Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Física quântica responde

8

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Através do fenómeno de ordem causal indefinida, a física quântica conseguiu responder à questão.

O paradoxo do ovo e da galinha foi proposto pela primeira vez por filósofos da Grécia Antiga para descrever o problema da determinação de causa e efeito. Agora, uma equipa de físicos da Universidade de Queensland e do Instituto NÉEL demonstrou que, no que diz respeito à física quântica, tanto o ovo quanto a galinha foram os primeiros.

Jacqui Romero, do Centro de Excelência ARC para Sistemas de Engenharia Quântica, explica que, na física quântica, a causa e o efeito nem sempre são tão simples, isto é, nem sempre um evento causa o outro. “A raridade da mecânica quântica significa que os eventos podem acontecer sem uma ordem estabelecida“, disse o investigador.

Para explicar, o cientista toma como exemplo o nosso trajeto diário de casa para o trabalho e vice versa. “Se para o trabalho necessita de andar de autocarro e de comboio, primeiro apanha um autocarro e só depois o comboio, dado que não consegue viajar nos dois meios de transporte ao mesmo tempo”.

“Na nossa experiência, os dois eventos podem ocorrer em primeiro lugar”, afirmou o cientista, adiantando que a este fenómeno dá-se o nome de ordem causal indefinida. “É um fenómeno que não conseguimos observar no nosso quotidiano.”

Para conseguirem observar a ordem causal indefinida em laboratório, os cientistas usaram uma configuração chamada interruptor quântico fotónico. Fábio Costa, da Universidade de Queensland, disse que com este dispositivo a ordem dos eventos (transformações na forma da luz) fica dependente da polarização.

“Através da medição da polarização dos fotões à saída do interruptor quântico, conseguimos mostrar que a ordem das transformações que ocorrem na luz não estava estabelecida”, explicou o investigador, citado pelo Europa Press. O artigo científico foi publicado no final de agosto na Physical Reviews Letters.

“Esta é apenas uma primeira prova do fenómeno, a uma escala maior” continuou, acrescentando que a ordem causal indefinida pode ter aplicações reais, como tornar os computadores mais eficientes ou melhorar a comunicação.

1. Uma notícia que mostra claramente como a quântica pode ser ridícula quando quer elevar-se acima do nível pragmático. Fica mais ridícula ainda quando quer responder a questões às quais a genética já respondeu.

2. Para uns, 1ª hipótese: Deus criou o galo e a galinha, o galo gala a galinha, e a galinha põe ovos galados, de que saem novos galos e galinhas e assim sucessivamente. Para outros, 2ª hipótese: a evolução da vida na natureza deu no surgimento ovo com vida dentro, de onde saiu galos e galinhas, necessários ao processo reprodutivo, e, daí por diante, o galo gala a galinha, a galinha põe ovos galados, de onde saem galos e galinhas e assim sucessivamente. Eu, como não sou crente, e aceito como mais lógico, o processo evolutivo da natureza, fico pela 2ª hipótese. Os que são crentes e, portanto, acreditam em Deus e em dogmas pré-estabelecidos, incluindo a teoria da criação divina de Adão e Eva, e de que Cristo nasceu sem pecado i. e. sem ter havido sexo entre um homem e uma mulher (caramba! quando é que o sexo entre um homem e uma mulher, que não seja uma relação incestuosa, foi pecado?),os deístas, dizia eu, alinham pela 1ª hipótese. Fiquemos por aqui, cada um aceita o que quiser e pronta, ninguém vai preso.

3. Parece que nunca ouviram falar da Teoria da Evolução das Espécies de Darwin….. Todos os animais terrestres descendem de peixe primitivo CELACANTO. As Aves onde se inclui a galinha, descendem de Dinosaurios que desenvolveram penas, que por sua vez descendem de lagartos, que descendem do Celacanto,….. etc..etc…etc… pode regredir na linha de evolução das espécies até às primeiras células vivas conhecidas.Os primeiros ovos foram provavelmente produzidos pelos primeiros vermes de quem descendem os peixes..

4. Antes do animal, ser conciderado uma autentica galinha, já seria ovíparo… Partindo da prespectiva evolutiva… Acho que essa propriedade já é adquirida na passagem de ser unicelular para ser multicelular… Pergunto antes o sexo ou o ovo?

5. O ovo surgiu primeiro que a galinha… A maior parte das espécies de dinossauros eram ovíparos e nessa altura não havia galinhas 🙂