Papa criticado por defender pais que batem nos filhos

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O Papa Francisco está a ser criticado na Alemanha por um comentário que fez na habitual audiência das quartas-feiras, na qual descreveu um bom pai como aquele que sabe perdoar, mas que também sabe “corrigir com firmeza”.

“Uma vez, num encontro com casais casados, ouvi um pai dizer que às vezes tem de dar uma palmada nas crianças, mas nunca na cara para não os humilhar”, disse o Papa.

“Que bonito! Ele sabe o senso da dignidade! Tem de punir as crianças mas fá-lo com dignidade e pronto”, acrescentou Francisco.

Segundo a agência AFP, o comentário não fez ondas em Itália, mas foi fortemente criticado na Alemanha, um dos países onde qualquer forma de punição corporal é proibida.

“Não há maneira de bater nas crianças com dignidade”, criticou a ministra da Família da alemanha, Manuela Schwesig, numa entrevista que é publicada este sábado pelo Die Welt.

A Associação Alemã de Apoio à Criança também reagiu, pedindo ao Papa para corrigir o alegado erro.

“Este Papa é particularmente humano, mas qualquer pessoa pode cometer um erro. Ao sugerir que não faz mal bater numa criança desde que isso seja feito com dignidade, o Papa falha completamente o ponto”, diz a associação.

O líder do Catolicismo também está sob críticas de Peter Saunders, um membro do painel para a protecção da criança, criado precisamente pelo Papa Francisco.

“Acho que é uma coisa enviesada de se dizer e estou surpreendido que ele tenha disto isso, embora ele às vezes diga uns disparates“, disse Saunders ao jornal britânico Daily Telegraph.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Concordo inteiramente com o Papa. É preciso lidar com os adultos à força (tribunais e polícia). As crianças também precisam de força. E parece que não pode ser exercida através dos tribunais, nem da polícia!…

  2. Estou também inteiramente de acordo com o Papa Francisco. Eu e mais 4 irmãos fomos criados sem pai, minha teve de ter mão de ferro, ela não precisou de nos espancar, mas uns açoites no momento certo, foram muito bem dados e fez de nós pessoas dignas, eu inclusive lembro me que certa dia fui à carteira de minha mãe e saquei 20 escudos (sim 20 escudos, em 1965 era o escudo que circulava) e era muito dinheiro, levei a maior sova de minha vida, no entanto hoje eu lhe agradeço de todo o meu coração essa sova que me deu, e porque se calhar ela deixasse passar, eu hoje seria um ladrão ou outra coisa qualquer. Portanto este comentário do Papa “um bom pai como aquele que sabe perdoar, mas que também sabe “corrigir com firmeza” faz muito sentido, sim senhor.

  3. A violência psicológica, por vezes também denominada por “lavagem ao cérebro” é muito pior que uma “palmada no rabo” dada na altura certa. A palmada deixa a criança livre para perceber que fez mal e optar na vez seguinte entre a palmada e obediência cega. A lavagem ao cérebro promove uma sociedade de incapazes, uma sociedade de formigas sem vontade própria. Que a crítica venha da Alemanha é talvez só coincidência, mas uma muito curiosa coincidência.

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …