Papa Francisco dá nome a clube de futebol argentino

DonkeyHotey / Flickr

Papa Francisco

O Papa Francisco inspirou um grupo de argentinos a criar um clube de futebol

O campeonato de futebol da Argentina vai passar a contar com um clube inspirado pela figura e pelos ensinamentos do papa Francisco, a “Associação Mutualista Aliança Papa Francisco”, que hoje disputa o seu primeiro jogo. A alcunha do clube é “O santo do sul” e os seus adeptos são conhecidos como “os santos”.

O clube registou-se na Associação de Futebol Argentina a 13 de dezembro e hoje disputa o seu primeiro jogo, uma partida amigável com o Clube Desportivo América de São Pedro, como preparação para a época regular de futebol no país, que começa em março.

Fundado por um grupo de amigos residentes no município de São Francisco Solano, situado a sudoeste da cidade de Buenos Aires, o clube irá disputar a quinta divisão do campeonato argentino.

“Tínhamos a ideia de criar uma equipa de futebol, já tínhamos falado e ao vermos a Jornada Mundial da Juventude – celebrada no Rio de Janeiro em julho – ocorreu-nos dedicar o clube ao papa”, explicou à imprensa o presidente, Jorge Ramírez.

“Este tipo luta por tudo o que queremos lutar”, resumiu.

Na página internet do clube, explica-se que na origem da fundação da equipa está o objetivo de “ajudar os rapazes” do bairro de La Paz, onde está a sede do clube, “para que não caiam na droga nem se metam em problemas”.

As primeiras provas realizadas para encontrar jogadores atraíram uma grande quantidade de jovens, tantos que “superaram as expectativas” dos organizadores e obrigaram a prolongar o período de captação por vários dias.

Além da equipa principal, o clube conta com várias categorias para crianças e adolescentes.

O clube papa Francisco é o primeiro que se estabelece no município de São Francisco Solano e tem recebido grande apoio popular, com as camisolas a esgotarem numa semana.

O equipamento da equipa é inspirado pelas cores da bandeira do Vaticano: o equipamento principal é branco com riscas amarelas e pretas e o suplente tem o preto como cor dominante.

A equipa tem guardada uma camisola especial dedicada ao líder da Igreja Católica, a número 10, com o nome do papa Francisco, que esperam poder “entregar-lhe um dia”.

Os responsáveis do clube enviaram ao papa uma carta a informar sobre a fundação do clube, mas ainda não receberam resposta.

A direcção não espera vir a substituir o San Lorenzo, clube de que o papa Francisco é adepto confesso, mas reconhecem que se inspiram neste clube na hora de jogar.

A equipa começará o seu percurso na liga de futebol argentina numa cidade emblemática para os cristãos argentinos, Luján, onde milhares de crentes se deslocam anualmente em peregrinação no mês de outubro.

A liga regional de Luján, fundada em 1925, é uma das que formam a quinta divisão do futebol argentino, e o clube vencedor defronta-se com os vencedores de outras ligas equivalentes para passar ao nível superior.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …

Canal Panda e jogar sem medo. A receita de Lage para vencer os russos do Zenit

O Benfica joga esta terça-feira com o Zenit de São Petersburgo, na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados precisam de vencer por dois (ou mais) golos para garantir …

Polícia de Hong Kong desativa bombas artesanais escondidas em escola

As autoridades de Hong Kong desativaram duas bombas artesanais numa escola esta terça-feira. Os engenhos foram descobertos por um guarda e desconhece-se se estão associados à crise política que se vive no país. A líder de …

Tancos. Carlos Alexandre quer ouvir António Costa presencialmente

O juiz Carlos Alexandre quer ouvir o primeiro-ministro, António Costa, presencialmente durante a fase de instrução do processo de Tancos, recusando assim que o seu testemunho seja feito apenas por escrito. De acordo com a …

Orçamento de 2020 sem verba para pré-reformas na Função Pública

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, esclareceu que a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano não deverá reservar qualquer verba para financiar pré-reformas na função pública. Segundo o Diário …