Paleontólogos descobrem fóssil do primeiro dinossauro carnívoro na Venezuela

Tachiraptor_admirabilis

 

Uma equipa composta por paleontólogos da Venezuela, Brasil, Estados Unidos e Alemanha, localizou e identificou fósseis do primeiro dinossauro carnívoro venezuelano, o “Tachiraptor admirabilis”, conhecido como predador de Táchira.

Os fósseis foram encontrados em Los Andes venezuelanos, em La Grita, uma povoação do Estado de Táchira, situada 880 quilómetros a sudoeste de Caracas.

Uma análise fóssil permitiu determinar que o “Tachiraptor” terá vivido há aproximadamente 201 milhões de anos, durante a primeira fase do período Jurássico, enquanto os ossos da pata do animal indicaram tratar-se de um bípede terópode, de 1,5 a 2 metros de comprimento, cujos descendentes seriam aves modernas.

Segundo o paleontólogo Max Langer, da Universidade de São Paulo, Brasil, apesar de só terem sido encontradas partes dos ossos, esses vestígios foram suficientes para diferenciá-lo de outros dinossauros e confirmar que se trata de uma nova espécie.

Em agosto último uma equipa de investigadores internacionais localizou e identificou os fósseis do primeiro dinossauro venezuelano, do tamanho de um pequeno cão, que terá vivido em manadas, há mais de 200 milhões de anos.

Segundo os investigadores, trata-se do primeiro dinossauro da zona norte da América do Sul, o ‘Laquintasaura venezuelae’, encontrado em Los Andes venezuelanos, em La Grita, perto do sítio onde agora foi encontrado o “Tachiraptor admirabilis”.

Segundo os investigadores terá sido principalmente herbívoro, mas ter-se-ia alimentado também de insetos e outras pequenas presas.

Em La Quinta, La Grita, entre 1989 e 1991, um grupo de investigadores descobriu um fóssil com um dente pré-maxilar, um maxilar e um osso craniano de um dinossauro, que foi depois classificado como ‘Lesothosaurio sp’.

Até 2007 foram descobertos outros fósseis, entre eles uma coluna vertebral, fémures e outros ossos da mesma espécie, confirmando-se um ano depois que não estavam relacionados com o ‘Lesothosaurio sp’.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …