Padre russo exibia Gucci e Louis Vuitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

(dr) Viacheslav Baskakov / Instagram

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar.

Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos de luxo ao mesmo tempo que envergava o hábito de sacerdote. As fotos tornaram-se virais e agora o padre de Tver vai responder disciplinarmente pelos seus gostos extravagantes.

O “padre Gucci” – como foi apelidado – é sacerdote da igreja ortodoxa russa e vê-se agora a braços com uma investigação que o levará a comparecer perante o conselho de disciplina da região de Tver, a norte de Moscovo.

Quando a polémica começou a aumentar, o Baskakov apressou-se a apagar a conta do Instagram, mas foi tarde demais. As fotografias já tinham sido difundidas na Internet através dos media russos. As críticas foram tantas que a igreja russa teve de se justificar e anunciar um processo contra o padre, segundo o The Telegraph.

“Este tipo de ações não são aceitáveis. A igreja requer modéstia e moderação aos seus representantes”, declarou o porta-voz do patriarca russo Kirill, Alexandre Volkov. “A vida pessoal de um sacerdote não se pode dividir entre o pessoal e o privado; nenhum clérigo pode atuar como sacerdote numa igreja desde manhã até à hora do almoço e depois ser quem quer desde o almoço até à noite”, acrescentou.

Não é a primeira vez que representantes da igreja ortodoxa russa são apanhados numa polémica sobre o luxo. O próprio patriarca Kirill foi criticado por usar um relógio Breguet avaliado em mais de 30 mil euros.

Baskakov já pediu desculpas pelo acontecimento. Mas ainda assim garantiu que não comprou os artigos de preços exorbitantes. O que aconteceu, disse, foi que tirou as fotos nas lojas onde estavam à venda, porque nenhum sacerdote pode comprar produtos luxuosos destes, nem tão pouco “há necessidade disso”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …