Novas imagens revelam paisagens ocultas da Idade do Gelo no Mar do Norte

Uma equipa de cientistas criou um mapa do mundo subaquático do Mar do Norte, revelando enormes canais formados durante a última Era do Gelo.

Os dados obtidos pelos investigadores revelaram 19 canais transversais que têm entre 300 e 3.000 metros de largura.

“Da mesma forma que os humanos podem deixar pegadas na areia, os icebergues deixaram uma marca na terra sobre a qual deslizaram”, explica James Kirkham, principal autor do estudo publicado na revista Geology.

A equipa de cientistas criou uma mapa onde mostra os “vales em túnel” originados por este gelo antigo. Estes vales, ou canais, são os restos de sistemas massivos de rios que fluíam por baixo das camadas de gelo, alimentados pela água do derretimento, enquanto as temperaturas aumentavam e o gelo ia desaparecendo.

De acordo com a Cosmos Magazine, cada um destes canais está esculpido na rocha a centenas de metros abaixo do fundo do Mar do Norte.

Para encontrar e mapear as características detalhadamente, a equipa utilizou a tecnologia 3D de reflexão sísmica.

“Embora já soubéssemos da existência dos canais do Mar do Norte há algum tempo, esta é a primeira vez que visualizamos formas terrestres em escala fina dentro deles”, referiu Kelly Hogan, coautora do estudo.

“Estas características delicadas mostram-nos como a água se moveu através dos canais debaixo do gelo e até mesmo como o gelo estagnou e derreteu”, explica Hogan, citada pelo Science Direct.

Os novos mapas estão a ser comparados com as características dos icebergues modernos, fornecendo pistas de como estas antigas camadas de gelo se comportaram enquanto retrocederam, o que pode dar uma nova luz sobre a forma como os icebergues modernos se podem comportar devido às mudanças climáticas.

O objetivo é usar “estes antigos canais para entender de que forma o gelo vai responder às mudanças. Com o aquecimento climático é extremamente relevante e oportuno”, concluiu Hogan.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde. Gostei muito do artigo, mas coloco uma questão: em vez de “icebergs” não quererão escrever “glaciares”? A expressão usada no artigo de fonte é “ice sheets” que são glaciares que, se chegarem ao mar se podem tornar “ice shelves”.

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …