Papa Francisco abre Igreja a unidos de facto e divorciados e estende mão a homossexuais

O Papa Francisco considera que há lugar na Igreja para o que chama de católicos “imperfeitos”, defendendo que os casais em união de facto e os divorciados são “bem-vindos”, que no capítulo da sexualidade e do casamento o que manda é a consciência de cada um e pedindo respeito pelos homossexuais.

Posições defendidas no documento “Amoris Laetitia” (A Alegria do Amor), dedicado ao Sínodo da Família, onde o Papa revela “a lógica da integração”, frisando que “ninguém pode ser condenado para sempre, pois essa não é a lógica do Evangelho”.

Neste tratado de 260 páginas, cujos principais detalhes são divulgados pela Rádio Renascença, Francisco frisa que os divorciados que voltam a casar “não são excomungados” e que, juntamente com os casais em união de facto, devem ser “mais integrados” na Igreja.

“É preciso enfrentar todas estas situações de forma construtiva, procurando transformá-las em oportunidades de caminho para a plenitude do matrimónio e da família à luz do Evangelho”, escreve o Papa, notando que “já não é possível dizer que todos os que estão numa situação chamada ‘irregular’ vivem em estado de pecado mortal, privados da graça santificante“.

“Por causa dos condicionalismos ou dos factores atenuantes, é possível que uma pessoa, no meio duma situação objectiva de pecado – mas subjectivamente não seja culpável ou não o seja plenamente -, possa viver em graça de Deus, possa amar e possa também crescer na vida de graça e de caridade, recebendo para isso a ajuda da Igreja”, escreve Francisco.

Neste tratado, é evidente que o Papa procura amaciar alguns dos aspectos mais conservadores da Igreja Católica e se, por exemplo, não menciona os métodos anticoncepcionais, sublinha que nas questões da sexualidade e do casamento manda a “consciência individual dos casais”.

Destaque ainda para a posição do Papa relativamente aos homossexuais com o sublinhado de que “cada pessoa, independentemente da própria orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito, procurando evitar ‘qualquer sinal de discriminação injusta’ e particularmente toda a forma de agressão e violência”.

Francisco recomenda aos padres que devem “assegurar um respeitoso acompanhamento, para que quantos manifestam a tendência homossexual possam dispor dos auxílios necessários para compreender e realizar plenamente a vontade de Deus na sua vida”.

Ele ressalva porém o facto de os casamentos entre pessoas do mesmo sexo não poderem ser equiparáveis ao “desígnio de Deus sobre o matrimónio e a família”. E também vinca que, apesar das posições progressistas, a Igreja mantém-se a favor do “ideal pleno do matrimónio, o projecto de Deus em toda a sua grandeza”.

Outro destaque vai para as palavras do Papa relativamente à emancipação da mulher, notando que este dado de evolução da sociedade não é o culpado pela crise nas famílias. Esse argumento é “uma forma de machismo”, escreve Francisco, frisando também que a masculinidade dos homens não é perturbada pelo facto de ajudarem nas tarefas domésticas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O papa Francisco continua, mesmo a mim, ateu e racionalista, a surpreender pela positiva.
    Ao trazer para o seio da igreja a “Teologia da Libertação” vai demovendo lentamente mas com firmeza o preconceito e as atitudes pouco cristãs que foram o apanágio da Santa Sé nestas ultimas décadas.
    Espero que o próximo papa continue esta “luta” e conduza a igreja ao seu verdadeiro lugar; junto aos oprimidos, a quem sofre as injustiças do Mundo.

  2. Completamente de acordo com as opinões ,tanta JOÃO PAULO II- º como este FRANCISCO estão a mudar a IGREJA ou seja JOÃO PAULOII o que deixou de bom este FRANCISCO parece ,na minha opinião, continua a seguir o mesmo ritmo e sentido que o anterior ou seja acho que este esta a arriscar a pele ou então esta com uma GRANDE -FÈ em DEUS ou!!???… veremos o que lhe esta destinado õ.õ ummm.so o OMNI ou o ONI saberá…..

    pois push A.G.P.

RESPONDER

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …