Adeus, injeções de insulina. Paciente com diabetes tipo 1 curado graças a novo tratamento

Manny Hernandez / Flickr

Um paciente com diabetes tipo 1 ficou curado da doença graças a um novo tratamento à base de células-estaminais.

Brian Shelton não queria acreditar quando mediu o açúcar no sangue e percebeu que os seus níveis de insulina estavam perfeitos. Shelton sofria de diabetes tipo 1, algo que mudou radicalmente a sua vida, forçando-o até a reformar-se dos correios norte-americanos aos 57 anos.

A diabetes tipo 1 desenvolve-se geralmente em crianças, adolescentes ou jovens adultos, podendo contudo também aparecer em adultos e até idosos. Neste tipo de diabetes, o pâncreas deixa completamente de produzir insulina. Por essa razão, a única maneira de tratar a diabetes tipo 1 é administrando injeções de insulina.

“É uma vida totalmente nova”, disse Shelton ao New York Times. “É como um milagre”. Aparentemente, Brian Shelton será o primeiro paciente curado da doença.

A história de Shelton deixou a comunidade científica esperançosa que novo tratamento à base de células-estaminais possa ser uma cura para a diabetes tipo 1.

A insulina artificial é o tratamento mais comum, mas pode ser extremamente caro em alguns países. Os pâncreas artificiais, que agora foram aprovados para crianças, podem tornar o controlo da doença mais fácil, mas não são uma cura, realça o portal Big Think.

A realidade é que existe uma cura: o transplante de células do pâncreas de um dador ou de todo o pâncreas. O problema é que isto não é uma solução definitiva, já que não há dadores suficientes.

Desconhece-se o número de pessoas afetadas em todo o mundo, embora se estime que, todos os anos, cerca de 80.000 crianças desenvolvam a doença.

“Ser capaz de reverter a diabetes devolvendo-lhes as células que faltam é comparável ao milagre de quando a insulina foi disponibilizada pela primeira vez há 100 anos”, realça Peter Butler, investigador da UCLA que não participou no estudo.

O responsável pela ideia que originou o novo tratamento é Doug Melton. O biólogo começou à procura de uma solução quando os seus filhos desenvolveram diabetes tipo 1.

A cura à base de células estaminais chegou décadas depois, em 2014. As experiências com ratos foram um sucesso e o próximo passo foi os testes clínicos em humanos — em que Brian Shelton foi o primeiro paciente.

Shelton é, para já, o único paciente curado com este tratamento que, apesar de promissor, não é a salvação total.

A principal preocupação é a rejeição. A transfusão de células-estaminais embrionárias significa que Shelton precisa de tomar medicamentos supressores do sistema imunitário para garantir que o seu corpo não ataca as células estranhas.

A Vertex, a farmacêutica responsável pelo tratamento anunciou, em comunicado, que irá realizar “estudos futuros usando as nossas células encapsuladas, que têm potencial para serem usadas sem a necessidade de imunossupressão”.

O estudo no qual Shelton está envolvido está em andamento, envolvendo cerca de 17 pacientes. A Vertex não espera concluir o estudo até 2028.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.