Paleontólogos encontraram a mãe mais antiga do planeta

Royal Ontario Museum

Fóssil de waptia fieldensis, a mãe mais antiga do planeta com 508 milhões de anos, com a zona dos ovos evidenciada.

Fóssil de waptia fieldensis, a mãe mais antiga do planeta com 508 milhões de anos, com a zona dos ovos evidenciada.

Uma equipa de investigadores canadianos descobriu aquela que é a mãe mais antiga do planeta, com 508 milhões de anos. Trata-se de um fóssil com a forma de camarão.

O fóssil foi descoberto em 1912, no Xisto de Burgess, nas famosas Montanhas Rochosas canadianas, mas só agora foi devidamente analisado.

Encontrado juntamente com outros fósseis do período Câmbrico, ficou guardado durante vários anos no Museu Real de Ontário, no Canadá, até que uma equipa de paleontólogos liderada por Jean-Bernard Caron resolveu estudá-los.

Os investigadores detectaram cinco exemplares com ovos no seu interior, entre os quais os desta mãe, com forma de camarão.

Com 508 milhões de anos e 24 ovos fossilizados com embriões preservados, é “o registo directo mais antigo de embriões incubados”. Esta é a mãe mais antiga do planeta, realça o site do Museu.

Este exemplar pertence à espécie Waptia fieldensis, uma “prima” antiga dos artrópodes modernos, concluíram os investigadores.

A análise ao fóssil permitiu detectar que os ovos se encontram na parte inferior da casca bivalve, que lhe cobre a zona frontal do corpo.

Esta estrutura facilitava o transporte dos ovos e permitia à mãe tomar conta das suas crias.

As conclusões dos investigadores foram publicadas este mês, na revista científica Current Biology.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sem transmissão televisiva, público nem golos. Jogo histórico entre Coreias foi "fantasma"

O histórico jogo de futebol entre a Coreia do Norte e do Sul, treinada por Paulo Bento, disputado 29 anos depois, em Pyongyang, terminou esta terça-feira sem golos e com os dois países igualados na …

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …