Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família.

“Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus”, defendeu o líder máximo da igreja cristã noo documentário “Francesco” que estreou esta quarta-feira em Itália e cujas declarações foram divulgadas pelo site Catholic News Agency.

“O que precisamos é de uma lei de união civil. Dessa forma, estão legalmente assegurados. Defendi isso (…) Os homossexuais têm o direito de fazer parte de uma família. Ninguém deve ser deixado de fora ou sentir-se miserável por causa disso”, disse.

Tal como recorda o jornal Público, esta é a primeira vez que o Papa Francisco defende o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo publicamente, demonstrando apoio aos direitos LGBT e distanciando-se das posições tradicionais do Vaticano.

De acordo com a agência noticiosa Reuters, estas declarações do Papa Francisco foram proferidas numa parte do documentário sobre Andrea Rubera, um homossexual que adotou três crianças juntamente com o seu companheiro.

O Papa Francisco terá dito que quando foi arcebispo de Buenos Aires se opôs contra a legislação para aprovar o casamento do mesmo sexo, mas que apoiou algum tipo de proteção legal para os direitos dos homossexuais, escreve a TVI.

Já o biógrafo do Vaticano, Austen Ivereigh, frisa que estas declarações são das mais “claras” sobre o tema, desde que Francisco assumiu o cargo, em 2013.

O documentário Francesco estreou esta quarta-feira no Festival de Cinema de Roma. O filme aborda questões com as quais o Papa mais se preocupa, incluindo ambiente, pobreza, migração, desigualdade racial e discriminação.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contrariamente ao “?”, não vejo nenhum incomodo em encarar a união de facto de casais Homossexuais. Em caso de separação ou morte de um dos conjugues, é uma segurança em termos de Herança e casos Administrativos, nada mais. Por outra razão, rejeito qualquer apologia ou proselitismo Publico de parte de Homossexuais ( Gay Pride’s) por ex. e outras manifestações LGBT.

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …