Papa cria comissão para estudar o papel das mulheres na Igreja

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O papa Francisco nomeou uma comissão para estudar o papel das diaconisas nos primeiros anos da Igreja católica, anunciou o Vaticano esta terça-feira.

A Comissão de Estudo sobre o Diaconado Feminino, composta por seis homens e seis mulheres, vai analisar o papel das disconisas “nos primeiros tempos da Igreja”, de acordo com um comunicado.

A 12 de maio, durante um encontro com as participantes na Assembleia-Plenária das Superioras Gerais, no Vaticano, Francisco considerou a possibilidade de criar uma comissão para estudar o diaconado feminino.

Na Igreja católica, os diáconos podem celebrar batismos, casamentos e funerais. Apenas os padres podem celebrar missa ou confessar fiéis.

O diaconado é a primeira etapa da hierarquia (diaconado, sacerdócio, episcopado) da Igreja católica, estando atualmente reservada a homens solteiros, candidatos ao sacerdócio.

O Concílio Vaticano II (1962-1965) restabeleceu o diaconado permanente, acessível a homens casados que assumem algumas funções quando não há padres ou são seus assistentes.

Na sua primeira exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, Francisco escreveu que a Igreja católica deve alargar o espaço para uma participação feminina mais incisiva, sem questionar que o sacerdócio está reservado aos homens.

Igreja primitiva

A comissão vai ser presidida pelo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o arcebispo Luis Francisco Ladarria Ferrer, e vai ser composto por 12 pessoas: seis homens – bispos e sacerdotes – e seis mulheres – religiosas e leigas, de acordo com a Renascença.

Entre as mulheres que participarão da Comissão está Francesca Cocchini, professora da Universidade La Sapienza, em Roma, e Marianne Schlosser, professora de Teologia na Universidade de Viena e membro da Comissão Teológica Internacional, além de religiosos e professores de universidades da França, Nova Iorque e Madrid.

Segundo o pontífice, o grupo terá como missão estudar o papel das diaconisas na igreja primitiva, mencionadas em algumas passagens bíblicas. Há algumas referências na Bíblia sobre as mulheres que atuavam como diaconisas, mas não está claro como eram escolhidas.

Sabe-se que atuavam como auxiliares em batismos ou ainda no cuidado com os doentes. Essas referências aparecem nos primeiros séculos da igreja, mas não há mais detalhes nos séculos posteriores.

“O que eram esses diáconos femininos? Elas tinham ordenação ou não? Sabe-se muito pouco. Qual era o papel das diaconisas naquela época?“, questionou-se o sumo pontífice numa audiência com a União Internacional de Superioras Gerais (UISG) em maio, no Vaticano, na qual 900 mulheres questionaram o Papa sobre os papéis das mulheres na Igreja.

Segundo os historiadores, a falta de mulheres no sacerdócio deve-se à ausência de presenças femininas no momento da Última Ceia, acto que instituiu a eucaristia, a divisão do pão e do vinho como o corpo e sangue de Jesus para os cristãos.

Contudo, Jorge Mario Bergoglio já desconstruiu em parte esse conceito ao incluir, na Páscoa deste ano, pela primeira vez na história, a presença de mulheres no rito de lava-pés, um dos mais importantes para os católicos.

O Vaticano não definiu uma data de início dos trabalhos ou um prazo para que a comissão apresente conclusões.

AF, ZAP com Lusa/ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …