Pai do SNS diz que é um milagre ouvir a direita defendê-lo

(dr) Hospital de São João

-

O antigo ministro socialista António Arnaut afirmou esta manhã, em Coimbra, que ouvir a direita a defender o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que comemora 35 anos foi um “verdadeiro milagre”.

O Serviço Nacional de Saúde “fez muitos milagres” ao longo dos seus 35 anos, como “reduzir a mortalidade infantil ou aumentar a esperança média de vida” dos portugueses, sendo o seu último milagre “ter o apoio da direita”, afirmou António Arnaut, antigo ministro dos Assuntos Sociais, que impulsionou a criação do SNS em 1979, recordando que, aquando da sua votação, quer o PSD quer o CDS “votaram contra”.

Segundo o antigo ministro socialista, “ouvir” o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, “que é um neoliberal assumido”, dizer que o SNS “é de grande valor e que está apostado em melhorá-lo” mostra o “mérito” do projeto.

“Há um grande consenso” em torno do SNS, tendo a “direita reconhecido o seu valor”, frisou António Arnaut.

Carlos Botelho / Flickr

António Arnaut por Carlos Botelho

António Arnaut por Carlos Botelho

O histórico socialista falava aos jornalistas à margem de uma das cerimónias de comemoração dos 35 anos do SNS em Coimbra, dinamizadas pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em que se procedeu à rega da “Oliveira do Serviço Nacional de Saúde”.

Antes da iniciativa, António Arnaut recordou que o SNS “se deparou com muitas dificuldades ao longo destes 35 anos”, tendo resultado “não de milagres, mas da força e da convicção”.

O Serviço Nacional de Saúde tornou-se “um imperativo constitucional, para além do imperativo moral que já era”, sublinhou.

A criação do SNS “valeu a pena. Valeu a pena porque a alma não é pequena e porque o povo é quem mais ordena”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …