalecimento das estruturas de gestão da Santa Sé para melhorar a coordenação e o acompanhamento das questões económicas e administrativas”, disse o padre Lombardi.

Já a nova secretaria será responsável pelos fluxos financeiros de cada um de cerca de vinte dicastérios [ministérios], deverá validar os diferentes orçamentos e a programação do pessoal. Este novo “ministério” é uma nova estrutura destinada a unificar e simplificar um organigrama de decisão e de controlo, até aqui muito fragmentado e burocrático.

O novo Ministério da Economia é liderado pelo cardeal australiano George Pell, sendo o “número dois” o antigo secretário particular do Papa, Alfred Xuereb.

A administração da Santa Sé foi alvo de muitos problemas e escândalos, devido à opacidade de seu funcionamento, à dispersão dos seus funcionários, aos privilégios antiquados, à falta de controlo e métodos burocráticos, depois do escândalo revelado pela fuga de informação “Vatileaks” em 2012.

A 25 de fevereiro último, o papa acelerou a reforma da Cúria, ao anunciar a constituição desta “secretaria da Economia”, dotada de poderes alargados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …