Paleontólogos encontraram a mãe mais antiga do planeta

Royal Ontario Museum

Fóssil de waptia fieldensis, a mãe mais antiga do planeta com 508 milhões de anos, com a zona dos ovos evidenciada.

Fóssil de waptia fieldensis, a mãe mais antiga do planeta com 508 milhões de anos, com a zona dos ovos evidenciada.

Uma equipa de investigadores canadianos descobriu aquela que é a mãe mais antiga do planeta, com 508 milhões de anos. Trata-se de um fóssil com a forma de camarão.

O fóssil foi descoberto em 1912, no Xisto de Burgess, nas famosas Montanhas Rochosas canadianas, mas só agora foi devidamente analisado.

Encontrado juntamente com outros fósseis do período Câmbrico, ficou guardado durante vários anos no Museu Real de Ontário, no Canadá, até que uma equipa de paleontólogos liderada por Jean-Bernard Caron resolveu estudá-los.

Os investigadores detectaram cinco exemplares com ovos no seu interior, entre os quais os desta mãe, com forma de camarão.

Com 508 milhões de anos e 24 ovos fossilizados com embriões preservados, é “o registo directo mais antigo de embriões incubados”. Esta é a mãe mais antiga do planeta, realça o site do Museu.

Este exemplar pertence à espécie Waptia fieldensis, uma “prima” antiga dos artrópodes modernos, concluíram os investigadores.

A análise ao fóssil permitiu detectar que os ovos se encontram na parte inferior da casca bivalve, que lhe cobre a zona frontal do corpo.

Esta estrutura facilitava o transporte dos ovos e permitia à mãe tomar conta das suas crias.

As conclusões dos investigadores foram publicadas este mês, na revista científica Current Biology.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.