Empresa cria painel solar portátil de “origami” que cabe no bolso das calças

Sego Innovations

O painel solar funciona como um carregador portátil e pode ser facilmente dobrado e guardado numa mochila.

A startup americana Sego Innovations inventou um painel solar portátil que pode ser dobrado como um origami de papel e guardado de forma cómoda e fácil, pesando apenas 1,4 quilos e cabendo até em algumas calças com bolsos maiores.

A Sego foi fundada por três ex-estudantes da Universidade Brigham Young que já tinham feito parte de um projeto da NASA para um painel solar montado num foguetão que poderia ser compactado para o lançamento e expandido até 10 vezes o seu tamanho original quando chegava ao Espaço.

Os criadores decidiram inventar algo semelhante para a Terra, com um painel portátil que funciona como um carregador para quando se vai de viagem ou para emergências, escreve o New Atlas.

O nodo modelo vai incluir um conjunto de células solares monocristalinas SunPower que fornece 25 watts de carga em condições ideais de Sol. Os painéis são cortados com precisão em metades e quartos triangulares e, em seguida, reconectados com a placa de circuito impresso.

O painel foi projetado para ser transportado como um quadrado de 19 cm com pouco mais de 2,5 cm de espessura, desenrolando-se com um simples puxão de duas mãos num painel hexagonal fino. Quando expandido, tem até 0,24 m² de superfície.

A Sego protege as células solares com um revestimento de ETFE para proteger o dispositivo contra o estado do tempo e apoia-as com um substrato laminado de fibra de vidro de alta pressão para criar uma estrutura durável pronta para viagens e uso ao ar livre.

A parte traseira do painel tem módulo carregador com uma entrada USB-C para conectar diretamente a um dispositivo que precisa de ser carregado ou a uma fonte de alimentação portátil para armazenamento. A Sego estima um tempo de carregamento de uma a duas horas para um smartphone e de três a quatro horas para um tablet, assumindo as condições ideais de Sol.

A Sego desenvolveu um protótipo, mas ainda está a terminar a versão final de produção. O preço sugerido é de 395 dólares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.