Paleontólogos descobrem fóssil do primeiro dinossauro carnívoro na Venezuela

Tachiraptor_admirabilis

 

Uma equipa composta por paleontólogos da Venezuela, Brasil, Estados Unidos e Alemanha, localizou e identificou fósseis do primeiro dinossauro carnívoro venezuelano, o “Tachiraptor admirabilis”, conhecido como predador de Táchira.

Os fósseis foram encontrados em Los Andes venezuelanos, em La Grita, uma povoação do Estado de Táchira, situada 880 quilómetros a sudoeste de Caracas.

Uma análise fóssil permitiu determinar que o “Tachiraptor” terá vivido há aproximadamente 201 milhões de anos, durante a primeira fase do período Jurássico, enquanto os ossos da pata do animal indicaram tratar-se de um bípede terópode, de 1,5 a 2 metros de comprimento, cujos descendentes seriam aves modernas.

Segundo o paleontólogo Max Langer, da Universidade de São Paulo, Brasil, apesar de só terem sido encontradas partes dos ossos, esses vestígios foram suficientes para diferenciá-lo de outros dinossauros e confirmar que se trata de uma nova espécie.

Em agosto último uma equipa de investigadores internacionais localizou e identificou os fósseis do primeiro dinossauro venezuelano, do tamanho de um pequeno cão, que terá vivido em manadas, há mais de 200 milhões de anos.

Segundo os investigadores, trata-se do primeiro dinossauro da zona norte da América do Sul, o ‘Laquintasaura venezuelae’, encontrado em Los Andes venezuelanos, em La Grita, perto do sítio onde agora foi encontrado o “Tachiraptor admirabilis”.

Segundo os investigadores terá sido principalmente herbívoro, mas ter-se-ia alimentado também de insetos e outras pequenas presas.

Em La Quinta, La Grita, entre 1989 e 1991, um grupo de investigadores descobriu um fóssil com um dente pré-maxilar, um maxilar e um osso craniano de um dinossauro, que foi depois classificado como ‘Lesothosaurio sp’.

Até 2007 foram descobertos outros fósseis, entre eles uma coluna vertebral, fémures e outros ossos da mesma espécie, confirmando-se um ano depois que não estavam relacionados com o ‘Lesothosaurio sp’.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …