Pais detidos por rapto do filho com cancro garantem que ele está curado

Naveed King / Facebook

Britânico Ashya King, de 5 anos, no hospital a tratar cancro

Os pais que estiveram detidos depois de terem levado o seu filho do hospital, sem consentimento médico, para receber um tratamento alternativo contra o cancro, garantem que o filho está livre da doença.

O pai do pequeno Ashya King, um menino britânico de cinco anos, garante ao jornal The Sun, citado pela BBC, que o filho se livrou do cancro, depois de ter feito um tratamento à base de protões na República Checa.

Brett King refere que um exame recente feito ao filho não mostrou qualquer rasto do tumor cancerígeno.

Para contar esta história, é preciso recuar no tempo, a Julho de 2014, altura em que o menino foi operado no hospital de Southampton, no Reino Unido, depois de lhe ter sido diagnosticado um meduloblastoma, um tipo de tumor cerebral.

Após a remoção do tumor, o menino voltou a ser operado ao cérebro em Agosto de 2014, ficando impossibilitado de falar, de comer e de beber e dependente de uma bomba de alimentação, relata a BBC.

Para evitar o regresso do tumor, os pais apostaram num tratamento alternativo que não é prestado no Reino Unido, embora o Sistema Nacional de Saúde do país trate do envio de algumas crianças para outros países, de modo a receberem esta terapia.

O tratamento é feito com feixes de protões e utiliza uma forma de radiação que, alegadamente, atinge apenas as células cancerígenas sem afectar os tecidos saudáveis, o que o torna menos prejudicial do que outros tipos de radiação, como a quimioterapia.

Os pais levaram o menino para Espanha, onde têm uma casa de férias, enquanto tratavam de programar o tratamento com protões na República Checa, acabando por ser detidos a pedido das autoridades britânicas.

Brett e Naghemeh King estiveram na prisão durante durante mais de 24 horas, enquanto o filho recebia cuidados num hospital de Málaga. Só depois de serem libertados é que viajaram para a República Checa, onde o menino foi sujeito ao tratamento com protões.

Os pais da criança garantem agora que a criança se livrou do cancro e que está a recomeçar a falar.

“São notícias incríveis. Estamos absolutamente maravilhados. Justifica tudo aquilo por que passamos porque as coisas estão a resultar para o Ashya”, contou o pai ao The Sun, citado pela BBC.

A família continua em Espanha e só espera agora que as autoridades britânicas lhe permitam o regresso a casa, sem que os Serviços Sociais lhe retirem o filho.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …