/

A pandemia de covid-19 pode ter tornado os relacionamentos mais felizes

Envato Elements

A chegada da pandemia de covid-19 fechou as fronteiras e isolou as pessoas nas suas casas, obrigando a que muitos casais convivessem com mais regularidade do que seria habitual. Mas esta mudança pode ter sido benéfica nos relacionamentos amorosos.

Algumas pesquisas anteriores mostraram que os casais tendiam a ser mais críticos um com o outro quando passavam por situações de stress em comum.

Contudo, um novo estudo indica que acontecimentos de grande relevo, como desastres naturais, nem sempre estão associados ao mau funcionamento de um relacionamento.

Como esses fatores de stress são mais percetíveis do que durante as situações de rotina, os indivíduos podem estar mais conscientes dos problemas que os estão a afetar e que podem prejudicar o relacionamento.

“Devido a essa consciência, os casais podem ser menos propensos a culpar-se um ao outro pelos problemas e acabam por atribuir a culpa a outros fatores, o que pode reduzir os efeitos prejudiciais no relacionamento”, refere Lisa Neff, co-autora do estudo.

O estudo reforça que a pandemia de covid-19 trouxe uma oportunidade única de estudar este fenómeno, uma vez que, de repente, vários casais tiveram de lidar com os parceiros quase 24 horas por dia, devido à situação de teletrabalho e, em muitos casos, até de desemprego.

Durante a pesquisa, os investigadores analisaram os dados recolhidos de 191 participantes durante as primeiras semanas da pandemia e sete meses depois.

A equipa descobriu que, embora as pessoas fossem menos felizes no seu relacionamento quando passavam por situações de maior pressão, os efeitos nocivos do stress eram mais fracos entre os indivíduos que culpavam a pandemia pelos seus problemas.

Inicialmente, os especialistas pensaram que o efeito de culpar a pandemia poderia desaparecer com o tempo, mas estavam enganados.

“Mesmo que as pessoas estejam sobre stress há muito tempo, a pandemia continuou a ser um assunto importante, o que permite mantê-la na consciência das pessoas”, acabando por diminuir os outros problemas, frisa Neff.

“O stress nos casais costuma ser prejudicial, mas quanto mais o reconhecemos e percebemos de onde ele surge, mais rapidamente podemos proteger-nos dele. Falar abertamente pode enfraquecer alguns dos seus efeitos negativos”, remata a investigadora.

O estudo foi publicado na revista Social Psychological and Personality Science.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.