Padre suspeito de abusos sexuais obrigado a pagar caução e entregar passaporte

foto: mmagallan / sxc

foto: mmagallan / sxc

O pároco da Golegã suspeito de abuso sexual de duas crianças ficou obrigado a pagar uma caução de 3.500 euros e a entregar o passaporte, estando proibido de sair da área de residência e de se aproximar de menores.

As medidas de coação foram lidas aos jornalistas depois de quase quatro horas de interrogatório no Tribunal da Golegã, onde o padre chegou acompanhado por dois agentes da Polícia Judiciária.

Colocado sob termo de identidade e residência, o pároco foi proibido pelo juiz de se aproximar dos concelhos da Golegã e de Torres Novas (onde terão ocorrido os crimes), devendo permanecer na sua área de residência, bem como de qualquer contacto com menores, em particular com as vítimas.

A PJ anunciou a detenção do pároco, dado como estando em parte incerta desde o início do mês, por ser o “presumível autor de dois crimes de abuso sexual de crianças cometidos na forma agravada”.

O advogado do padre considerou as medidas de coação “pesadas”, mas admitiu serem adequadas tendo em conta o clima de alarme social gerado.

Há duas semanas, a Diocese de Santarém anunciou a abertura de um “processo canónico de averiguações a propósito de suspeitas” sobre o pároco.

Notícias surgidas em alguns órgãos de comunicação social referiam “actos menos correctos” do pároco que terão envolvido jovens durante um acampamento de escuteiros.

“O sacerdote encontra-se dispensado de todos os seus encargos. Tal não implica um juízo sobre a sua pessoa, ou sobre os factos, mas favorece a averiguação da verdade”, afirmava a nota da diocese.

Declarando-se “disponível para colaborar em tudo com as instâncias civis”, a Diocese de Santarém afirmava estar “em contacto com os familiares para dar todo o apoio necessário”.

“A Diocese deseja manifestar que está próxima dos jovens e suas famílias e de toda a comunidade. Compreende e partilha a perplexidade e tristeza de todos. Está determinada a colaborar para criar um ambiente sereno e seguro para todos”.

A Conferência Episcopal Portuguesa divulgou, em Abril de 2012, um conjunto de directrizes para o tratamento de eventuais casos de abuso sexual de menores ocorridos na Igreja, destacando a necessidade de colaboração com as autoridades civis.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …