Mais de metade dos países mais saudáveis do mundo são europeus (e Portugal está perto dos melhores)

A Bloomberg reuniu a esperança média de vida, o acesso a água potável e saneamento básico e as penalizações por comportamentos de risco para saber quais são os países mais saudáveis do mundo.

A agência norte-americana concluiu esta semana que Espanha é pela primeira vez o país mais saudável do mundo, ultrapassando a Itália, que tinha ocupado a liderança no ranking anterior, publicado em 2017. A Islândia fecha o pódio, ocupando o terceiro lugar.

De acordo com a Bloomberg, no top 10 encontram-se ainda o Japão, a Suíça, a Suécia, a Austrália, Singapura, Noruega e Israel.

Entre os 169 países avaliados, Portugal ocupa o lugar 22, abaixo de Chipre e imediatamente à frente da Alemanha. Portugal, ainda assim, baixou uma posição face à anterior publicação.

A Espanha tem a mais alta expectativa de vida entre os países da União Europeia, e fica atrás do Japão e da Suíça em todo o mundo, segundo dados das Nações Unidas. Prevê-se que a Espanha até 2040 tenha a maior expectativa de vida, em quase 86 anos, seguida pelo Japão, Singapura e Suíça.

“A atenção primária é essencialmente fornecida por provedores públicos, médicos de família especializados e enfermeiros, que prestam serviços preventivos a crianças, mulheres e pacientes idosos, e cuidados agudos e crónicos”, de acordo com a revisão de Espanha do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde 2018 , observando um declínio na década passada em doenças cardiovasculares e mortes por cancro.

A dieta mediterrânica ajudar a explicar a liderança de Espanha, graças ao consumo de azeite e de frutos secos. Isto pode explicar “o menor índice de acidentes cardiovasculares do que os ocorridos nos países em que é seguida uma dieta pobre em gorduras”, segundo um estudo conduzido pela escola de Medicina da Universidade de Navarra e citado pela agência norte-americana.

Cuba, que ocupa a posição 30, está cinco lugares acima dos Estados Unidos. A aposta na prevenção em detrimento do diagnóstico e do tratamento é argumento para a vantagem de Cuba, o país melhor classificado no ranking e que não está na lista de “salários altos” do Banco Mundial.

As economias subsarianas são responsáveis por 27 das 30 nações menos saudáveis do ranking. Haiti, Afeganistão e Iémen foram os restantes três.

As Maurícias foram as mais saudáveis dessa região, situando-se em 74º lugar a nível mundial, pois apresentava a taxa de mortalidade mais baixa das doenças transmissíveis numa região ainda marcada pela mortalidade infecciosa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …