Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP.

A PSP de Oeiras entregou esta semana duas crianças à mãe, que não via os filhos desde Junho de 2018, altura em que o pai os levou para o estrangeiro sem autorização, tendo vivido entretanto em 15 países.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP anunciou este domingo que localizou e entregou na quinta-feira dois menores à sua mãe, por decisão do Ministério Público. A história começou no verão do ano passado e ainda não terminou.

O pai de duas crianças decidiu viajar com os dois filhos para um país do espaço europeu tendo a mãe dado autorização para que se ausentassem durante uma semana.

No entanto, em Junho de 2018, o pai e avó paterna “ausentaram-se de um país extra comunitário, com os filhos, para parte incerta”, revela o gabinete de comunicação da PSP, em comunicado, acrescentando que os progenitores são estrangeiros.

Desde então, o pai tem estado com as crianças, “mudando de país para país, sendo que até à presente data, passou por 15 países diferentes, sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos”, acrescenta.

No mês passado, o pai veio para Portugal com as crianças, tendo-se instalado em Oeiras. Através das redes sociais, a mãe descobriu o seu paradeiro e viajou também para Portugal, onde conseguiu finalmente ver os filhos.

O caso chegou à PSP de Oeiras a 18 de Outubro, quando os dois progenitores foram identificados por estarem a discutir a guarda de dois menores.

A polícia de Oeiras, como medida cautelar, para evitar a fuga e com a concordância do visado, apreendeu os passaportes. Todos os documentos foram enviados para o Tribunal de Família e Menores de Cascais que, posteriormente, emitiu um mandado.

Por decisão judicial, os filhos foram entregues à mãe, a título provisório, a qual deverá aguardar em território nacional, com os filhos, até que ocorra uma decisão final.

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão Policial de Oeiras, realizou assim a 7 de Novembro uma diligência processual emanada pelo Ministério Público, no sentido de proceder à localização e entrega imediata de dois menores à mãe.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …