Papa Francisco abre Igreja a unidos de facto e divorciados e estende mão a homossexuais

O Papa Francisco considera que há lugar na Igreja para o que chama de católicos “imperfeitos”, defendendo que os casais em união de facto e os divorciados são “bem-vindos”, que no capítulo da sexualidade e do casamento o que manda é a consciência de cada um e pedindo respeito pelos homossexuais.

Posições defendidas no documento “Amoris Laetitia” (A Alegria do Amor), dedicado ao Sínodo da Família, onde o Papa revela “a lógica da integração”, frisando que “ninguém pode ser condenado para sempre, pois essa não é a lógica do Evangelho”.

Neste tratado de 260 páginas, cujos principais detalhes são divulgados pela Rádio Renascença, Francisco frisa que os divorciados que voltam a casar “não são excomungados” e que, juntamente com os casais em união de facto, devem ser “mais integrados” na Igreja.

“É preciso enfrentar todas estas situações de forma construtiva, procurando transformá-las em oportunidades de caminho para a plenitude do matrimónio e da família à luz do Evangelho”, escreve o Papa, notando que “já não é possível dizer que todos os que estão numa situação chamada ‘irregular’ vivem em estado de pecado mortal, privados da graça santificante“.

“Por causa dos condicionalismos ou dos factores atenuantes, é possível que uma pessoa, no meio duma situação objectiva de pecado – mas subjectivamente não seja culpável ou não o seja plenamente -, possa viver em graça de Deus, possa amar e possa também crescer na vida de graça e de caridade, recebendo para isso a ajuda da Igreja”, escreve Francisco.

Neste tratado, é evidente que o Papa procura amaciar alguns dos aspectos mais conservadores da Igreja Católica e se, por exemplo, não menciona os métodos anticoncepcionais, sublinha que nas questões da sexualidade e do casamento manda a “consciência individual dos casais”.

Destaque ainda para a posição do Papa relativamente aos homossexuais com o sublinhado de que “cada pessoa, independentemente da própria orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito, procurando evitar ‘qualquer sinal de discriminação injusta’ e particularmente toda a forma de agressão e violência”.

Francisco recomenda aos padres que devem “assegurar um respeitoso acompanhamento, para que quantos manifestam a tendência homossexual possam dispor dos auxílios necessários para compreender e realizar plenamente a vontade de Deus na sua vida”.

Ele ressalva porém o facto de os casamentos entre pessoas do mesmo sexo não poderem ser equiparáveis ao “desígnio de Deus sobre o matrimónio e a família”. E também vinca que, apesar das posições progressistas, a Igreja mantém-se a favor do “ideal pleno do matrimónio, o projecto de Deus em toda a sua grandeza”.

Outro destaque vai para as palavras do Papa relativamente à emancipação da mulher, notando que este dado de evolução da sociedade não é o culpado pela crise nas famílias. Esse argumento é “uma forma de machismo”, escreve Francisco, frisando também que a masculinidade dos homens não é perturbada pelo facto de ajudarem nas tarefas domésticas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O papa Francisco continua, mesmo a mim, ateu e racionalista, a surpreender pela positiva.
    Ao trazer para o seio da igreja a “Teologia da Libertação” vai demovendo lentamente mas com firmeza o preconceito e as atitudes pouco cristãs que foram o apanágio da Santa Sé nestas ultimas décadas.
    Espero que o próximo papa continue esta “luta” e conduza a igreja ao seu verdadeiro lugar; junto aos oprimidos, a quem sofre as injustiças do Mundo.

  2. Completamente de acordo com as opinões ,tanta JOÃO PAULO II- º como este FRANCISCO estão a mudar a IGREJA ou seja JOÃO PAULOII o que deixou de bom este FRANCISCO parece ,na minha opinião, continua a seguir o mesmo ritmo e sentido que o anterior ou seja acho que este esta a arriscar a pele ou então esta com uma GRANDE -FÈ em DEUS ou!!???… veremos o que lhe esta destinado õ.õ ummm.so o OMNI ou o ONI saberá…..

    pois push A.G.P.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …