Papa diz que Big Bang, Darwin e Deus são compatíveis

Catholic Church England and Wales / Flickr

-

O Papa Francisco assumiu esta terça-feira que as teorias científicas da evolução e do Big Bang estão corretas e que não são incompatíveis com a existência de Deus – pelo contrário, “a evolução pressupõe a criação dos seres que evoluem”.

“O Big Bang, que hoje se coloca na origem do mundo, não contradiz a intervenção criadora divina, mas exige-a”, declarou na inauguração de um busto do seu antecessor na Academia Pontifícia de Ciências, onde disse que “o início do mundo não é trabalho do caos, que deve sua origem a outra coisa, mas deriva diretamente de um princípio supremo que cria a partir do amor”.

O Sumo Pontífice da Igreja Católica declarou que não existe contradição nas teorias científicas. “Quando lemos sobre a Criação no Génesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico com uma varinha de condão capaz de fazer tudo, mas não é assim”, afirmou, acrescentando que “a evolução, na essência, não é incompatível com a noção de criação, porque a evolução exige a criação de seres que evoluem“.

“Ele criou os seres e deixou-os desenvolver segundo as leis internas que deu a cada um, para que se desenvolvessem, para que atingissem a sua própria plenitude”, continuou. “Assim a criação prosseguiu durante séculos e séculos, milénios e milénios, até que chegou ao que hoje conhecemos, precisamente porque Deus não é um demiurgo ou um mago, mas o Criador que dá ser a todos os entes”.

A Academia Pontifícia das Ciências da Santa Sé, fundada em Roma no ano de 1603 com o nome de Academia dos Linces, é um organismo independente mas financiado em grande parte pelo Vaticano, composta por 80 investigadores nomeados vitaliciamente pelo Papa.

A Academia está a analisar o tema da “evolução do conceito de natureza” numa sessão plenária que ocorre entre 24 e 28 de outubro, e neste âmbito o Papa convidou os cientistas a terem “esperança e confiança em Deus, autor da natureza” e na capacidade do ser humano.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tambem completamente de acordo, até que enfim, que vem algo importante e certo do Vaticano ca para fora por um PApa.
    Claro que DEUS o CRIADOR OMNIPOTENTE OMNISCIENTE OMNIORESENTE eetcetc a FORÇA, não tem TEMPO nem HORA nem MINUTO nem SEGUNDO, ELE EXISTE e pronto ta tudo DITO , não há e, nem tem, nem FIM ou, tem, e nem PRINCICIPIO sempre existe e existiu,ELE é o OMEGA e o ALFHA, existe á biliões e biliões de ANOS e Continua a EXISTIR, a TERRA foi uma das suas CRIAÇÕES como outros PLANETAS -SOIS,ESTRELAS ,COMETAS, LUAS etcxetc….

  2. ELE é um SER uma COISA algo que tem e que existe e sempre existira ,CRIOU continua a CRIAR,na há datas ,anos horas ou que a CIENCIA possa declarar que foi em dia, ano -X-ou Y que se deu o CAOS o BIG BANG etcetc .
    Claro que este PODER a quem chamam de DEUS, o OMNI, ELE ou a COISA ou la o que queiram CHAMAR,mas que é bom que seja chamado de um LÒGICO CLARO TRANSPARENTE etce, ELE CRIOU o ADÃO e a EVA, quando!!??… ora vai está, não se sabe quando, tal como CRISTO, não há uma data certa do seu naschimento, fazem calculos em A,B,ou X ou Y, mas onde ,quando etcetc, mas na BIBLIA , se claro ,quem pode , quem deve ou quem duvida ,que ELE os CRIOU, datas não se sabe,so calculos , mas o certo é que tem milhões e milhões de anos a sua criação dos primeiros seres, se calhar até so foi milhares, !!!???.. tal como o PARAÌSO,mas na altura que ANO era,Dia , Hora etcetc!!??.. o Certo é que a TERRA foi Criada,tal como se deu um DILUVIO, tal como se Construiu uma arca com o Nome de NOÈ , etcetc,o certo é que datas ,é dificil de a CIENCIA comprovar até agora, mas o Darwin, o Big bang,a Ciencia, etcetc andam juntos e juntas as TEORIAS, pois a FORÇA continua a dar LIVRE ARBITRIO ao Homem, mas ELE os Comanda os Orienta etcetc.
    Mas o PARAISO existe,DEUS existe, ONDE?? em que Lado? em que SITIO?? ALGURES no SITIO no COSMOS,nalgum dos UNIVERSOS PARELOS, etcetcetcetc….
    Mas ELE existe, é so estudar com calma a BIBLIA,e la aos poucos dará com as respostas , risoossss AMEN.
    A.G.P.

RESPONDER

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …