Página “Jovem Conservador de Direita” foi eliminada do Facebook

JCdeDireita / Twitter

Página do Jovem Conservador de Direita foi eliminada do Facebook.

A página satírica “Jovem Conservador de Direita” foi banida do Facebook, esta semana, por ter sido reportada como “incitadora de um discurso de ódio”.

A página do “Jovem Conservador de Direita” (JCD) viu a sua página ser apagada definitivamente da rede social Facebook, acusada de “incentivar o ódio”.

Criada por Sérgio Duarte, Frederico Saragoça e Bruno Henriques, a página contava com mais de 54 mil seguidores. Ao Jornal de Notícias, um dos responsáveis explica que fizeram “um post de elogio fúnebre ao engenheiro Belmiro de Azevedo e, pouco tempo depois, recebemos uma série de denúncias”.

A publicação foi eliminada da conta, mas os administradores, pouco tempo depois, fizeram um recurso à rede social. O post voltou a ser colocado no feed, tendo sido novamente apagado mais tarde.

“Finalmente, recebemos uma resposta, em que o Facebook justifica o apagão por se tratar de uma página que usa um tipo de discurso que incentiva o ódio. Sendo esta uma página satírica, que pauta pela ironia, olhamos para esta resposta com uma boa dose de humor”, diz um dos criadores da página ao jornal.

O anúncio foi feito no Facebook pessoal de Frederico Saragoça. Na publicação, o humorista tece duras críticas ao sistema de moderação da rede social.

“É tremendamente injusto e grave o que se está a passar. Pensem apenas que a vossa liberdade de expressão nesta plataforma está dependente de um algoritmo cego que não analisa devidamente as situações denunciadas e permite que haja censura”.

Apesar da suspensão definitiva, a página do “Jovem Conservador de Direita” garante que irá continuar o seu trabalho mas, desta vez, em espaços onde lhe seja garantida uma maior liberdade.

“Foi uma vitória da censura e de um grupo de grunhos que conseguiram acabar com quase três anos de trabalho criativo pro bono. Durante esse tempo, escrevemos apenas por prazer e porque queríamos fazer um tipo de humor em Portugal diferente do que existia”, escreve um dos responsáveis.

A página nasceu em 2015, no período das eleições legislativas, no qual surgiu, depois da vitória do PSD, a chamada “Geringonça”. “A nossa página é inspirada no estereótipo de um jotinha que consegue ascender dentro de um partido de direita com mérito, mas com uma boa dose de compadrio“, explica.

O “Jovem Conservador de Direita” é, então, uma personagem fictícia candidata à liderança do PSD, com a promessa de anexar a este o CDS/PP. O sucesso no Facebook resultou num livro intitulado “A Era do Doutor”.

No futuro, os administradores da página vão continuar o seu trabalho no Twitter. “Já temos o Twitter e quem sabe criaremos um Google Docs para os nossos textos”, conclui um dos responsáveis.

“Jovem Conservador de Direita” de volta ao ativo

Depois de ter sido eliminada do Facebook por denúncias de ódio, a página do “Jovem Conservador de Direita” voltou a estar ativa no final da tarde desta quinta-feira. No entanto, sem quaisquer atualizações, já que os administradores continuavam bloqueados na rede social.

Ontem, ainda incapazes de utilizar o Facebook, os responsáveis pela página usaram o Twitter para comentar o sucedido. “Eu e os meus estagiários continuamos bloqueados. Parabéns”, escreveram.

Na manhã desta sexta-feira, os administradores e criadores do “Jovem Conservador de Direita” fizeram uma publicação, desta vez no Facebook, na qual garantem que o sucedido “não foi um golpe de marketing orquestrado para que se fale na página ou para que se venda o que quer que seja”.

“Se esta ‘polémica’ servir para alguma coisa, que sirva para apontar este problema das redes sociais. A democracia também se faz aqui e, como se viu no exemplo dos EUA, pode mesmo influenciar eleições (isto foi uma analogia, não uma comparação)”, lê-se na mesma publicação.

Asseguram a continuação do “Jovem Conservador de Direita”, “mas não aqui”. Os três administradores acusam a rede social de não ser fiável e admitem que daqui para a frente servirá apenas de portefólio, afirmando, porém, que “até isso é arriscado porque é permitido fazer scroll down e denunciar textos antigos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …