Pais perderam custódia do filho por recusarem tratá-lo com quimioterapia

Nos Estados Unidos, um tribunal retirou aos pais a custódia de uma criança diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda, justificando a decisão com o “risco substancial de negligência”.

Um juiz da Flórida, nos Estados Unidos, retirou aos pais a custódia de uma criança de quatro anos, diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda, depois de o casal ter recusado tratar o filho com quimioterapia. O juiz Thomas Palermo justificou a decisão com o “risco substancial de negligência“.

Segundo o Público, a advogada dos pais diz que estes estão “absolutamente devastados” e que a criança está a atravessar “uma experiência médica traumática sem os pais”. Em cima da mesa está a hipótese de recorrerem da decisão.

A criança foi afastada dos progenitores em maio deste ano, na sequência de uma busca policial desencadeada pelo facto de não ter cumprido as sessões de quimioterapia no hospital. Joshua McAdams e Taylor Bland-Ball fugiram com a criança para não fazerem a quimioterapia e adotarem estratégias alternativas, que incluíam canábis, água alcalina e terapia de oxigénio.

O rapaz cumpriu apenas duas sessões de quimioterapia. No Facebook, a mãe disse que o filho estava curado poucas semanas após ter sido diagnosticado, fazendo referências a algumas terapêuticas caseiras, como a utilização de várias ervas, chás e outros produtos que, segundo a própria, tinham contribuído para a recuperação “milagrosa” do filho.

https://www.facebook.com/taylornbland1/posts/2296756743721964

Dias após a publicação, a criança era procurada pelas autoridades. “Os pais recusaram-se a prosseguir com o acompanhamento médico que esta criança precisa”, lia-se no aviso das autoridades. Horas depois, a família foi localizada em Georgetown, Kentucky. O menino passou a receber tratamento hospitalar e os pais a serem investigados por negligência.

Os progenitores defenderam o direito de escolher a estratégia de tratamento para o filho, um argumento que recolheu muitos apoiantes que acusado o Estado de “rapto médico“.

Em maio, ficou decidido que a criança faria a quimioterapia como principal forma de tratamento e que os pais poderiam experimentar outras alternativas. O menor ficaria, contudo, aos cuidados da avó.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …