Pacemaker mais pequeno do mundo implantado em cirurgia pioneira em Portugal

Christiana Care / Flickr

Uma equipa do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, implantou o pacemaker mais pequeno do mundo num paciente, uma cirurgia pioneira em Portugal que assinala “uma nova etapa no tratamento das arritmias cardíacas”.

Este pacemaker, criado por uma empresa dos EUA, é constituído por “uma pequena cápsula que mede 2,5 centímetros, um décimo do tamanho de um dispositivo convencional”, conforme anuncia a TSF, que falou com o coordenador da Unidade de Arritmologia de Intervenção do Hospital de Santa Cruz, Pedro Adragão, sobre esta cirurgia pioneira.

O médico afirma à rádio que este procedimento pioneiro marca “uma nova etapa no tratamento das arritmias cardíacas” e explica que a cirurgia não requer cortes nem cabos ou eléctrodos.

“É uma pequena picada numa veia na perna, como se faz para um cateterismo cardíaco. E através dessa picada, o dispositivo é levado por cateterização, até ao ventrículo direito onde é implantado e começa a sua actividade de estimulação do coração”, relata Pedro Adragão.

O Hospital de Santa Cruz torna-se “um dos centros pioneiros” em todo o mundo a efectuar este procedimento e vai agora disponibilizar formação sobre a técnica a outros cardiologistas nacionais.

Pedro Adragão destaca que a expectativa é que, até ao fim do ano, a implantação deste pacemaker possa ser feita também noutros hospitais portugueses.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …