/

Novas imagens revelam paisagens ocultas da Idade do Gelo no Mar do Norte

1

Uma equipa de cientistas criou um mapa do mundo subaquático do Mar do Norte, revelando enormes canais formados durante a última Era do Gelo.

Os dados obtidos pelos investigadores revelaram 19 canais transversais que têm entre 300 e 3.000 metros de largura.

“Da mesma forma que os humanos podem deixar pegadas na areia, os icebergues deixaram uma marca na terra sobre a qual deslizaram”, explica James Kirkham, principal autor do estudo publicado na revista Geology.

A equipa de cientistas criou uma mapa onde mostra os “vales em túnel” originados por este gelo antigo. Estes vales, ou canais, são os restos de sistemas massivos de rios que fluíam por baixo das camadas de gelo, alimentados pela água do derretimento, enquanto as temperaturas aumentavam e o gelo ia desaparecendo.

De acordo com a Cosmos Magazine, cada um destes canais está esculpido na rocha a centenas de metros abaixo do fundo do Mar do Norte.

Para encontrar e mapear as características detalhadamente, a equipa utilizou a tecnologia 3D de reflexão sísmica.

“Embora já soubéssemos da existência dos canais do Mar do Norte há algum tempo, esta é a primeira vez que visualizamos formas terrestres em escala fina dentro deles”, referiu Kelly Hogan, coautora do estudo.

“Estas características delicadas mostram-nos como a água se moveu através dos canais debaixo do gelo e até mesmo como o gelo estagnou e derreteu”, explica Hogan, citada pelo Science Direct.

Os novos mapas estão a ser comparados com as características dos icebergues modernos, fornecendo pistas de como estas antigas camadas de gelo se comportaram enquanto retrocederam, o que pode dar uma nova luz sobre a forma como os icebergues modernos se podem comportar devido às mudanças climáticas.

O objetivo é usar “estes antigos canais para entender de que forma o gelo vai responder às mudanças. Com o aquecimento climático é extremamente relevante e oportuno”, concluiu Hogan.

ZAP //

1 Comment

  1. Boa tarde. Gostei muito do artigo, mas coloco uma questão: em vez de “icebergs” não quererão escrever “glaciares”? A expressão usada no artigo de fonte é “ice sheets” que são glaciares que, se chegarem ao mar se podem tornar “ice shelves”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.