Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família.

“Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus”, defendeu o líder máximo da igreja cristã noo documentário “Francesco” que estreou esta quarta-feira em Itália e cujas declarações foram divulgadas pelo site Catholic News Agency.

“O que precisamos é de uma lei de união civil. Dessa forma, estão legalmente assegurados. Defendi isso (…) Os homossexuais têm o direito de fazer parte de uma família. Ninguém deve ser deixado de fora ou sentir-se miserável por causa disso”, disse.

Tal como recorda o jornal Público, esta é a primeira vez que o Papa Francisco defende o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo publicamente, demonstrando apoio aos direitos LGBT e distanciando-se das posições tradicionais do Vaticano.

De acordo com a agência noticiosa Reuters, estas declarações do Papa Francisco foram proferidas numa parte do documentário sobre Andrea Rubera, um homossexual que adotou três crianças juntamente com o seu companheiro.

O Papa Francisco terá dito que quando foi arcebispo de Buenos Aires se opôs contra a legislação para aprovar o casamento do mesmo sexo, mas que apoiou algum tipo de proteção legal para os direitos dos homossexuais, escreve a TVI.

Já o biógrafo do Vaticano, Austen Ivereigh, frisa que estas declarações são das mais “claras” sobre o tema, desde que Francisco assumiu o cargo, em 2013.

O documentário Francesco estreou esta quarta-feira no Festival de Cinema de Roma. O filme aborda questões com as quais o Papa mais se preocupa, incluindo ambiente, pobreza, migração, desigualdade racial e discriminação.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contrariamente ao “?”, não vejo nenhum incomodo em encarar a união de facto de casais Homossexuais. Em caso de separação ou morte de um dos conjugues, é uma segurança em termos de Herança e casos Administrativos, nada mais. Por outra razão, rejeito qualquer apologia ou proselitismo Publico de parte de Homossexuais ( Gay Pride’s) por ex. e outras manifestações LGBT.

RESPONDER

Alexei Navalny foi transferido para um hospital prisional

Os serviços prisionais russos decidiram, esta segunda-feira, transferir para um hospital prisional o opositor russo, em greve de fome há cerca de três semanas, apesar de julgarem que o seu estado de saúde é "satisfatório". "Uma …

Depois da "bomba" da Superliga, UEFA anuncia alterações na Champions

A UEFA anunciou, esta segunda-feira, alterações nas competições europeias a partir de 2024, com a Liga dos Campeões a passar de 32 para 36 equipas, num modelo sem fase de grupos, passando para uma liga …

Mesmo com a bazuca, investimento de 2021 pouco sobe face ao que se estimava no pré-pandemia

O investimento público deverá chegar a 2,6% do PIB. Em 2019, o Governo já se tinha comprometido com um investimento público de 2,5% do PIB em 2021. Segundo o Jornal de Negócios, face ao que se …

Bruxelas admite atingir mais cedo meta de 70% dos adultos vacinados

A Comissão Europeia espera atingir antes do objetivo oficial de final do verão a meta de 70% dos adultos da União Europeia (UE) vacinados contra a covid-19, dada a "aceleração do ritmo de entregas". "Existe apenas …

Fisco volta a pedir pagamento de IVA nos ginásios

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) avançou com um pedido de revisão de casos que tem vindo a perder contra os ginásios na arbitragem tributária por causa da cobrança do IVA das consultas de nutrição. De …

Depois do funeral do Príncipe Filipe, líder do Sinn Féin pede desculpas pelo assassinato de Lorde Mountbatten

Um dia depois do funeral do Príncipe Filipe, a presidente do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, pediu desculpa pelo assassinato de Lorde Mountbatten, tio do duque de Edimburgo, pelo Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla …

Rússia expulsa 20 diplomatas checos

A Rússia anunciou a expulsão de 20 diplomatas checos, depois de o país ter expulsado 18 diplomatas russos, acusados de espionagem. A Rússia anunciou, este domingo, a expulsão de 20 diplomatas checos e deu-lhes até ao …

Após cinco anos de silêncio, sauditas e iranianos terão iniciado conversações

Cinco anos depois de terem rompido as relações diplomáticas, a Arábia Saudita e o Irão terão iniciado contactos no Iraque. Este mês, responsáveis sauditas e iranianos terão iniciado conversações numa tentativa de aliviar as tensões, principalmente …

Helicóptero Ingenuity faz voo histórico em Marte

O Ingenuity, helicóptero da NASA, fez o seu primeiro voo de teste, esta segunda-feira, em Marte. Foi a primeira vez na História que um aparelho construído por seres humanos fez um voo controlado noutro planeta. "Os …

Carreiras finta críticas a Rio (mas coloca-se "na primeira fila" se Passos voltar)

Na antecâmara do que pode ser o seu último mandato autárquico, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, não quer prejudicar o PSD e, por isso, foge às críticas a Rio Rio. Mas suspira …