Papa Francisco dá nome a clube de futebol argentino

DonkeyHotey / Flickr

Papa Francisco

O Papa Francisco inspirou um grupo de argentinos a criar um clube de futebol

O campeonato de futebol da Argentina vai passar a contar com um clube inspirado pela figura e pelos ensinamentos do papa Francisco, a “Associação Mutualista Aliança Papa Francisco”, que hoje disputa o seu primeiro jogo. A alcunha do clube é “O santo do sul” e os seus adeptos são conhecidos como “os santos”.

O clube registou-se na Associação de Futebol Argentina a 13 de dezembro e hoje disputa o seu primeiro jogo, uma partida amigável com o Clube Desportivo América de São Pedro, como preparação para a época regular de futebol no país, que começa em março.

Fundado por um grupo de amigos residentes no município de São Francisco Solano, situado a sudoeste da cidade de Buenos Aires, o clube irá disputar a quinta divisão do campeonato argentino.

“Tínhamos a ideia de criar uma equipa de futebol, já tínhamos falado e ao vermos a Jornada Mundial da Juventude – celebrada no Rio de Janeiro em julho – ocorreu-nos dedicar o clube ao papa”, explicou à imprensa o presidente, Jorge Ramírez.

“Este tipo luta por tudo o que queremos lutar”, resumiu.

Na página internet do clube, explica-se que na origem da fundação da equipa está o objetivo de “ajudar os rapazes” do bairro de La Paz, onde está a sede do clube, “para que não caiam na droga nem se metam em problemas”.

As primeiras provas realizadas para encontrar jogadores atraíram uma grande quantidade de jovens, tantos que “superaram as expectativas” dos organizadores e obrigaram a prolongar o período de captação por vários dias.

Além da equipa principal, o clube conta com várias categorias para crianças e adolescentes.

O clube papa Francisco é o primeiro que se estabelece no município de São Francisco Solano e tem recebido grande apoio popular, com as camisolas a esgotarem numa semana.

O equipamento da equipa é inspirado pelas cores da bandeira do Vaticano: o equipamento principal é branco com riscas amarelas e pretas e o suplente tem o preto como cor dominante.

A equipa tem guardada uma camisola especial dedicada ao líder da Igreja Católica, a número 10, com o nome do papa Francisco, que esperam poder “entregar-lhe um dia”.

Os responsáveis do clube enviaram ao papa uma carta a informar sobre a fundação do clube, mas ainda não receberam resposta.

A direcção não espera vir a substituir o San Lorenzo, clube de que o papa Francisco é adepto confesso, mas reconhecem que se inspiram neste clube na hora de jogar.

A equipa começará o seu percurso na liga de futebol argentina numa cidade emblemática para os cristãos argentinos, Luján, onde milhares de crentes se deslocam anualmente em peregrinação no mês de outubro.

A liga regional de Luján, fundada em 1925, é uma das que formam a quinta divisão do futebol argentino, e o clube vencedor defronta-se com os vencedores de outras ligas equivalentes para passar ao nível superior.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Santo Graal". Cientistas criam o primeiro supercondutor a temperatura ambiente do mundo

Uma equipa de físicos criou o primeiro material capaz de supercondutividade em temperatura ambiente, desenvolvendo um processo que pode ajudar a "quebrar barreiras e abrir a porta a muitas potenciais aplicações". Desde a sua descoberta, há …

Planetas parecidos com a Terra costumam ter "guarda-costas"

Um grupo internacional de astrónomos, liderado por Martin Schlecker do Instituto Max Planck para Astronomia, descobriu que o arranjo de planetas rochosos, gasosos e gelados nos sistemas planetários aparentemente não é aleatório e depende apenas …

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …