/

Sem pressa no supermercado? Nos Países Baixos há caixas para clientes solitários

A cadeia de supermercados neerlandesa Jumbo anunciou a abertura de 200 caixas registadoras para clientes que se sintam solitários e que queiram conversar um bocado.

As chamadas Kletskassas são caixas registadoras onde os clientes que não têm pressa ou sentem-se solitários podem ir para falar um pouco. A ideia partiu da cadeia de supermercados holandesa Jumbo (não confundir com o antigo Jumbo, agora Auchan).

A Jumbo anunciou a abertura de 200 caixas registadoras deste tipo, numa iniciativa que pretende combater a solidão, escreve a VICE. Este é um problema sério no país: um em cada idosos com mais de 75 anos sente-se solitário.

A cadeia de supermercados já tinha testado as Kletskassas em 2019, revelando-se um verdadeiro sucesso. A implementação generalizada destas caixas registadores surge agora em paralelo com um programa do governo neerlandês chamado Eén tegen eenzaamheid (“Um Contra a Solidão”).

“A Kletskassa é uma caixa especialmente para pessoas que não estão com pressa e querem conversar”, disse um representante da Jumbo. “Muitas pessoas, especialmente os idosos, às vezes sentem-se solitários. É um gesto pequeno, mas muito valioso, especialmente num mundo que está a digitalizar-se e a ficar cada vez mais rápido”.

A Jumbo vai também abrir “cantinhos aconchegantes de socialização” onde os clientes podem tomar um café e conversar. Por fim, vai doar também ingredientes para a Oma’s Soep, uma iniciativa que junta idosos e estudantes universitários para fazer sopa.

Para reduzir o desperdício de alimentos, a Oma’s Soep recolhe sobras de vegetais e ervas em supermercados e mercearias e usa esses produtos frescos durante os dias de confeção. Portanto, é sempre uma surpresa para os idosos e voluntários que sopa farão.

Os Países Baixos têm um longo histórico de combate à solidão dos idosos. Por exemplo, um lar de idosos ofereceu estadia gratuita a estudantes em troca por passar 30 horas por semana sendo “bons vizinhos” para os residentes idosos.

Além disso, durante os confinamentos de 2020 devido à pandemia de covid-19, a Holanda aconselhou os cidadãos a arranjar um “sex buddy” (companheiro sexual).

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.