Novos painéis solares não precisam de sol para produzir energia

Quando se trata de energia renovável, os painéis solares são a primeira coisa que vem à cabeça. A sua eficiência melhorou nos últimos tempos e os custos caíram bastante. O desenvolvimento desta tecnologia está em ascensão, e para complementar este processo surgem agora painéis que não precisam de sol para produzir energia.

Um dos problemas associados aos painéis solares é que nem sempre está sol, e quando as nuvens aparecem o funcionamento da tecnologia pode ser posto em causa. Agora, uma nova invenção encontrou uma forma de contornar a inconsistência da energia solar, captando luz ultravioleta invisível que está presente independentemente do clima.

O conceito chama-se AuREUS e foi inventado por Carvey Ehren Maigue, um estudante de engenharia elétrica das Filipinas. Esta tecnologia envolve uma combinação de partículas luminescentes orgânicas que absorvem a luz ultravioleta e a convertem em luz visível, sendo que essa luz é depois transformada em energia.

É semelhante à maneira como respiramos oxigénio e exalamos dióxido de carbono”, explica o jovem empreendedor, que sublinha que o AuREUS “absorve luz ultravioleta e, depois de algum tempo, derrama-a como luz visível”.

Produzida com uma resina semelhante à que é usada no vidro à prova de bala, esta tecnologia de recolha de luz pode ser usada para criar janelas, paredes ou qualquer outra parte do exterior de um edifício.

Maigue desenvolveu o AuREUS transformando resíduos de frutas e vegetais num material luminescente que pode converter a luz ultravioleta. Juntando isso com uma resina e revestindo-o com um filme solar, o filipino criou painéis de vidro que podem produzir uma quantidade surpreendente de eletricidade.

O protótipo é um painel único que o estudante instalou na janela do seu apartamento. Com tonalidade verde limão, mas transparente, o painel de teste pode produzir potência suficiente para carregar dois telemóveis por dia.

O estudante indica que o próximo passo é criar um projeto piloto para usar os painéis numa escala maior. A primeira instalação num edifício será numa pequena clínica médica na ilha de Jomalig.

O jovem empreendedor espera que a tecnologia possa ser usada numa ampla gama de produtos num futuro próximo, avança o Fast Company.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ZAP “Novos painéis solares não precisam de sol para produzir energia” TODOS os paneis (novos ou antigos) NÃO precisam de sol para produzir energia, basta luz. Até os “antigos” produzem mal com dias de muito sol e muito calor sendo semi-condutores sensiveis a temperatura.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo. O que está em questão é a eficiência do processo usado nesta nova abordagem.
      Por comparação, a nossa pele permite fazer trocas gasosas, mas isso não significa que sejamos capazes de respirar apenas pela pele.
      Se um dia alguém inventar uma forma eficaz de respiração cutânea, não faz sentido dizer que “isso já todos sabíamos, e até os antigos respiravam pela pele”.

RESPONDER

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …