Pablo Longoria quer salvar o Barcelona

(dr) Olympique de Marseille

Pablo Longoria, presidente do Marselha

Presidente do Marselha pode ter um papel decisivo para a recuperação económica do clube catalão. Umtiti e Coutinho podem estar a caminho de França.

O Barcelona continua num período complicado, no que diz respeito às suas finanças. O presidente já não é Josep Maria Bartomeu mas as contas do mandato anterior têm que ser resolvidas pelo novo presidente, o regressado Joan Laporta.

Laporta já admitiu que o cenário é “muito pior” do que pensava, antes de voltar ao clube: dívida que ultrapassa os mil milhões de euros e, desse valor, 730 milhões representam dívidas a curto prazo. O Barcelona foi ainda proibido de inscrever os reforços Aguero, Depay, Eric García e Emerson, por ultrapassar o limite salarial imposto pela Liga espanhola.

Por isso, uma das prioridades da nova direção é reduzir as despesas relacionadas com salários de futebolistas. Nesse capítulo, haverá três prioridades em relação a saídas de jogadores: Philippe Coutinho, Samuel Umtiti e Miralem Pjanić.

É aqui que aparece um possível “salvador”, vindo de França: Pablo Longoria, presidente do Marselha. O dirigente espanhol tem uma relação muito próxima com o seu compatriota Mateu Alemany, que é o novo diretor do futebol do Barcelona. Os dois trabalharam juntos no Valência.

O jornal L’Esportiu destaca nesta terça-feira que o líder do emblema francês está a tentar assegurar os empréstimos de Coutinho e de Umtiti. Pretende contar com estes dois internacionais mas também quer contribuir para a recuperação económica do Barcelona.

O caso prioritário será o de Philippe Coutinho. O brasileiro custou 120 milhões de euros ao Barcelona, quando deixou o Liverpool, mas o contrato estabeleceu o pagamento de mais 40 milhões de euros em variáveis. Uma dessas variáveis é a participação de Coutinho em 100 jogos do Barcelona – já jogou em 90. Por isso, e porque o médio não é prioridade para Ronald Koeman, a saída é o desfecho mais esperado.

No entanto, Pablo Longoria tem noção de que a direção do Barcelona tem estabelecido contactos com clubes da Premier League, onde Coutinho brilhou ao serviço do Liverpool e onde há interessados na sua contratação. Mesmo assim, há a possibilidade de rumar a Marselha por empréstimo, com os franceses a pagarem parte do seu salário.

Konrad de la Fuente, ex-Barcelona, foi um dos seis reforços já confirmados para o Marselha. Gerson, Leonardo Balerdi, Cengiz Under, Pau Lopez e Mattéo Guendouzi também já assinaram contrato, com Luan Peres e William Saliba quase a seguirem o mesmo rumo, num mercado de transferências muito agitado em Marselha.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.