Pais divorciados penalizados no IRS devido a “complexidade técnica” que dura há anos

Alguns pais divorciados estão a ser penalizados devido a uma “complexidade técnica” que já foi identificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), mas que dura há anos.

Há vários anos que alguns pais divorciados não conseguem incluir os filhos na declaração de IRS. Isto acontece a quem tem filhos em regime de guarda alternada e cujo antigo cônjuge não partilha a senha de acesso à área reservada dos filhos no site da Autoridade Tributária e Aduaneira.

O Fisco está a par deste problema, mas ainda não o resolveu, avança o jornal Público esta quarta-feira. O ministro das Finanças, João Leão, garante que a AT está a estudar uma “proposta”, embora não dê garantias de uma solução.

Desta forma, há contribuintes que não conseguem incluir parte das despesas de educação ou saúde dos dependentes nas deduções à coleta do IRS.

Em 2017, para resolver este imbróglio, o Parlamento aprovou uma lei que faz com que os filhos possam “ser incluídos nas declarações” dos dois pais divorciados que partilham as responsabilidades parentais.

Contudo, no ano seguinte, na hora de entregar a declaração de IRS relativa a 2017, surgiu um problema com a validação do agregado familiar. Isto porque para fazer a validação, os pais têm de ter acesso à senha fiscal do filho. Como só um deles recebe a senha, caso este não a decida partilhar com o ex-cônjuge, este fica impossibilitado de validar o agregado familiar.

Na lei do Orçamento do Estado para 2019, ficou definido que o fisco disponibilizaria “a cada sujeito passivo os meios de acesso à área reservada dos respetivos dependentes no Portal das Finanças”. Até ao momento, nada mudou.

Como justificação, João Leão alega que a regulamentação desta norma e a sua “operacionalização/implementação informática é de elevada complexidade técnica e terá forte impacto nas diversas aplicações existentes no Portal das Finanças e nas bases de dados da AT”.

Em relação a esta matéria, o PAN considera que a situação é injusta e traz a estes contribuintes “grandes prejuízos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …