/

Paleontólogos encontram fémur de preguiça gigante fossilizado

Arqueólogos encontram na Colômbia um fémur fossilizado de uma preguiça gigante. No entanto, não há qualquer registo no país do vertebrado gigante.

Geólogos e paleontólogos da Universidade do Norte, na Colômbia, descobriram o fémur de uma preguiça gigante num zona do município Morroa, segundo a RT.

Segundo Aldo Rincón, paleontólogo e professor do programa de Geologia da instituição educativa, encontrar grandes mamíferos não é muito comum na Colômbia, mas sim em países como a Argentina e o Paraguai, de acordo com um comunicado.

O especialista indicou que no país não há registo sobre este vertebrado gigante, pelo que a sua descoberta “permitirá saber como se dispersaram e entender como é que esta zona pôde ser parte do habitat dos ditos mamíferos”.

Além das descobertas da preguiça, também foram encontrados restos de crocodilos, a carapaça de uma tartaruga, vestígios de toxodontes e até peixes de água doce. A presença destes animais, segundo os investigadores, poderia ser uma pista de que a zona albergou uma grande corrente de água há muito tempo.

A Universidade do Norte informou os fósseis serão enviados para um laboratório no município de Villa de Leyva, no departamento de Boyocá, onde lhes será feita uma limpeza e posteriormente serão devolvido à universidade para serem estudados com mais tempo.

Rincón declarou que não se descarta extrair o ADN dos fósseis e compará-lo com o dos atuais mamíferos para saber mais sobre a sua relação, ou estudar os dentes para decifrar que tipo de alimentos consumiam as antigas preguiças.

Desde maio de 2017 que estes especialistas exploram a zona de Morroa. Até à data encontraram mais de 300 amostras de fósseis vertebrados.

//

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.