Padre russo exibia Gucci e Louis Vuitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

(dr) Viacheslav Baskakov / Instagram

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar.

Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos de luxo ao mesmo tempo que envergava o hábito de sacerdote. As fotos tornaram-se virais e agora o padre de Tver vai responder disciplinarmente pelos seus gostos extravagantes.

O “padre Gucci” – como foi apelidado – é sacerdote da igreja ortodoxa russa e vê-se agora a braços com uma investigação que o levará a comparecer perante o conselho de disciplina da região de Tver, a norte de Moscovo.

Quando a polémica começou a aumentar, o Baskakov apressou-se a apagar a conta do Instagram, mas foi tarde demais. As fotografias já tinham sido difundidas na Internet através dos media russos. As críticas foram tantas que a igreja russa teve de se justificar e anunciar um processo contra o padre, segundo o The Telegraph.

“Este tipo de ações não são aceitáveis. A igreja requer modéstia e moderação aos seus representantes”, declarou o porta-voz do patriarca russo Kirill, Alexandre Volkov. “A vida pessoal de um sacerdote não se pode dividir entre o pessoal e o privado; nenhum clérigo pode atuar como sacerdote numa igreja desde manhã até à hora do almoço e depois ser quem quer desde o almoço até à noite”, acrescentou.

Não é a primeira vez que representantes da igreja ortodoxa russa são apanhados numa polémica sobre o luxo. O próprio patriarca Kirill foi criticado por usar um relógio Breguet avaliado em mais de 30 mil euros.

Baskakov já pediu desculpas pelo acontecimento. Mas ainda assim garantiu que não comprou os artigos de preços exorbitantes. O que aconteceu, disse, foi que tirou as fotos nas lojas onde estavam à venda, porque nenhum sacerdote pode comprar produtos luxuosos destes, nem tão pouco “há necessidade disso”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …