O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento “mora” em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção.

Edificado em meados de 125 a.C sob a ordem do imperador Publius Aelius Hadrianus, o edifício é utilizado como uma igreja católica romana desde o século VII, sendo mesmo o edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento.

“Qualquer pessoa que pise no Panteão [romano] sente imediatamente o peso esmagador da história humana, mas também a incrível leveza da criatividade humana”, disse à emissora norte-americana CNN John Ochsendorf, professor de arquitetura do MIT, nos Estados Unidos, e antigo diretor da Academia Americana em Roma.

“Chegamos a este grande espaço, olhamos para cima e vemos o céu ou uma nuvem a passar. E pensamos: ‘Como é que puderam ter construído isto há quase dois milénios?”.

O edifício que conhecemos atualmente, construído sob a ordem de Publius Aelius Hadrianus, é, na verdade, a terceira tentativa da criação desta estrutura.

O primeiro Panteão romano foi consumido por um incêndio volta de 80 d.C, sendo reconstruido pouco tempo depois, por volta de 110 d.C, mas acabou por ser atingido por um raio que causou um novo incêndio que o voltou a destruir.

O destino cruel da estrutura alimentou rumores de que o Panteão estivesse amaldiçoado.

Apesar de ser uma obra arquitetónica icónica do Império Romano, os especialistas não têm a certeza sobre o seu propósito original e o facto de existirem poucas menções à sua construção em textos antigos deixa os historiadores no “escuro”.

Panteão significa “todos os deus” e acredita-se que fosse um local de adoração, uma espécie de templo, dedicado às divindades romanas, mas a historiadora Lynne Lancaster recorda que os edifícios romanos eram, por norma, estruturas multi-funcionais.

Por isso, é realmente difícil dizer o que aconteceu ao Panteão“.

A emissora norte-americana recorda que as lendas sustentam que foi no Panteão onde o fundador de Roma, Romulus, ascendeu ao céu. Outros acreditam que este edifício era utilizado pelo imperador romano para comunicar com os deus.

O seu propósito original continua envolvo em mistério, mas a estrutura foi, segundo os especialistas, uma demonstração de poder, um “símbolo importante do poder imperial”, considerou Luca Mercuri, o atual diretor do Panteão romano.

A arquitetura romana da época incorporava riqueza, força e dignidade. Séculos depois da sua construção, arquitetos neoclássicos referenciariam a combinação do pórtico e da cúpula do Panteão romano para dotar os seus edifícios com os mesmos valores, desde o Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, até à Somerset House, na cidade de Londres.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em 125 a. C., Adriano estava muito longe de nascer e nem sequer o Império Romano existia. Visto de longe, um período de 250 anos parece curto mas, para dar uma escala, há 250 anos o primeiro ministro (Secretário de Estado do Reino) chamava-se Sebastião José de Carvalho e Melo.

RESPONDER

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …