Paleontólogos descobrem fóssil do primeiro dinossauro carnívoro na Venezuela

Tachiraptor_admirabilis

 

Uma equipa composta por paleontólogos da Venezuela, Brasil, Estados Unidos e Alemanha, localizou e identificou fósseis do primeiro dinossauro carnívoro venezuelano, o “Tachiraptor admirabilis”, conhecido como predador de Táchira.

Os fósseis foram encontrados em Los Andes venezuelanos, em La Grita, uma povoação do Estado de Táchira, situada 880 quilómetros a sudoeste de Caracas.

Uma análise fóssil permitiu determinar que o “Tachiraptor” terá vivido há aproximadamente 201 milhões de anos, durante a primeira fase do período Jurássico, enquanto os ossos da pata do animal indicaram tratar-se de um bípede terópode, de 1,5 a 2 metros de comprimento, cujos descendentes seriam aves modernas.

Segundo o paleontólogo Max Langer, da Universidade de São Paulo, Brasil, apesar de só terem sido encontradas partes dos ossos, esses vestígios foram suficientes para diferenciá-lo de outros dinossauros e confirmar que se trata de uma nova espécie.

Em agosto último uma equipa de investigadores internacionais localizou e identificou os fósseis do primeiro dinossauro venezuelano, do tamanho de um pequeno cão, que terá vivido em manadas, há mais de 200 milhões de anos.

Segundo os investigadores, trata-se do primeiro dinossauro da zona norte da América do Sul, o ‘Laquintasaura venezuelae’, encontrado em Los Andes venezuelanos, em La Grita, perto do sítio onde agora foi encontrado o “Tachiraptor admirabilis”.

Segundo os investigadores terá sido principalmente herbívoro, mas ter-se-ia alimentado também de insetos e outras pequenas presas.

Em La Quinta, La Grita, entre 1989 e 1991, um grupo de investigadores descobriu um fóssil com um dente pré-maxilar, um maxilar e um osso craniano de um dinossauro, que foi depois classificado como ‘Lesothosaurio sp’.

Até 2007 foram descobertos outros fósseis, entre eles uma coluna vertebral, fémures e outros ossos da mesma espécie, confirmando-se um ano depois que não estavam relacionados com o ‘Lesothosaurio sp’.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

TESS caçou o seu primeiro planeta do tamanho da Terra

O satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA descobriu o seu primeiro exoplaneta do tamanho da Terra. Com o nome HD 21749c, é o mundo mais pequeno para lá do nosso Sistema Solar já …

Cientistas russos propõem combater lixo espacial com um "laço"

Um equipa de cientistas russos propõe capturar e remover os detritos espaciais que orbitam a Terra através de um módulo especial que seria ligado através de um cabo aos níveis superiores dos foguetes - seria …

Dia 768k. Problemas nos routers podem causar pequeno "apagão" da internet em maio

A certa altura no próximo mês de maio, a internet irá sofrer um pequeno "apagão" que impedirá o acesso de milhares de pessoas. O evento, conhecido como Dia 768k, já é esperado há algum tempo …

Empresa italiana quer os passageiros (quase) de pé no avião

A Aviointeriors Group, uma empresa italiana de interiores de aeronaves, quer convencer as principais transportadoras aéreas a ultrapassar receios legais e embarcar na ideia de viajar quase de pé nos aviões. A ideia passa por pequenos …

Tesla lança táxis sem condutor já no próximo ano

Elon Musk anunciou que a fabricante de automóveis elétricos vai lançar um serviço de táxis-robô nos Estados Unidos já em 2020. Esta segunda-feira, Elon Musk comprometeu-se com mais um objetivo com data marcada: a Tesla vai …

Bruxelas autoriza Governo a baixar IVA da luz de 23 para 6%

O Comité de IVA da Comissão Europeia decidiu desde 12 de abril que Portugal tem o sim de Bruxelas para baixar a taxa de IVA que diz respeito ao termo fixo (potência contratada) na fatura …

Moro apontou "dificuldade institucional" na Operação Marquês. Sócrates atirou-se ao "ativista político disfarçado de juiz”

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, disse esta segunda-feira que há uma "dificuldade institucional" em Portugal em fazer avançar o processo contra o antigo primeiro-ministro José Sócrates, tal como acontece …

Luanda já não é uma das cidades mais caras do mundo

A capital angolana já não é das cidades mais caras do mundo, avança o Jornal de Angola esta segunda-feira. No topo das cidades mais caras do mundo estão três destinos: Paris, Singapura e Hong Kong …

O novo presidente da Ucrânia tem 3 problemas para resolver (e um teste para passar)

Volodymyr Zelensky, o novo presidente da Ucrânia, tem três problemas para resolver: acabar com a guerra, baixar o preço do gás e lutar contra a corrupção. Estes são os três desejos mais repetidos pelos ucranianos esta …

Bernie Sanders diz que governo de Israel é racista

Em declarações sobre Israel, Bernie Sanders afirmou "que agora é dirigido por um, ouso dizer, governo racista de direita" e que Netanyahu está tratar o povo palestiniano de forma "extremamente injusta". O pré-candidato democrata à presidência …