Pais detidos por rapto do filho com cancro garantem que ele está curado

Naveed King / Facebook

Britânico Ashya King, de 5 anos, no hospital a tratar cancro

Os pais que estiveram detidos depois de terem levado o seu filho do hospital, sem consentimento médico, para receber um tratamento alternativo contra o cancro, garantem que o filho está livre da doença.

O pai do pequeno Ashya King, um menino britânico de cinco anos, garante ao jornal The Sun, citado pela BBC, que o filho se livrou do cancro, depois de ter feito um tratamento à base de protões na República Checa.

Brett King refere que um exame recente feito ao filho não mostrou qualquer rasto do tumor cancerígeno.

Para contar esta história, é preciso recuar no tempo, a Julho de 2014, altura em que o menino foi operado no hospital de Southampton, no Reino Unido, depois de lhe ter sido diagnosticado um meduloblastoma, um tipo de tumor cerebral.

Após a remoção do tumor, o menino voltou a ser operado ao cérebro em Agosto de 2014, ficando impossibilitado de falar, de comer e de beber e dependente de uma bomba de alimentação, relata a BBC.

Para evitar o regresso do tumor, os pais apostaram num tratamento alternativo que não é prestado no Reino Unido, embora o Sistema Nacional de Saúde do país trate do envio de algumas crianças para outros países, de modo a receberem esta terapia.

O tratamento é feito com feixes de protões e utiliza uma forma de radiação que, alegadamente, atinge apenas as células cancerígenas sem afectar os tecidos saudáveis, o que o torna menos prejudicial do que outros tipos de radiação, como a quimioterapia.

Os pais levaram o menino para Espanha, onde têm uma casa de férias, enquanto tratavam de programar o tratamento com protões na República Checa, acabando por ser detidos a pedido das autoridades britânicas.

Brett e Naghemeh King estiveram na prisão durante durante mais de 24 horas, enquanto o filho recebia cuidados num hospital de Málaga. Só depois de serem libertados é que viajaram para a República Checa, onde o menino foi sujeito ao tratamento com protões.

Os pais da criança garantem agora que a criança se livrou do cancro e que está a recomeçar a falar.

“São notícias incríveis. Estamos absolutamente maravilhados. Justifica tudo aquilo por que passamos porque as coisas estão a resultar para o Ashya”, contou o pai ao The Sun, citado pela BBC.

A família continua em Espanha e só espera agora que as autoridades britânicas lhe permitam o regresso a casa, sem que os Serviços Sociais lhe retirem o filho.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.