Paços de Ferreira 1-2 Sporting | “Leão” mais feliz na Capital do Móvel

Para a Liga NOS, o Sporting de Silas só sabe vencer: três jogos e outros tantos triunfos. Após as vitórias diante do Desportivo das Aves (1-0) e Vitória de Guimarães (3-1), os “verdes-e-brancos” bateram o pé ao Paços de Ferreira (2-1).

Os três pontos permitiram aos de Alvalade voltar a ocupar o quarto lugar. Do outro lado, os pacenses prosseguem no 17º e penúltimo lugar, com cinco pontos em nove jornadas. Na noite desta quinta-feira, Luiz Phellype abriu a contagem, Douglas Tanque empatou e Bruno Fernandes, da marca dos 11 metros, decretou o resultado final.

O jogo explicado em números

  • Voraz, o Sporting teve um início de jogo à “leão”, com três remates nos três minutos iniciais. Valeu ao Paços as intervenções do guarda-redes Ricardo Ribeiro e, instantes depois, do defesa-central André Micael, travando os remates de Bruno Fernandes e Luiz Phellype, respectivamente. Já antes, Eduardo tinha feito o primeiro remate do encontro.
  • Diz o ditado popular que “tantas vezes vai o cântaro à fonte…” que Luiz Phellype, de regresso a um reduto que tão bem conhece e na sua segunda tentativa de remate, inaugurou a contenda após passe de Bruno Fernandes, que assinou a quinta assistência na prova. O avançado não marcava na Liga desde 31 de Agosto, quando na quarta jornada, os “verdes-e-brancos” perderam diante do Rio Ave (2-3).
  • Sem surpresas os “leões” chegaram-se à frente do marcador tal era o caudal ofensivo: três remates contra um dos anfitriões, 75% para 25% no que diz respeito à posse de bola, eficácia de passe de 83% face aos 55% dos pacenses.
  • Em vantagem, a equipa de Silas continuou a comandar as operações, mesmo sem gizar muitas situações de perigo. Por seu turno, o Paços de Ferreira tinha enormes dificuldades em progredir no terreno de jogo. Não foi de estranhar que tenhamos assistido a um longo bocejo, sem remates ou lances dignos de registo.
  • Dominante. Foi assim o “leão” na primeira metade na Capital do Móvel, principalmente nos 20 minutos iniciais, período em que asfixiou o conjunto comandado por Pepa, aproveitou a adaptação do lateral-esquerdo Bruno Teles no corredor central, como defesa, e comandou as operações. Até ao golo de Luiz Phellype – que marcou 23 tentos em 57 partidas com as cores do Paços – já tinha desperdiçado duas boas  ocasiões de golo. Os donos da casa, com muita vontade mas pouca criatividade, apenas conseguiram fazer dois remates – nenhum enquadrado nos primeiros 46 minutos. Neste período, o “suspeito do costume” Bruno Fernandes destacou-se com um GoalPoint Rating de 6.1, muito por causa da assistência para Luiz Phellype, do remate aos três minutos que obrigou Ricardo Ribeiro a demonstrar serviço e das 49 acções com bola que protagonizou.

Pedro Sarmento Costa / Lusa

  • No período pós-intervalo, o Paços de Ferreira surgiu revigorado, com quatro remates nos primeiros oito minutos, o mais perigo – e o primeiro enquadrado ao alvo – saiu dos pés de Bruno Santos à passagem do minuto 47 e foi defendido por Renan Ribeiro.
  • Aos 68 minutos, Douglas Tanque, recém-lançado no encontro, desferiu um míssil, que foi travado por Renan Ribeiro, que voltou a brilhar aos 73, quando levou a melhor no duelo com Bruno Santos. Os “castores” ameaçavam… e marcaram instantes depois. Na sequência de um canto, Douglas Tanque levou a melhor sobre Coates e Eduardo e cabeceou com acerto para o fundo das redes leoninas. Foi o quarto golo do dianteiro brasileiro no campeonato. Aos 76 minutos, o Paços tinha sete remates – quatro no alvo – contra apenas três dos “leões” e cinco cantos contra apenas um dos adversários.
  • Mas no período de maior pressão do Paços de Ferreira, Luiz Carlos cometeu uma grande penalidade, que Bruno Fernandes não desperdiçou e voltou a deixar o Sporting na frente do marcador. Num último suspiro e já em período de descontos, André Micael ainda obrigou Renan Ribeiro a intervenção atenta.

O melhor em campo GoalPoint

Exibição irrepreensível do suspeito do costume Bruno Fernandes, com um golo e uma assistência. O capitão voltou a ser decisivo. Além disso, que não foi pouco, o capitão teve na ficha pessoal um expected goals (xG) de 0,9, três remates enquadrados – em cinco tentativas -, sete cruzamentos, uma eficácia de passes de 81% – 34 passes certos em 42 tentativas –, 84 acções com a bola, três desarmes e quatro faltas sofridas. Registou assim um GoalPoint Rating de 7.6.

Jogadores em foco

  • Bruno Santos 7.2 – Seguro a defender, protagonizou um excelente duelo com Acuña e ainda se destacou nas acções ofensivas. Arriscou o remate em três ocasiões, e em duas delas testou a flexibilidade de Renan Ribeiro, sofreu seis faltas e ainda teve pulmão para cruzar com perigo cinco vezes.
  • Renan Ribeiro 7.0 – Sempre atento e seguro, defendeu quase tudo, à excepção do cabeceamento de Douglas Tanque. Quatro intervenções de elevado grau de dificuldade são o cartão de visita que deixou na deslocação a Paços de Ferreira.
  • Douglas Tanque 6.9 – Esteve em acção apenas 34 minutos, mas o suficiente para deixar os seus predicados. Dois tiros, ambos enquadrados ao alvo, um golo, 17 acções com a bola e três faltas cometidas. Se tivesse jogador mais tempo, como seria?
  • André Micael 6.0 – Quase intransponível nas alturas – três duelos ganhos em quatro -, foi no ataque que mais se evidenciou o defesa-central, com dois remates, um dos quais aos 94 minutos.
  • Luiz Phellype 5.3 – No regresso a uma casa que tão bem conhece,  marcou o primeiro golo no encontro e esteve em evidência na primeira parte, com constantes movimentações. Perdeu gás na etapa final e acabou por ser sacrificado.
  • Luiz Carlos 5.2 – Com apenas 27 passes falhados em 31, um remate – desenquadrado – e sempre activo no miolo pacense, borrou a pintura aos 78 minutos quando desviou com um braço um livre de Bruno Fernandes, cometendo a grande penalidade que resultou no golo do triunfo do Sporting.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Hotel japonês oferece estadia por 1 dólar (mas é preciso transmitir tudo no YouTube)

O hotel japonês Business Ryokan Asahi, na cidade costeira de Fukuoka, oferece dormida por um dólar (130 ienes) desde que os hóspedes concordem transmitir toda a sua estadia através do YouTube. De acordo com os …

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …