Papa é capa da Rolling Stone

Rolling Stone

-

O papa Francisco é a capa da revista Rolling Stone que será publicada na sexta-feira e titula “The Times They Are A-Changin” (“Os tempos estão a mudar”), numa referência a uma canção de Bob Dylan.

A reportagem do jornalista Mark Binelli atesta que o papa, de 77 anos, está “a fazer um notável corte com a tradição, enfrentando as questões políticas com frontalidade e é mais inclusivo em matéria de Direitos Humanos; uma atitude que os católicos apreciam”.

Segundo a conhecida revista de música e espetáculos, “em menos de um ano desde que começou o seu pontificado, Francisco tem-se preocupado em demarcar-se dos anteriores pontífices, tendo escolhido residir na casa de hóspedes do Vaticano, de Santa Marta, e não no palácio papal, libertando-se do isolamento eclesiástico do Vaticano”.

A revista salienta as opções do papa por uma vida mais humilde, tendo “escolhido um automóvel de tipo familiar, em vez de uma limusina, paga as suas próprias contas de hotel e mantém a sua agenda”.

Segundo o jornalista, o papa contou a uma congregação que o visitou que, se houvesse uma tempestade que afectasse as pessoas na Praça de S. Pedro, estaria junto delas, e “assim parece que é”, conclui.

Uma fonte do Vaticano, comentando à revista sobre a opção do papa pela privacidade e independência, que os antecessores não tiveram, afirmou: “João Paulo II e Bento XVI tinham um círculo interno, de modo que esta atitude é muito desconcertante para as pessoas do lado de dentro”.

“Será que Francisco tem uma sala de guerra? Não, provavelmente não. Mas quem ele está escolhendo para dela fazer parte, realmente ninguém sabe”, disse a mesma fonte.

Segundo a revista, além de oferecer uma alternativa mais amigável a Bento XVI, o seu antecessor, que foi o primeiro papa a renunciar ao cargo em 700 anos e que tinha uma visão muito mais draconiana sobre a homossexualidade, Francisco deu início a investigações sobre a possibilidade de corrupção dentro da Igreja e tem explorado maneiras de lidar com o problema da pedofilia, procurando tomar medidas e aconselhar as vítimas.

“Francisco já está a mudar a Igreja de forma real através de suas palavras e gestos simbólicos”, disse à edição norte-americana da revista o padre Thomas J. Reece, analista sênior do esquerdista National Catholic Reporter.

“Ele pode sentar-se no seu gabinete, ir através do Direito Canónico e começar a mudar as regras e os regulamentos. Mas isso não é o que as pessoas querem que ele faça”, afirmou o sacerdote à Stone.

Desde a eleição papal, em Março do ano passado, a participação em eventos papais no Vaticano triplicou para 6,6 milhões de pessoas, afirma Binelli.

A Rolling Stone apresenta o pontífice como um homem vinculado à tradição religiosa, por um lado, e por outro, esforçado em trazer a Igreja para uma nova era.

“Os tempos estão mudando”, como sugere o título da capa.

Mark Binelli afirma que Francisco, o 266.º vigário de Cristo na Terra, “é de uma humildade evidente, empatia e, acima de tudo, tem uma devoção aos economicamente desprivilegiados e parece mais robusto do que quando se vê na televisão”.

“Dispensou os acessórios pontificais mais extravagantes, é surpreendentemente elegante, vestindo um sobretudo branco traçado, lenço branco e uma batina num branco pérola, tudo impecavelmente costurado”, escreve o jornalista.

Anteriormente, Francisco tinha sido escolhido como a personalidade do ano de 2013 pela revista norte-americana Time e foi também homenageado pela revista gay The Advocate, pela “mudança de retórica” em relação à homossexualidade. Quatro meses após a sua eleição, a edição italiana da revista Vanity Fair elegeu-o “o homem do ano”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …

Bloco e Livre reúnem-se terça-feira para discutir "possíveis convergências"

O Bloco de Esquerda e o Livre reúnem-se, na terça-feira, no Parlamento, num encontro pedido pelo partido que elegeu Joacine Katar Moreira, e que também foi proposto ao PCP, PEV e PAN para discutir "possíveis …