Palmeiras sagra-se campeão e Abel Ferreira ganha o troféu que faltava

Libertadores / Twitter

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras.

Palmeiras é o novo campeão brasileiro de futebol. A equipa orientada por Abel Ferreira conquistou um título que fugia desde 2018, fruto da derrota (0-1) do Internacional diante do América Mineiro, em Belo Horizonte, na 35.ª jornada do campeonato.

Há dois anos à frente do Palmeiras, Abel venceu duas Libertadores de forma consecutiva (2020 e 2021), uma Taça do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022) e um Campeonato Paulista (2022), juntando agora o título do Brasileirão.

Abel Ferreira é o terceiro treinador a vencer os títulos de Brasileirão, Libertadores, Taça do Brasil e Campeonato Estadual pela mesma equipa, depois de Cuca, pelo Atlético Mineiro, e Luiz Felipe Scolari, ao serviço do Grémio.

O Palmeiras entra em campo esta madrugada (a partir das 00:30) frente ao Fortaleza já com o título conquistado.

Como resumiu o Observador, depois da Taça dos Libertadores (Santos, 1-0) e da Taça do Brasil (Grémio, 1-0) relativas à época 2020, o Palmeiras falhou a final do Mundial de Clubes (Tigres, 0-1), perdeu nas grandes penalidades a Supertaça do Brasil (Flamengo, 2-2, 5-6 g.p.) e voltou a cair no desempate por castigos máximos da Supertaça Sul-Americana (Defensa y Justicia, 2-1 e 1-2, 3-4 g.p.), além de sair derrotado também na final do Campeonato Paulista (São Paulo, 0-0 e 0-2).

Esse foi o período mais complicado do técnico mas uns meses depois já estava a fazer história, com a reconquista da Taça dos Libertadores com o Flamengo (2-1, a.p.). Apesar de ter perdido a final do Mundial de Clubes no prolongamento com o Chelsea (2-1), foi uma viragem.

Este ano, começou por conquistar a Supertaça Sul-Americana (Athl. Paranaense, 2-2 e 2-0), ganhou de seguida o Campeonato Paulista (São Paulo, 1-3 e 4-0) e esteve quase sempre na liderança do Campeonato do Brasil, o título que lhe faltava.

A terceira final consecutiva da Taça dos Libertadores não ficou longe, com uma derrota nas meias-finais em encontros onde ficou cedo reduzido a dez com o Athl. Paranaense (0-1 e 2-2).

Agora, naquela que poderia ser a primeira ronda de decisões, o Palmeiras foi ganhar fora ao Athl. Paranaense e beneficiou de novo deslize do Internacional frente ao América (0-1), carimbando o triunfo na competição que ainda não tinha na 35.ª ronda.

O Verdão, que vai fazer a festa esta madrugada num Allianz Parque mais uma vez esgotado para a receção ao Fortaleza, consegue quebrar um jejum de quatro anos sem ganhar o Campeonato, reforçando o estatuto de clube com mais títulos (11) à frente de Santos (oito), Corinthians, Flamengo (sete) e São Paulo (seis).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.