Pais perderam custódia do filho por recusarem tratá-lo com quimioterapia

Nos Estados Unidos, um tribunal retirou aos pais a custódia de uma criança diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda, justificando a decisão com o “risco substancial de negligência”.

Um juiz da Flórida, nos Estados Unidos, retirou aos pais a custódia de uma criança de quatro anos, diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda, depois de o casal ter recusado tratar o filho com quimioterapia. O juiz Thomas Palermo justificou a decisão com o “risco substancial de negligência“.

Segundo o Público, a advogada dos pais diz que estes estão “absolutamente devastados” e que a criança está a atravessar “uma experiência médica traumática sem os pais”. Em cima da mesa está a hipótese de recorrerem da decisão.

A criança foi afastada dos progenitores em maio deste ano, na sequência de uma busca policial desencadeada pelo facto de não ter cumprido as sessões de quimioterapia no hospital. Joshua McAdams e Taylor Bland-Ball fugiram com a criança para não fazerem a quimioterapia e adotarem estratégias alternativas, que incluíam canábis, água alcalina e terapia de oxigénio.

O rapaz cumpriu apenas duas sessões de quimioterapia. No Facebook, a mãe disse que o filho estava curado poucas semanas após ter sido diagnosticado, fazendo referências a algumas terapêuticas caseiras, como a utilização de várias ervas, chás e outros produtos que, segundo a própria, tinham contribuído para a recuperação “milagrosa” do filho.

https://www.facebook.com/taylornbland1/posts/2296756743721964

Dias após a publicação, a criança era procurada pelas autoridades. “Os pais recusaram-se a prosseguir com o acompanhamento médico que esta criança precisa”, lia-se no aviso das autoridades. Horas depois, a família foi localizada em Georgetown, Kentucky. O menino passou a receber tratamento hospitalar e os pais a serem investigados por negligência.

Os progenitores defenderam o direito de escolher a estratégia de tratamento para o filho, um argumento que recolheu muitos apoiantes que acusado o Estado de “rapto médico“.

Em maio, ficou decidido que a criança faria a quimioterapia como principal forma de tratamento e que os pais poderiam experimentar outras alternativas. O menor ficaria, contudo, aos cuidados da avó.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …