Papa diz que Big Bang, Darwin e Deus são compatíveis

Catholic Church England and Wales / Flickr

-

O Papa Francisco assumiu esta terça-feira que as teorias científicas da evolução e do Big Bang estão corretas e que não são incompatíveis com a existência de Deus – pelo contrário, “a evolução pressupõe a criação dos seres que evoluem”.

“O Big Bang, que hoje se coloca na origem do mundo, não contradiz a intervenção criadora divina, mas exige-a”, declarou na inauguração de um busto do seu antecessor na Academia Pontifícia de Ciências, onde disse que “o início do mundo não é trabalho do caos, que deve sua origem a outra coisa, mas deriva diretamente de um princípio supremo que cria a partir do amor”.

O Sumo Pontífice da Igreja Católica declarou que não existe contradição nas teorias científicas. “Quando lemos sobre a Criação no Génesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico com uma varinha de condão capaz de fazer tudo, mas não é assim”, afirmou, acrescentando que “a evolução, na essência, não é incompatível com a noção de criação, porque a evolução exige a criação de seres que evoluem“.

“Ele criou os seres e deixou-os desenvolver segundo as leis internas que deu a cada um, para que se desenvolvessem, para que atingissem a sua própria plenitude”, continuou. “Assim a criação prosseguiu durante séculos e séculos, milénios e milénios, até que chegou ao que hoje conhecemos, precisamente porque Deus não é um demiurgo ou um mago, mas o Criador que dá ser a todos os entes”.

A Academia Pontifícia das Ciências da Santa Sé, fundada em Roma no ano de 1603 com o nome de Academia dos Linces, é um organismo independente mas financiado em grande parte pelo Vaticano, composta por 80 investigadores nomeados vitaliciamente pelo Papa.

A Academia está a analisar o tema da “evolução do conceito de natureza” numa sessão plenária que ocorre entre 24 e 28 de outubro, e neste âmbito o Papa convidou os cientistas a terem “esperança e confiança em Deus, autor da natureza” e na capacidade do ser humano.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tambem completamente de acordo, até que enfim, que vem algo importante e certo do Vaticano ca para fora por um PApa.
    Claro que DEUS o CRIADOR OMNIPOTENTE OMNISCIENTE OMNIORESENTE eetcetc a FORÇA, não tem TEMPO nem HORA nem MINUTO nem SEGUNDO, ELE EXISTE e pronto ta tudo DITO , não há e, nem tem, nem FIM ou, tem, e nem PRINCICIPIO sempre existe e existiu,ELE é o OMEGA e o ALFHA, existe á biliões e biliões de ANOS e Continua a EXISTIR, a TERRA foi uma das suas CRIAÇÕES como outros PLANETAS -SOIS,ESTRELAS ,COMETAS, LUAS etcxetc….

  2. ELE é um SER uma COISA algo que tem e que existe e sempre existira ,CRIOU continua a CRIAR,na há datas ,anos horas ou que a CIENCIA possa declarar que foi em dia, ano -X-ou Y que se deu o CAOS o BIG BANG etcetc .
    Claro que este PODER a quem chamam de DEUS, o OMNI, ELE ou a COISA ou la o que queiram CHAMAR,mas que é bom que seja chamado de um LÒGICO CLARO TRANSPARENTE etce, ELE CRIOU o ADÃO e a EVA, quando!!??… ora vai está, não se sabe quando, tal como CRISTO, não há uma data certa do seu naschimento, fazem calculos em A,B,ou X ou Y, mas onde ,quando etcetc, mas na BIBLIA , se claro ,quem pode , quem deve ou quem duvida ,que ELE os CRIOU, datas não se sabe,so calculos , mas o certo é que tem milhões e milhões de anos a sua criação dos primeiros seres, se calhar até so foi milhares, !!!???.. tal como o PARAÌSO,mas na altura que ANO era,Dia , Hora etcetc!!??.. o Certo é que a TERRA foi Criada,tal como se deu um DILUVIO, tal como se Construiu uma arca com o Nome de NOÈ , etcetc,o certo é que datas ,é dificil de a CIENCIA comprovar até agora, mas o Darwin, o Big bang,a Ciencia, etcetc andam juntos e juntas as TEORIAS, pois a FORÇA continua a dar LIVRE ARBITRIO ao Homem, mas ELE os Comanda os Orienta etcetc.
    Mas o PARAISO existe,DEUS existe, ONDE?? em que Lado? em que SITIO?? ALGURES no SITIO no COSMOS,nalgum dos UNIVERSOS PARELOS, etcetcetcetc….
    Mas ELE existe, é so estudar com calma a BIBLIA,e la aos poucos dará com as respostas , risoossss AMEN.
    A.G.P.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …