Papa é capa da Rolling Stone

Rolling Stone

-

O papa Francisco é a capa da revista Rolling Stone que será publicada na sexta-feira e titula “The Times They Are A-Changin” (“Os tempos estão a mudar”), numa referência a uma canção de Bob Dylan.

A reportagem do jornalista Mark Binelli atesta que o papa, de 77 anos, está “a fazer um notável corte com a tradição, enfrentando as questões políticas com frontalidade e é mais inclusivo em matéria de Direitos Humanos; uma atitude que os católicos apreciam”.

Segundo a conhecida revista de música e espetáculos, “em menos de um ano desde que começou o seu pontificado, Francisco tem-se preocupado em demarcar-se dos anteriores pontífices, tendo escolhido residir na casa de hóspedes do Vaticano, de Santa Marta, e não no palácio papal, libertando-se do isolamento eclesiástico do Vaticano”.

A revista salienta as opções do papa por uma vida mais humilde, tendo “escolhido um automóvel de tipo familiar, em vez de uma limusina, paga as suas próprias contas de hotel e mantém a sua agenda”.

Segundo o jornalista, o papa contou a uma congregação que o visitou que, se houvesse uma tempestade que afectasse as pessoas na Praça de S. Pedro, estaria junto delas, e “assim parece que é”, conclui.

Uma fonte do Vaticano, comentando à revista sobre a opção do papa pela privacidade e independência, que os antecessores não tiveram, afirmou: “João Paulo II e Bento XVI tinham um círculo interno, de modo que esta atitude é muito desconcertante para as pessoas do lado de dentro”.

“Será que Francisco tem uma sala de guerra? Não, provavelmente não. Mas quem ele está escolhendo para dela fazer parte, realmente ninguém sabe”, disse a mesma fonte.

Segundo a revista, além de oferecer uma alternativa mais amigável a Bento XVI, o seu antecessor, que foi o primeiro papa a renunciar ao cargo em 700 anos e que tinha uma visão muito mais draconiana sobre a homossexualidade, Francisco deu início a investigações sobre a possibilidade de corrupção dentro da Igreja e tem explorado maneiras de lidar com o problema da pedofilia, procurando tomar medidas e aconselhar as vítimas.

“Francisco já está a mudar a Igreja de forma real através de suas palavras e gestos simbólicos”, disse à edição norte-americana da revista o padre Thomas J. Reece, analista sênior do esquerdista National Catholic Reporter.

“Ele pode sentar-se no seu gabinete, ir através do Direito Canónico e começar a mudar as regras e os regulamentos. Mas isso não é o que as pessoas querem que ele faça”, afirmou o sacerdote à Stone.

Desde a eleição papal, em Março do ano passado, a participação em eventos papais no Vaticano triplicou para 6,6 milhões de pessoas, afirma Binelli.

A Rolling Stone apresenta o pontífice como um homem vinculado à tradição religiosa, por um lado, e por outro, esforçado em trazer a Igreja para uma nova era.

“Os tempos estão mudando”, como sugere o título da capa.

Mark Binelli afirma que Francisco, o 266.º vigário de Cristo na Terra, “é de uma humildade evidente, empatia e, acima de tudo, tem uma devoção aos economicamente desprivilegiados e parece mais robusto do que quando se vê na televisão”.

“Dispensou os acessórios pontificais mais extravagantes, é surpreendentemente elegante, vestindo um sobretudo branco traçado, lenço branco e uma batina num branco pérola, tudo impecavelmente costurado”, escreve o jornalista.

Anteriormente, Francisco tinha sido escolhido como a personalidade do ano de 2013 pela revista norte-americana Time e foi também homenageado pela revista gay The Advocate, pela “mudança de retórica” em relação à homossexualidade. Quatro meses após a sua eleição, a edição italiana da revista Vanity Fair elegeu-o “o homem do ano”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …