Pandemia pode congelar aumentos nas pensões durante dois anos

A quebra na economia causada pela pandemia de covid-19 pode fazer com que os pensionistas não tenham um aumento real das pensões nos próximos dois anos.

O Produto Interno Bruto (PIB) português quebrou 16,5% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado e 14,1% em relação ao trimestre anterior. É a maior quebra do PIB de sempre, escrevia o Observador no final do mês de julho. As perspetivas para o futuro não melhoraram e a economia continua a sofrer com a pandemia.

Face à situação económica do país, a fórmula de cálculo das atualizações da pensões pode levar a que os pensionistas não tenham aumentos reais automáticos durante os próximos dois anos, escreve o jornal Público.

O cálculo é feito com base em dois fatores: a variação média da inflação, sem habitação, nos últimos 12 meses e a média da taxa do crescimento anual dos últimos dois anos, terminados no 3.º trimestre. A inflação serve de referência para o aumento das pensões, sendo retiradas ou acrescentadas algumas décimas de acordo com o crescimento da economia.

Perante isto, é muito improvável que vá haver aumentos, pelo menos, nos dois próximos anos. A quebra na economia pode colocar a variação do PIB em 2020 num valor negativo próximo de 10%. Isto faz com que para o cálculo em 2021, o valor médio fique negativo. Um ano depois, só uma grande recuperação permitiria compensar a quebra deste ano.

Assim sendo, o máximo que os pensionistas podem esperar é um aumento equivalente à taxa de inflação. No entanto, segundo as previsões, este indicador também deverá andar à volta de zero. Em 2021, também não se antecipa um aumento.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bem …se congelarem toda a Economia em geral, o custo de vida actual e os Salários dos Políticos….tudo bem!…Raios…….ia-me esquecer; o preço da batata também!

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …