//

Papa Francisco dá nome a clube de futebol argentino

1

DonkeyHotey / Flickr

Papa Francisco

O Papa Francisco inspirou um grupo de argentinos a criar um clube de futebol

O campeonato de futebol da Argentina vai passar a contar com um clube inspirado pela figura e pelos ensinamentos do papa Francisco, a “Associação Mutualista Aliança Papa Francisco”, que hoje disputa o seu primeiro jogo. A alcunha do clube é “O santo do sul” e os seus adeptos são conhecidos como “os santos”.

O clube registou-se na Associação de Futebol Argentina a 13 de dezembro e hoje disputa o seu primeiro jogo, uma partida amigável com o Clube Desportivo América de São Pedro, como preparação para a época regular de futebol no país, que começa em março.

Fundado por um grupo de amigos residentes no município de São Francisco Solano, situado a sudoeste da cidade de Buenos Aires, o clube irá disputar a quinta divisão do campeonato argentino.

“Tínhamos a ideia de criar uma equipa de futebol, já tínhamos falado e ao vermos a Jornada Mundial da Juventude – celebrada no Rio de Janeiro em julho – ocorreu-nos dedicar o clube ao papa”, explicou à imprensa o presidente, Jorge Ramírez.

“Este tipo luta por tudo o que queremos lutar”, resumiu.

Na página internet do clube, explica-se que na origem da fundação da equipa está o objetivo de “ajudar os rapazes” do bairro de La Paz, onde está a sede do clube, “para que não caiam na droga nem se metam em problemas”.

As primeiras provas realizadas para encontrar jogadores atraíram uma grande quantidade de jovens, tantos que “superaram as expectativas” dos organizadores e obrigaram a prolongar o período de captação por vários dias.

Além da equipa principal, o clube conta com várias categorias para crianças e adolescentes.

O clube papa Francisco é o primeiro que se estabelece no município de São Francisco Solano e tem recebido grande apoio popular, com as camisolas a esgotarem numa semana.

O equipamento da equipa é inspirado pelas cores da bandeira do Vaticano: o equipamento principal é branco com riscas amarelas e pretas e o suplente tem o preto como cor dominante.

A equipa tem guardada uma camisola especial dedicada ao líder da Igreja Católica, a número 10, com o nome do papa Francisco, que esperam poder “entregar-lhe um dia”.

Os responsáveis do clube enviaram ao papa uma carta a informar sobre a fundação do clube, mas ainda não receberam resposta.

A direcção não espera vir a substituir o San Lorenzo, clube de que o papa Francisco é adepto confesso, mas reconhecem que se inspiram neste clube na hora de jogar.

A equipa começará o seu percurso na liga de futebol argentina numa cidade emblemática para os cristãos argentinos, Luján, onde milhares de crentes se deslocam anualmente em peregrinação no mês de outubro.

A liga regional de Luján, fundada em 1925, é uma das que formam a quinta divisão do futebol argentino, e o clube vencedor defronta-se com os vencedores de outras ligas equivalentes para passar ao nível superior.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.