Descoberto palácio da civilização Maia no meio da selva mexicana

Um antigo palácio da civilização Maia foi descoberto no meio da selva mexicana, no estado de Iucatã, perto da histórica cidade de Kulubá.

A descoberta foi anunciada, na passada terça-feira, através de um comunicado do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH). De acordo com a Newsweek,

o palácio tem 55 metros de comprimento, 15 metros de largura e seis metros de altura.

Os vestígios encontrados apontam para duas fases de ocupação: no período Clássico Tardio (600–900 d.C.) e no período Clássico Terminal (850–1050 d.C.).

“Foi no Clássico Terminal que Chichén Itzá, tornando-se uma metrópole de destaque no nordeste do atual Iucatã, ampliou a sua influência sobre locais como Kulubá, o qual podemos inferir que, devido aos dados e materiais de cerâmica que possuímos, se tornou um enclave de Itzá”, explica Alfredo Barrera Rubio, um dos arqueólogos envolvidos.

Vários outros achados de importância arqueológica foram descobertos perto do palácio, incluindo um altar, duas residências e uma construção redonda que se acredita ter sido um forno.

Este sítio arqueológico fica no meio da selva, o que o torna vulnerável às intempéries. Por isso, foram adicionados pisos e outros revestimentos para proteger os acabamentos originais do palácio.

Os arqueólogos estão neste momento a escavar a área à volta da cidade vizinha de Kulubá. Segundo o Yucatan Times, a antiga metrópole possui templos de até 80 metros de altura.

A civilização Maia durou quase dois mil anos e teve origem em Iucatã mas, durante o seu auge, estendeu a sua influência a outras partes do México, Guatemala, Belize e Honduras.

Segundo o INAH, as visitas públicas a Kulubá devem começar dentro de pouco tempo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …