Papa Francisco dá nome a clube de futebol argentino

DonkeyHotey / Flickr

Papa Francisco

O Papa Francisco inspirou um grupo de argentinos a criar um clube de futebol

O campeonato de futebol da Argentina vai passar a contar com um clube inspirado pela figura e pelos ensinamentos do papa Francisco, a “Associação Mutualista Aliança Papa Francisco”, que hoje disputa o seu primeiro jogo. A alcunha do clube é “O santo do sul” e os seus adeptos são conhecidos como “os santos”.

O clube registou-se na Associação de Futebol Argentina a 13 de dezembro e hoje disputa o seu primeiro jogo, uma partida amigável com o Clube Desportivo América de São Pedro, como preparação para a época regular de futebol no país, que começa em março.

Fundado por um grupo de amigos residentes no município de São Francisco Solano, situado a sudoeste da cidade de Buenos Aires, o clube irá disputar a quinta divisão do campeonato argentino.

“Tínhamos a ideia de criar uma equipa de futebol, já tínhamos falado e ao vermos a Jornada Mundial da Juventude – celebrada no Rio de Janeiro em julho – ocorreu-nos dedicar o clube ao papa”, explicou à imprensa o presidente, Jorge Ramírez.

“Este tipo luta por tudo o que queremos lutar”, resumiu.

Na página internet do clube, explica-se que na origem da fundação da equipa está o objetivo de “ajudar os rapazes” do bairro de La Paz, onde está a sede do clube, “para que não caiam na droga nem se metam em problemas”.

As primeiras provas realizadas para encontrar jogadores atraíram uma grande quantidade de jovens, tantos que “superaram as expectativas” dos organizadores e obrigaram a prolongar o período de captação por vários dias.

Além da equipa principal, o clube conta com várias categorias para crianças e adolescentes.

O clube papa Francisco é o primeiro que se estabelece no município de São Francisco Solano e tem recebido grande apoio popular, com as camisolas a esgotarem numa semana.

O equipamento da equipa é inspirado pelas cores da bandeira do Vaticano: o equipamento principal é branco com riscas amarelas e pretas e o suplente tem o preto como cor dominante.

A equipa tem guardada uma camisola especial dedicada ao líder da Igreja Católica, a número 10, com o nome do papa Francisco, que esperam poder “entregar-lhe um dia”.

Os responsáveis do clube enviaram ao papa uma carta a informar sobre a fundação do clube, mas ainda não receberam resposta.

A direcção não espera vir a substituir o San Lorenzo, clube de que o papa Francisco é adepto confesso, mas reconhecem que se inspiram neste clube na hora de jogar.

A equipa começará o seu percurso na liga de futebol argentina numa cidade emblemática para os cristãos argentinos, Luján, onde milhares de crentes se deslocam anualmente em peregrinação no mês de outubro.

A liga regional de Luján, fundada em 1925, é uma das que formam a quinta divisão do futebol argentino, e o clube vencedor defronta-se com os vencedores de outras ligas equivalentes para passar ao nível superior.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …