Pacemaker mais pequeno do mundo implantado em cirurgia pioneira em Portugal

Christiana Care / Flickr

Uma equipa do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, implantou o pacemaker mais pequeno do mundo num paciente, uma cirurgia pioneira em Portugal que assinala “uma nova etapa no tratamento das arritmias cardíacas”.

Este pacemaker, criado por uma empresa dos EUA, é constituído por “uma pequena cápsula que mede 2,5 centímetros, um décimo do tamanho de um dispositivo convencional”, conforme anuncia a TSF, que falou com o coordenador da Unidade de Arritmologia de Intervenção do Hospital de Santa Cruz, Pedro Adragão, sobre esta cirurgia pioneira.

O médico afirma à rádio que este procedimento pioneiro marca “uma nova etapa no tratamento das arritmias cardíacas” e explica que a cirurgia não requer cortes nem cabos ou eléctrodos.

“É uma pequena picada numa veia na perna, como se faz para um cateterismo cardíaco. E através dessa picada, o dispositivo é levado por cateterização, até ao ventrículo direito onde é implantado e começa a sua actividade de estimulação do coração”, relata Pedro Adragão.

O Hospital de Santa Cruz torna-se “um dos centros pioneiros” em todo o mundo a efectuar este procedimento e vai agora disponibilizar formação sobre a técnica a outros cardiologistas nacionais.

Pedro Adragão destaca que a expectativa é que, até ao fim do ano, a implantação deste pacemaker possa ser feita também noutros hospitais portugueses.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.