//

Ovos contaminados em Portugal: Comissão Europeia diz que sim, Governo diz que não

3

Portugal é um dos 26 Estados-membros afetados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com o pesticida tóxico fipronil, segundo a mais recente lista da Comissão Europeia, a que a Lusa teve acesso esta terça-feira. O Ministério da Agricultura já veio negar essa informação.

Segundo os dados mais recentes, na União Europeia só na Croácia e na Lituânia não foram ainda detetados ovos contaminados, uma crise que atinge ainda a Noruega, o Liechtenstein, a Suíça e a Rússia.

Apesar de Portugal figurar na lista da Comissão Europeia, a TSF cita o Ministério da Agricultura para garantir que os ovos contaminados com o pesticida tóxico fipronil não se encontram à venda em Portugal.

O caso terá tido origem num construtor civil na Bélgica que comprou ovos para os trabalhadores.

Fonte do Ministério da Agricultura sublinhou que “não há ovos contaminados no mercado em Portugal” e que o que lançou o alerta às autoridades europeias foi o caso de uma transação na Bélgica com ovos que estavam sinalizados e foram comprados por um cidadão português.

Em Portugal não foram produzidos ovos contaminados nem foram detetados produtos confecionados com derivados de ovos contaminados”, afirmou a fonte, explicando: “O que houve foi uma transação na Bélgica de ovos que estavam sinalizados”.

Segundo a mesma fonte, explicou, desde que começaram a surgir as primeiras notícias sobre o assunto, em julho, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária foi para o terreno e, desde então, não detetou quaisquer ovos com este produto.

A fraude que conduziu à contaminação de ovos pelo inseticida fipronil remonta a setembro de 2016, disse há uma semana a Comissão Europeia, precisando na altura que 34 países, a maioria na Europa, foram atingidos pela situação.

A contaminação de dezenas de milhões de ovos, resultante da desinfestação de explorações de galinhas poedeiras por um produto contendo fipronil, um antiparasitário forte estritamente proibido na cadeia alimentar, foi divulgada em agosto.

O escândalo estalou no dia 2 de agosto, quando a Holanda alertou que tinha encontrado “fipronil” em vários lotes de ovos, embora a Bélgica tenha detetado a presença da substância tóxica antes, em 20 de julho.

A Bélgica e a Holanda, onde a contaminação ocorreu, mobilizaram-se para encontrar os responsáveis e os inquéritos realizados nos dois países levaram à detenção de dois responsáveis da empresa holandesa Chickfriend, que alegadamente usou o inseticida em explorações avícolas.

Na altura, fonte da Direção-Geral da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (DGAV) adiantou à agência Lusa que os ovos identificados com o pesticida tóxico não estariam à venda em Portugal.

Na Eslováquia, inspetores de saúde encontraram 21 ovos cozidos de lotes contaminados com num armazém na aldeia de Vrbove, disse à AFP o porta-voz do Ministério da Agricultura Zuzana Peiger Acjakova.

Na Áustria, centenas de quilos de ovos cozidos e descascados de um lote alemão suspeito de estar contaminado com Fipronil foram vendidos para a indústria da restauração, segundo a imprensa local.

“Depois de obter informações da Alemanha, as duas empresas importadoras notificaram imediatamente os seus clientes em toda a Áustria ordenando a retirada” das mercadorias, disse Rudi Anschober, Ministro da Defesa do Consumidor da Província austríaca que faz fronteira com a Baviera.

A Agência para a Saúde e Segurança Alimentar da Áustria (AGES) informou que as quantidades de fipronil encontradas são perigosas para a saúde de um adulto se ingerir mais de sete ovos por dia.

Na Dinamarca, vinte toneladas de ovos provenientes da Bélgica e contaminados foram vendidas no país, anunciou a Autoridade Alimentar e Veterinária do país.

Em grandes quantidades, o fipronil, usado para eliminar ácaros e insetos, é considerado pela Organização Mundial de Saúde como “moderadamente tóxico” para o homem. O uso deste pesticida é expressamente proibido em animais destinados ao consumo humano.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Como estão, todos comprados! Será que não sabem, que os ovos contaminados com esse pesticida, tem como origem, quase de certeza,na soja trangénica produzida na América Latina, nomeadamente na Argentina?e que serve para alimentar as galinhas, pintos/ frangos?Já alguém procurou analisar a farinha de soja com origem nesses países, e ainda da China?Como é possível os diversos governos, não defenderem as suas populações destes gananciosos?

  2. A indústria alimentar “dorme” com a indústria farmacêutica e estas duas são “casadas” com os governos.
    O que motiva estas relações é exatamente o que a Albertina mencionou: $$$$$$$$$$$

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.