O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento “mora” em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção.

Edificado em meados de 125 a.C sob a ordem do imperador Publius Aelius Hadrianus, o edifício é utilizado como uma igreja católica romana desde o século VII, sendo mesmo o edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento.

“Qualquer pessoa que pise no Panteão [romano] sente imediatamente o peso esmagador da história humana, mas também a incrível leveza da criatividade humana”, disse à emissora norte-americana CNN John Ochsendorf, professor de arquitetura do MIT, nos Estados Unidos, e antigo diretor da Academia Americana em Roma.



“Chegamos a este grande espaço, olhamos para cima e vemos o céu ou uma nuvem a passar. E pensamos: ‘Como é que puderam ter construído isto há quase dois milénios?”.

O edifício que conhecemos atualmente, construído sob a ordem de Publius Aelius Hadrianus, é, na verdade, a terceira tentativa da criação desta estrutura.

O primeiro Panteão romano foi consumido por um incêndio volta de 80 d.C, sendo reconstruido pouco tempo depois, por volta de 110 d.C, mas acabou por ser atingido por um raio que causou um novo incêndio que o voltou a destruir.

O destino cruel da estrutura alimentou rumores de que o Panteão estivesse amaldiçoado.

Apesar de ser uma obra arquitetónica icónica do Império Romano, os especialistas não têm a certeza sobre o seu propósito original e o facto de existirem poucas menções à sua construção em textos antigos deixa os historiadores no “escuro”.

Panteão significa “todos os deus” e acredita-se que fosse um local de adoração, uma espécie de templo, dedicado às divindades romanas, mas a historiadora Lynne Lancaster recorda que os edifícios romanos eram, por norma, estruturas multi-funcionais.

Por isso, é realmente difícil dizer o que aconteceu ao Panteão“.

A emissora norte-americana recorda que as lendas sustentam que foi no Panteão onde o fundador de Roma, Romulus, ascendeu ao céu. Outros acreditam que este edifício era utilizado pelo imperador romano para comunicar com os deus.

O seu propósito original continua envolvo em mistério, mas a estrutura foi, segundo os especialistas, uma demonstração de poder, um “símbolo importante do poder imperial”, considerou Luca Mercuri, o atual diretor do Panteão romano.

A arquitetura romana da época incorporava riqueza, força e dignidade. Séculos depois da sua construção, arquitetos neoclássicos referenciariam a combinação do pórtico e da cúpula do Panteão romano para dotar os seus edifícios com os mesmos valores, desde o Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, até à Somerset House, na cidade de Londres.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em 125 a. C., Adriano estava muito longe de nascer e nem sequer o Império Romano existia. Visto de longe, um período de 250 anos parece curto mas, para dar uma escala, há 250 anos o primeiro ministro (Secretário de Estado do Reino) chamava-se Sebastião José de Carvalho e Melo.

RESPONDER

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixosos que queriam processar Vaticano por pedofilia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta terça-feira 24 queixosos que já tinham tentado perante tribunais belgas processar o Vaticano por atos de pedofilia cometidos por padres. O TEDH invocou em particular “a imunidade” …

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …